Olá pessoal, estamos iniciando uma proposta de reflexão sobre a "História da Educação Física e Esportes", na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a partir das disciplinas que tratam deste conteúdo. Este é o primeiro contato que faço com a comunidade. Como sugestão para complementar o desenvolvimento da disciplina, tanto na licenciatura quanto no bacharelado, foi sugerido o debate no CEV. Começo então, convocando todos os meus alunos e interessados a participar desta comunidade.

Abraço!

Prof. Alfredo Cesar Antunes 

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 17 de Fevereiro de 2012 às 11:49.

Prof Alfredo, Cenautas,

Uma das propostas básicas das comunidades é, exatamente, discutir as propostas de Unidades de Aprendizagem em sua áreas, ampliar o repertório aberto de Objetos de Aprendizagem. ter a bibliografia na biblioteca da comunidade e favorecer o contato com os "vetores de tecnologia" (pessoas) que estejam na fronteira do conhecimento, além dos congressos e legislação. Acredito que uma das primeiras etapas seja juntar a bibliografia, como fez o pessoal do Marketing Esportivo. Clicar na "biblioteca" na barra superior e ir sugerindo aqui o que pode ser acrescentado. A turma do suporte trata de publlicar na biblioteca o que vier por aqui. Seguimos! Laercio

Por Rogério Marques de Almeida
em 17 de Fevereiro de 2012 às 15:01.

Prof. alfredo,

Excelente iniciativa, quero participar e contribuir com as reflexões sobre este assunto, e sem dúvida, a sugestão do professor Laercio é muito importante para socializar e divulgar o que se tem sobre o tema.

Abraço,

Prof. Rogério Marques de Almeida.

IFMT - Cuiabá, Mato Grosso

Por Alfredo Cesar Antunes
em 17 de Fevereiro de 2012 às 17:39.

Fico feliz em saber que posso contar com o apoio de vocês! Como início dos trabalhos vou começar a indicar referências que serão utilizadas.

Por Alfredo Cesar Antunes
em 17 de Fevereiro de 2012 às 18:04.

RAMOS, Jair Jordão. Os exercícios físicos na história e na arte: do homem primitivo aos nossos dias.  São Paulo: Ibrasa, 1982 (publicado em 1983).

 

Obra com característica "tradicional", com ênfase nos aspectos cronológicos. Porém, referência importante para a discussão da Educação Física e esporte. Permite um contraponto com outras perspectivas da evolução dos exercícios físicos. 

Por Alfredo Cesar Antunes
em 6 de Março de 2012 às 16:58.

SENNETT, R. Carne e pedra: o corpo e a cidade na civilização ocidental. Rio de Janeiro: Record, 2001.

 

Esta obra apresenta a história da cidade através da experiênica corporal. utilizo para discussão com os alunos o capítulo um que apresenta a explicação da nudez a partir do conhecimento fisiológico da época. O capítulo quatro aborda o tempo no corpo: os primeiros cristãos em Roma. E, o capítulo oito: corpos em movimento: a revolução de Harvey, circulação e respiração. 

 

Alguem trabalhou com este livro e temas? Qual a percepção?

Por Roberto Affonso Pimentel
em 7 de Março de 2012 às 07:21.

Alfredo, Não é muito, mas se contribuir para seu trabalho com seus alunos, visitem http://prezi.com/9nhuhq5t7coh/procrie/

Por Laercio Elias Pereira
em 7 de Março de 2012 às 09:27.

Cevnautas,

   Vamos assumir o compromisso de pedir um (pequeno) depoimento dos professores da UA (ex-disciplina) História da Educação Física e Esportes nos cursos de Educação Física?  Vamos acionar os amigos! Já estou incomodando os meus. Laercio

Por Bruna Fernandes Cordeiro
em 28 de Março de 2012 às 22:46.

Olá professor, já me cadastrei e estou na sua comunidade!

Por Roberto Affonso Pimentel
em 29 de Março de 2012 às 08:59.

Alfredo,

Postei em ww.procrie.com.br/ dois artigos sobre a inauguração - 1939 - da Escola Nacional de Educação Physica e Desportos. Pretendo acrescentar outros. Dêem uma olhada... 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.