Gostaria de saber a opinião de todos os integrantes presentes nessa comunidade sobre as instalações esportivas no Brasil em uma visão mais geral, o por que de termos somente uma quadra poliesportiva e nenhum outro tipo de instalação esportiva nas escolas, essa pergunta se baseia no seguinte motivo, como atualmente existe vários programas para permanências dos alunos no período de manhã e tarde nas escolas, "período integral" esse tempo poderia ser bem utilizado para iniciação esportiva de várias modalidades, porém na maioria das escolas só tem uma única quadra poliesportiva ou em algumas escolas nem a quadra propriamente dita existe. Com base nisso gostaria de saber se seria proveitoso a abertura de novos espaços para a pratica de outras modalidades esportivas tais como natação, artes marciais, tênis, rugby, tênis de mesa e outras e se realmente seria viável para os municípios e estados na questão financeira.

Comentários

Por Filipe Mafra
em 15 de Julho de 2014 às 18:32.

Acredito que seria de suma importancia  a abertura de novos espaços para a pratica de outras modalidades esportivas nas escolas, pois daria oportunidade para a descoberta de novos talentos e principalmente a  valorização dessas modalidades dentro e fora do âmbito escolar.

Por Thamires Pereira Matos
em 15 de Julho de 2014 às 19:50.

Acredito ser muito importante a inserção de outros esportes na escola, diferenciando dos métodos tradicionais e arcaicos onde fazem parte do conteúdo programático de muitos professores somente alguns esportes, principalmente futebol para os meninos e vôlei para as meninas, consequentemente novos espaços teriam que ser disponibilizados. Porém vale lembrar que para algumas práticas não se precisa de espaços muito caros e materiais podem ser feitos com materiais recicláveis. Por exemplo, para ministrar uma aula de lutas, uma sala grande sem carteiras seria o suficiente, isso claro, se o professor tiver uma bagagem e um plano de aula para executar a mesma. Cabe ao professor ser criativo, ter conhecimento sobre as práticas pedagógicas e ter o apoio da escola para inovar e incentivar outras práticas no ambiente escolar.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.