A história da humanidade é marcada por diferentes concepções corporais. Na grécia antiga, por exemplo existia a exaltação da estética corporal; no Império Romano o corpo como instrumento de exibição (espetáculo circense); na Idade média o corpo foi visto como "instrumento" que leva ao pecado. Na sua opinião, qual a concepção de corpo na atualidade?

Comentários

Por Lincoln Gabriel Amaral da Silva
em 3 de Abril de 2012 às 08:48.

Hoje em dia o corpo é visto como forma de beleza,todos na atualidade buscam uma imagem melhor de si mesmo,e na atualidade querendo ou não a beleza conta muito em qualquer aspecto,seja social,até pelo seu trabalho.Essa obsessão pela estética ,é cada vez mais encontrada em todas as cidades do mundo ,em todos os lugares existem cada vez mais clinicas que dão todo tipo de assistência aos seus clientes e sua busca pela perfeição.

Por Feliper Félix da Costa
em 3 de Abril de 2012 às 08:50.

ah, perfeição corporal! uhu é noix

Por Amanda Fritz
em 3 de Abril de 2012 às 08:53.

Atualmente existe ainda essa busca pelo corpo perfeito, estética. Principalmente porque todos os dias a mídia tem mostrado diversas maneiras de como se conseguir um corpo "perfeito", como cuidados com a alimentação, pratica de atividades física, uso de clínicas estéticas... 

Por João Nunes
em 3 de Abril de 2012 às 10:15.

oi (:

Por Rafael Chaicoski Schmidt
em 3 de Abril de 2012 às 10:20.

daew

Por Camila Domingues da Silva
em 3 de Abril de 2012 às 10:25.

Ooiii ;D

Por Euller Roberto de Lima
em 3 de Abril de 2012 às 10:25.

fala ae  (:

Por Daiane Didek
em 3 de Abril de 2012 às 10:25.

Oie :)

Por Roger Vaz
em 3 de Abril de 2012 às 10:26.

aaaaaaaaaae Camila Domingues me gele :D

Por Euller Roberto de Lima
em 3 de Abril de 2012 às 10:26.

tudo bem  camila  ?

Por Camila Domingues da Silva
em 3 de Abril de 2012 às 10:29.

Calaboka Roger shaushuahsuhas

Tudo otimo Euller e ai cmo q ta?

Por João Nunes
em 3 de Abril de 2012 às 10:30.

hora do debate manolada!

Por Camila Domingues da Silva
em 3 de Abril de 2012 às 10:45.

Nas sociedades antigas eram valorizados como estetica a força fisica,a agilidade nao somente em competiçoes ou torneios esportivos,mas na vida militar,politica e social.Ganhar uma competiçao nao significava ganhar prestigio como atleta mas um ato de superioridade dentro da sociedade,ou seja,um jovem que nao importava-se com a estetica corporal nao tinha os mesmos prestigios que o "fortão’ tinha.Na sociedade atual nao acontece extamente assim mas a estetica corporal está presente com a mesma intensidade que antigamente,porém o prestigio social tem menos importancia que um corpo "sarado",bem malhado e bem definido.

Por Guilherme Wille Ribas
em 3 de Abril de 2012 às 08:33.

testando

Por Guerick Richard Pereira Medeiros dos Santos
em 3 de Abril de 2012 às 08:38.

Hoje em dia a visão mundial sobre o corpo é da perfeição estética, ou seja, pessoas buscam atividades e exercícios para buscar uma beleza que seja elogiada, de certa maneira até "venerada".

Por Andre Luiz Moreira
em 3 de Abril de 2012 às 08:40.

Corpo nao deixou de ser beleza na atualidade mas alem disso nos dias de hoje com as praticas esportivas o corpo passou a ser um instrumento de trabalho em diversas modalidades esportivas,e ainda tem muitas pessoas q praticam atividades fisicas atras de um corpo perfeito ou seja muitas pessoas praticam atividade fisica nao por saude mas por beleza.

Por Luis Henrique
em 3 de Abril de 2012 às 08:45.

a vida de hoje gira em tormo das formas fisicas, todos procurando formas fisicas que sao como um modo de interaçao com a sociedade .

Por Luiz Otávio dos Santos e Silva
em 3 de Abril de 2012 às 08:47.

Na sociedade atual a concepção do corpo é diferente de acordo com a cultura que a pessoa pertence. Algumas sociedades focam o corpo como objeto de exibição e busca da perfeição, outras possuem uma ideologia mais próxima da idade média, por outro lado também algumas culturas procuram uma concepção de bem estar corporal. 

Por Arthur Olivo da Silva
em 3 de Abril de 2012 às 08:47.

O estereótipo do corpo perfeito vem acarretando distúrbios psicofísicos nas populações contemporâneas. Tais sintomas têm sido detectados por especialistas a partir do computo do número de cirurgias plásticas realizadas com fins estéticos e do crescimento de enfermidades ligadas à auto-imagem como a anorexia e o narcisismo. Assim, este artigo propõe uma reflexão crítica acerca da necessidade de modificação da acepção de corpo contemporânea que tem sido massificada entre os segmentos sociais. Para tanto, procede à revisão bibliográfica acerca das concepções de corpo edificadas historicamente pela civilização ocidental que parecem corroborar os modelos estéticos atuais. Ante o exposto constata-se a necessidade de desvelar os mecanismos de construção dos modelos estéticos referidos e os interesses mercadológicos envolvidos na sua determinação e propagação.

Por Arthur Pfeffer
em 3 de Abril de 2012 às 08:47.

Na Comtemporaneidade, a exposição e a busca pelo corpo "perfeito", o ser humano se submete a uma série de cirurgias e tratamentos estéticos, arriscando assim a própria vida em busca do corpo físico perfeito, contudo a concepção de corpo "perfeito" diferende de culturas e países.

Por Bianca H Delong
em 3 de Abril de 2012 às 08:53.

A concepção é de ter um corpo perfeito para ser "aceito" na sociedade. A lógica do corpo perfeito é o resultado das marcas da cultura pós-moderna, que potencializam o olhar sobre o corpo e a ditadura da boa forma. O corpo parece ser o foco determinante que instaura a identidade cultural pós-moderna, tanto a partir de classificações de gênero ou faixa etária, quanto a partir de condições intermediadas pela mídia (GARCIA, 2005).

Referência: GARCIA, Wilton. Corpo, mídia e representação: estudos contemporâneos. SãoPaulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. http://www.efdeportes.com/efd119/cultura-do-corpo-na-pos-modernidade.htm

Por Rudy Henneberg
em 3 de Abril de 2012 às 08:54.

Hoje em dia, apesar da população se importar mais com o fator saúde, o corpo ainda tem sua aparencia como concepção principal, por exemplo: As gordinhas sofrem Bulling, e as gostosinhas tem sempre uma oportunidade em qualquer meio.

Por Juliana Campos Ressetti
em 3 de Abril de 2012 às 08:56.

Na atualidade a concepção de corpo é na verdade um pouco de todas os exemplos citados, sobre a estética corporal, as pessoas querem mostrar "estatos" como na Grécia Antiga mas de maneira diferente "quem é mais esbelto prevalece", no Império Romano o que pode ser comparado são os gladiadores, em relação ao pão e circo, hoje continua com exemplo o Futebol e UFC. O que está na Rede Globo acaba virando moda, quando UFC era transmitido pela Rede TV não existia tantos comentarios, quando foi para a outra emissora so falam na assusto e as Olimpiadas que foi para a Record não se veem nada sobre somente daqueles que realmente gostão. E na Idade Média, é quando entra a igreja, que a igreja Catolica "domina praticamente tudo" passa ainda suas doutrinas até a atualidades que acabaram "moldados".

Por Kamylle Aparecida Baum Silva
em 3 de Abril de 2012 às 08:58.

Pode-se dizer que hoje em dia o corpo é visto não somente como perfil de beleza mais como um meio de trabalho e estética. Diferentemente da Idade Média o corpo é utilizado para a prática de esportes para uma melhor performance nas diferentes modalidades e para aumentar a resistencia.

Por Bart Simpson
em 3 de Abril de 2012 às 08:58.

ahhhhhhhhhhhhhh, descordo de tudo, prefiro andar de skate e tomar cerveja com meu pai (Homer J. Simpson) é isso ai, agora vou encher um pouco o saco da Lisa.

Por Bruna Fernandes Cordeiro
em 3 de Abril de 2012 às 09:03.

Na Atualidade a concepção corporal é muito valorizada assim como na Grécia Antiga, o corpo é muito valorizado e hoje as pessoas querem ter corpos o mais esculturais possivel para ser bem visto aos olhos da população. E convenhamos isso tem sim grande influência.

Por Vinicius de Lima
em 3 de Abril de 2012 às 09:06.

Na verdade, na parte de esportes profissionais, o corpo do atleta no caso, não passa de um "objeto de experiencia", para que produtos, ou metodos de treinamento sejam usados na populaçao em geral, não ao extremo como é feito nas praticas esportivas, mas para ter melhores resultados nas pessoas.  Concluindo entao, que, sim, o corpo hoje em dia a concepçao de corpo é restritamente voltado para a estetica.

Por Michel Ricardo Vianna Caobianco
em 3 de Abril de 2012 às 09:08.

Acredito que a concepção do corpo na atualidade é simplesmente uma busca por beleza e superioridade estética...

Por Fabio Waiga
em 3 de Abril de 2012 às 09:08.

Nunca na história da humanidade o culto ao corpo foi tão intenso como nos dias atuais,principalmente no que diz respeito a parte estética onde muitas vezes as pessoas chegam a prejudicar sua própria saúde em busca de um corpo perfeito.  

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2012 às 09:09.

Vejo que existe um certo consenso com relação ao papel da mídia na concepção corporal atual. Nós, profissionais e futuros profissionais de Educação Física, precisamos lidar com a mídia no sentido de termos um posicionamento crítico e não sermos influenciados de forma negativa.

Por Bruna Gardinal
em 3 de Abril de 2012 às 09:11.

Na atualidade, o corpo é visto muito mais estéticamente, tudo é feito para valozirar as formas e curvar corporais, as roupas, acessórios tudo visa mostrar a estética. As pessoas buscam cada vez mais o corpo perfeito baseando-se em modelos considerados ideais, mulherem magras com curvas, homens malhados, corpos cada vez mais esculturais, muitas vezes prejudicando a própria saúde em busca da aceitação social atravéz do corpo.

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2012 às 09:16.

Revista Recorde- Revista de História do Esporte -- http://www.sport.ifcs.ufrj.br/recorde/home.asp

Por Felipe Baldykowski
em 3 de Abril de 2012 às 09:19.

hoje a concepçao corporal é muito valorizada, mas nao tanto em função da saúde, mas sim pela estética e busca de um corpo mais bonito.

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2012 às 09:20.

Revista de História da Biblioteca Nacional - edições n. 7  -  22   -  30   -  40  - 

http://www.revistadehistoria.com.br/

Por Luiz André Mainardes Kaspchak
em 3 de Abril de 2012 às 09:20.

Na atualidade, o corpo é visto principalmente como forma de beleza e continua com a ideia de "instrumento" perante a sociedade.

Por Guilherme Wille Ribas
em 3 de Abril de 2012 às 09:21.

o culto ao corpo nos dias de hoje é mais estimado porque o corpo perfeito é motivo de status

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2012 às 09:25.

Por Alessandro Godoy
em 3 de Abril de 2012 às 09:28.

Hoje em dia as pessoas pensam mais em fator beleza do que em fator sáude...

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2012 às 09:48.

Outro consenso que percebo é com relação a estética corporal. Assim, penso que o profissional de EF deve se preocupar também com a estétita, porém sem deixar o "humano" de lado.

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2012 às 09:51.

Muito bem observado Vinicius, realmente hoje em dia o atleta esta muito mais próximo de um cyborg, a tecnologia acaba sendo mais importante do que os métodos de treinamento ou a técnica.

Por Filipe Augusto Baier de Andrade
em 3 de Abril de 2012 às 10:32.

Nos dias de hoje é passado na mídia o corpo exuberante e bem torneado tanto de modelos masculinos quanto femininos, um BOM exemplo a ser usado são o das Panicats do programa Panico na Band!, o público masculino obviamente volta todo seu olhar para esse tipo de corpo e as mulheres que querem e se sentem intimidadas por esse tipo de imagem se obrigam a obter um corpo desse tipo também. Com os homens não acontece diferente, existem aqueles modelos masculinos, ainda mais agora com o evento UFC que mostram aqueles atletas todos musculosos, isso para o homem serve como artifício de intimidação e auto aceitação, pois uma pessoa forte que treina duro o seu corpo nas artes marciais é mais seguro de si e sua auto estima consequentemente aumenta. Porém algumas pessoas dão valor demais ao corpo externamente do que internamente, utilizando-se de substâncias estranhas ao corpo (anabolisantes) para atingir seus objetivos e isso feito sem a ajuda de um profissional adequado trazem consequencias e sequelas futuras.

Por Thiago de Jesus
em 3 de Abril de 2012 às 10:34.

hoje em dia eu acho que o corpo é usado como ferramenta então a estética conta e muito a beleza esterior é muito importante para muitas pessoas e muitas pessoas usam de modos perigosos para conseguir o corpo ideal sem pensar na saude

Por Naton Joly Botogoske
em 3 de Abril de 2012 às 10:35.

Estava vendo aqui que o narcisismo deixou de ser doença...

Por Erickson Lima
em 3 de Abril de 2012 às 10:35.

Acredito que hj em dia os parametros de perfeição corporal ainda se encaixam na mesma visão da Grécia antiga: " onde procura-se uma perfeição corporal" estéticamente falando isso é muito bom  mas devemos atentar para a qualidade de vida... pois perfeição corporal sem saude ñ vale de nada...

Por Paulo Henrique de Souza
em 3 de Abril de 2012 às 10:35.

Eu, concordo com o Erickson, isso aí

Por Marlon Brennerda Luz
em 3 de Abril de 2012 às 10:36.

é muito reltivo  hoje em dia  todos procuram um corpo perfeito como na antiguidade era uma forma de superioridade hoje é uma forma só de estética beleza para dizer eu sou mais bonito que você ,mas a midia innfluencia muito pessoas buscam um corpo perfeito  muitas vezes por causa de um artista para ficar igual a ele como na antiguidade queriam se comparar aos deuses ficar proximos a eles hoje em dia é e mesma coisa as pessoas querem ficar parecidos com os artista se comparar a eles  e muitos fazem loucuras para ter um corpo perfeito e  não se preocupam com as consequencias que isso pode trazer para a sua saude.

Por Nadia Pamela Moleta Garcia
em 3 de Abril de 2012 às 10:38.

atualmente esta muito em alta aquelas mulheres com cintura fina pernas grossas, tipo malhada, e os homens com musculos,

mas a verdade e q muitas pessoas buscam ter seu corpo perfeito de formas erradas,

os homens usando anabolizantes e a s mulheres fazendo cirurgia ali e colocando silicone aqui, e isso nao e nada saudavel

Por Euller Roberto de Lima
em 3 de Abril de 2012 às 10:38.

mano, antigamente  os atletas  tinham  menos recursos, em relação a academia  e nem se machucavam e hoje com toda essa tecnologia  os cara vivem quebrado machucado !!!!

Por Camila Maria Wolff
em 3 de Abril de 2012 às 10:39.

    Desde os primórdios da humanidade, a presença física foi fundamental para a sobrevivência. Mas o estéticamente belo, a perfeição a simetria eram considerados atributos essenciais ao corpo, até mesmo as relações sociais eram consolidadas pelo corpo, e não é diferente na atualidade...

Por Roger Vaz
em 3 de Abril de 2012 às 10:40.

muito bom o comentario Euller Roberto de Lima   ;p

Por Naton Joly Botogoske
em 3 de Abril de 2012 às 10:40.

Acredito que estejamos vivendo em uma sociedade de baixa auto-estima e extrema insatisfação pessoal. As pessoas já não acreditam na possibilidade de se destacar, e buscam o oposto, buscam a padronização. Ironicamente, uma padronização inalcançável (leia-se: as pessoas da televisão não são tão bonitas pessoalmente, sem a maquiagem e o cabeleireiro).

O fazer parte de um grupo, o ser aceito, leva a várias atitudes desesperadas... como violência e consumo de substâncias ilícitas (anabolizantes também).

Por Thiago de Jesus
em 3 de Abril de 2012 às 10:42.

hoje em dia a forma fisica é muito importante  para muitas pessoas  homen procuram mulheres com corpos esculturais   com tudo em cima e mulheres homens com corpo desenhado  abdomen sarado  pernas grossas  isso hoje é normal

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2012 às 10:42.

Oi Filipe, realmente a mídia é um "estímulo" para a busca da estética. E como comentou o Erickson, nós como profissionais de Educação Física devemos orientar nossos alunos/clientes para os objetivos da saúde e qualidade de vida.

Por Mylena Aparecida Rodrigues Alves
em 3 de Abril de 2012 às 10:42.

Na atualidade o corpo é visto como saúde, estética e principalmente usado pela mídia como uma forma de marketing! E a midia demonstra isso como um padrão de beleza, que se o individuo nao se enquadrar a isso ele será "excluido" dos parâmetros certos que a sociedade impõem.

Por Euller Roberto de Lima
em 3 de Abril de 2012 às 10:43.

Normalmente, a área bio-médica tem tratado o corpo a partir de parâmetros da técnica, da racionalidade e da fragmentação, no sentido de projetar o corpo perfeito e saudável, protótipo da sociedade capitalista contemporânea (SILVA, 1999; 2002). Entretanto, faz-se necessário tratá-lo além da perspectiva de objeto. Entendê-lo como sujeito e como totalidade é um dos grandes desafios que as ciências humanas e sociais nos impõem.

Por Daiane Didek
em 3 de Abril de 2012 às 10:43.

Nas sociedades gregas usavam as qualidades corporais como força, agilidade e destreza na vida militar e politica, além de usalas em torneios e competições.Vencer uma competição significava não somente a compreensão de uma superioridade física, mas muito mais: o reconhecimento do vencedor como um elemento superior daquela sociedade.

 

Por Thiago de Jesus
em 3 de Abril de 2012 às 10:44.

hoje não é muito a questão de baixo autoestima e sim o destacamento perante a sociedade   hoje  não é só ou vc é magro ou vc é gordo  vc pode se destacar pelo corpo grande  ou sarado

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2012 às 10:44.

Naton, muito interessante o seu comentário, temos que estar atentos para estas influências.

Por Thiago de Jesus
em 3 de Abril de 2012 às 10:45.

zzzzzzzzzzz

Por Ingrid Caetano
em 3 de Abril de 2012 às 10:46.

Na Idade Média o corpo serviu, mais uma vez, como instrumento de consolidação das relações sociais. A característica essencialmente agrária da sociedade feudal, justificava o poder da presença corporal sobre a vida cotidiana, características físicas como altura, cor de pele e peso corporal, associadas ao vínculo que o indivíduo mantinha com a terra eram determinantes na distribuição das funções sociais. Os homens eram submetidos a ordens rígidas e ao sistema de castas que impossibilitava qualquer tipo de ascensão social.

Por Euller Roberto de Lima
em 3 de Abril de 2012 às 10:46.

concordo plenamente com o que  a Camila Domingues da Silva  falou !!

Por Roger Vaz
em 3 de Abril de 2012 às 10:46.

baixo auto-estima se destaca muito a influencia da tv, que preza sempre o corpo sarado e tals

Por Lauriany Evelyn Laynes
em 3 de Abril de 2012 às 10:46.

Hoje as pessoas são induzidas a um ideal de beleza ditado pela mídia, cuidar do corpo com cirurgias e anabolizantes para ficar "perfeito", porém é possível chegar a esse ideal pensando em saúde, não em estética ! A estética é sim importante, mas não tem a necessidade de conseguí-la artificialmente, com hábitos saudáveis pode se alcançar esse ideal, por exemplo apenas com um treino de musculaçao adequado e realizado corretamente ja se é possível chegar ao objetivo, basta ter força de vontade.

Por João Nunes
em 3 de Abril de 2012 às 10:48.

"Conceito corporal é o conhecimento intelectual que uma pessoa tem de seu corpo e se desenvolve mais tarde que a imagem corporal."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conceito_corporal

"A valorização contemporânea da imagem de corpo, formatada por padrões de beleza que idealizam estereótipos de corpos  excessivamente magros ou musculosos, responsável pelo aumento da incidência de distúrbios relacionados à auto-imagem. Sintomas visíveis no contexto atual podem ser descritos pelo aumento exagerado do número de cirurgias plásticas com fins estéticos e pelo acréscimo do número de casos de anorexia e bulimia.  Nesse sentido, o presente artigo busca discutir algumas acepções de corpo concebidas pela civilização ocidental ao longo da história, pois elas parecem informar a construção dos referidos modelos estéticos contemporâneos."

Fonte: http://www.urutagua.uem.br/008/08edu_pelegrini.htm

Conclusão

Antigamente exaltação da estética corporal, na Grécia, era uma forma de chegar a "perfeição", para ficar próximos a imagem dos deuses. Ja na idade média o corpo foi visto como "instrumento" que leva ao pecado, pela igreja Católica. Hoje também o corpo é visto como forma de pecado, as vezes com a visão artística e é usado como instrumento de exibição na mídia, também como forma de trabalho como: modelos, lutas.

Por Filipe Augusto Baier de Andrade
em 3 de Abril de 2012 às 10:48.

É importante a consciencia de que o corpo bem formado é consequencia da atividade física e não o inverso! Devemos buscar atividade física pela saúde e bem estar!

Por Lauriany Evelyn Laynes
em 3 de Abril de 2012 às 10:49.

Nós como educadores físicos, temos a obrigação de influenciarmos a estética de maneira saudável.

Por Naton Joly Botogoske
em 3 de Abril de 2012 às 10:49.

Thiago, a forma como me refiro sobre baixa auto-estima é exatamente isso: destacamento perante a sociedade.

"Ou eu sou belo, ou eu não tenho valor. Ou sou belo, ou estou abaixo do padrão necessário."

Os homens se esforçam para ter corpos fortes, para poder atrair mulheres com corpos curvilíneos, simplesmente para se sentirem bem em relação a eles mesmos... pra eliminar o sentimento de inferiorização, que é tão presente atualmente...

As pessoas buscam um ideal irreal. Elas não param pra pensar "ah, mas a maioria das pessoas não tem um corpo perfeito". A alienação atual faz com que achemos tudo "normal", e as pessoas vivem insatisfeitas.

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2012 às 10:50.

Muito bom o comentário Camila, realmente, talvez o mais valorizado em nossa sociedade seja o aspecto financeiro, porém ter um "corpo sarado" pode indicar uma pessoa com acesso a alguns serviços permitidos a poucos, com recursos financeiros, como por exemplo as academias de ginástica e musculação, centros de estética, clubes esportivos. O que você acha?

Por João Nunes
em 3 de Abril de 2012 às 10:50.

a postagem anterior foi feita pelos alunos: João Nunes e Rafael Chaicoski - Acadêmicos de Educação Física Bacharelado - UEPG

só pra galera não pensar que eu fiz sozinho! :D

Por Naton Joly Botogoske
em 3 de Abril de 2012 às 10:51.

E os homens também estão colocando silicone...

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2012 às 10:54.

É Naton, neste caso o mais importante é a estética imposta pela sociedade e não a saúde e qualidade de vida.

Por Amanda Cristiane de Araujo
em 3 de Abril de 2012 às 10:58.

Nos dias de hoje a sociedade impõe um padrão de beleza, o qual é buscado incessantemente por quase toda população. Essa exaltação do corpo faz com que as pessoas adquiram alguns disturbios.

Por Alexander Bruno Salazar Escate
em 3 de Abril de 2012 às 10:59.

Na minha visão, a grande maioria das pessoas busca uma perfeição corporal, muitos de forma Extrema, que pode ser vista hoje em dia como doença, outros como vaidade, essas pessoas recorrem a meios externos para alcançar os objetivos mais rapidamente, e se esquecem de uma alimentação adequada, porque beleza e saúde estão diretamente ligadas!!!

Por Paula Vicente Mizumoto
em 3 de Abril de 2012 às 10:59.

A superexposição de modelos corporais nos meios de comunicação contribuiu para determinada pelas relações de mercado. A mídia contemporânea vincula somente corpos que se encaixam em um padrão estético “aceitável”, mediado pelos interesses da indústria de consumo. Modelos corporais são evidenciados como indicativo de beleza, em todos os formatos de mídia, num jogo de sedução e imagens. Trata-se de vincular à representação da beleza estética ideais de saúde, magreza e “atitude”. Configurando-se como objeto de desejo um corpo bonito, jovem, “malhado”, com idéias de vencedor e rodeado pelo consumo. Esse conjunto de fatores acabou por criar no imaginário social uma associação entre “corpo ideal” e sucesso.

Por Paula Vicente Mizumoto
em 3 de Abril de 2012 às 11:02.

Essa foi a fonte utilizada no meu comentario.

http://www.urutagua.uem.br/008/08edu_pelegrini.htm

Por Naton Joly Botogoske
em 3 de Abril de 2012 às 11:02.

Estranho pensar nisso...

Na Idade Média, uma pessoa poderia adquirir distúrbios por desejar ascender socialmente?

Esse pensamento é válido se pensarmos na beleza como uma forma de ascenção social.

Então, o que causa esses distúrbios agora? Seria a frustração de não alcançar algo POSSÍVEL (levando em conta que na Idade Média era praticamente impossível ascender socialmente)?

Por Roger Vaz
em 3 de Abril de 2012 às 11:03.

engraçado é os cabeça fraca que toma bomba e pá, fica fortinho
pra fazer média com a mulherada e depois vem o efeito de apodrece o braço coisas do tipo  ne
impotencia sexual etc..

Por Thiago de Jesus
em 3 de Abril de 2012 às 11:03.

concerteza naton concordo com vc  mais  sei la na minha opiniao esse negócio de ser todo mundo igual ou magro ou gordo não rola 

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2012 às 11:04.

Sugestão de revista de História

Revista Recorde- Revista de História do Esporte -- http://www.sport.ifcs.ufrj.br/recorde/home.asp

Por Thiago de Jesus
em 3 de Abril de 2012 às 11:04.

verdade roger  bomba não leva a nada  velho é só uma casca que na primeira marcada estoura

Por Naton Joly Botogoske
em 3 de Abril de 2012 às 11:05.

Então, Thiago... falo numa igualdade não tanto de biotipo, mas a nível de valor perante o seu grupo.

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2012 às 11:05.

Revista de História da Biblioteca Nacional - edições n. 7  -  22   -  30   -  40  - 
http://www.revistadehistoria.com.br/

Por Daiane Didek
em 3 de Abril de 2012 às 11:05.

A busca pelo corpo perfeito tornou-se uma obsessão e já ultrapassou todos os limites do bom senso. É irrefutável que vidas tem sido prejudicadas por causa da pressão para que todos possuam o corpo idealizado. Além da saúde física, a saúde mental também sofre as consequências.

Fonte de pesquisa : http://gabrielamedrado.blogspot.com.br/2010/01/busca-da-beleza-do-corpo-nos-dias.html Artigo: A Busca da Beleza do Corpo nos Dias Atuais.

Pesquisa realizada por Ingrid Caetano e Daiane Didek dentro do laboratório de informática do departamento de Ed Fisica da UEPG.

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2012 às 11:06.

Por Alfredo Cesar Antunes
em 3 de Abril de 2012 às 11:18.

Oi Daiane, bem lembrado. Atualmente, temos que entender que a saúde é um completo bem-estar: físico, mental, social e espiritual.

Por Naton Joly Botogoske
em 3 de Abril de 2012 às 11:18.

O Facebook devia ser bloqueado nestes computadores...

Por Thiago de Jesus
em 3 de Abril de 2012 às 11:21.

quase na hora de ir embora


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.