Nesse inicio de Campeonato Maranhense de Futebol Profissional do ano de Nosso Senhor Jesus Cristo de Dois mil e Dezessete vimsoa algumas bizarrias, já, e ele mal começou…

Primeiro, a renuncia fiscal do Estado, através da lei do Incentivo ao Esporte; 1′,8 milhão de reais para os Clubes disputarem um campeonato profissional de futebol… dinheiro de impostos… para sustentar equipes profissionais. Até aí, tudo certo.

Perguntas: foram os clubes que entraram com o Projeto de captação, via Lei do Esporte, ou Lei Joaquim? como determina a propria Lei? ou foi iniciativa do Governo do Estado em oferecer os certificados de captação? quem pode responder? não encontrei – talvez incompetência – a entrada do projeto junto à SEDEL; nem a sua distribuição, nem se foi, claro, se não encontrei, coletiva ou individual. Pela Lei, deveria ser individual… ou foi a federação que projetou… ? pergunta a ser respondida…

Segunda: a lei foiu criada para incentivar pessoas e eventos, no Estado; deveria ser para geração de emprego e renda. No estado. e destinada, prioritariamente, à maranhenses ou àqueles que tenham residencia no Estado… pois não? pois é…

Vimos a dança dos técnicos, já, em sua primeira rodada… Todos os dispensados eram os chamados ‘estrangeiros’; para ‘tapar o buraco’, foram chamados os maranhenses, semiqualificados? subqualificados? desqualificados?; apenas para tapar o buraco para, logo a seguir, anuncias e mais anúncios de que ‘novos técnicos contratados’ e todos vindos de fora do Estado… e esses, ao chegarem, em principio, não vamos pedir novos jogadores… para logo em seguida começar as indicações para contratações, com jogadores vindos de fora… até do Piauí, tem vindo jogador… será que o futebol do Piauí, tributário do maranhense – conhecem a história do ´nosso´ futebol? – é melhor do que o maranhense, atual???

Nostalgia da decada de 40, a decada de ouro do futebol maranhense? em que 90% dos ‘craques’ eram originários do Ceará e Pernambuco?

Os chamados grandes clubes de futrebol do Maranhão começaram como pertencentes à Liga dos Pés-Descalços – clubes de rua, do inicio do futebol maranhense, popularizado por Gentil Braga, com a formação do Onze Maranhense, ainda em 1910… tirou o ‘esporte bretão – foot-ball ‘-  dos clubes das elites – FAC, Euterpe, depois Casino… 1917 os ‘meninos’ do Liceu, dos Maristas começam um movimento para arrecadar recursos para os flagelados da seca – aquela famosa do 15 – e ai começa, realmente, a organização do esporte futebol em terras gonçalvinas… dessa união dos estudantes, começa a organização do futebol maranhense, originando a primeira liga de sports… LMS, depois é formada a AMEA, brigas, dissensões, separações, acordos, resiste a AMEA que, anos depois vem a ser a FMD – eclética, decada de 40 – e, hoje, especializada, a FMD… não mudou muito…

Nas páginas de “esportes” de nossos matutinos, e de outras midias, 99% das materias referem-se ao futebol… algumas linhas para o dito amador, outras tantas mais para o falado profissional… outras modalidades? uma ou outra noticia, e olhe lá… e de muito favor!!!

Anunciam a chegada de treinadores, jogadores, e adaptação, em pleno campeonato!!! de testes!!! em pleno campeonato!!! de formação de equipes em pleno campeonato!!!! aliás, campeonatos!!! pois o calendário – quem faz isso, a que chamam de calendário? antes mesmo da primeira partida, já ocorrem mudanças… e ninguém entende como chegará ao final… ao longo do ano esportivo se fazem tantas adaptações, ajustes, deslocamentos, cancelamentos, remarcações, que não se sabe nem o dia de amanhã… isso, é o que ‘chamam de planejamento’…

Renuncia fiscal é imposto não recolhido, devido, e ‘desviado’ para outra função. É função do estado financiar o esporte profissional? Não!!! se fosse colocada uma cláusula vinculante, de que, ao receber dinheiro para o Clube de Futebol, este seja obrigado a ser o que determina seu estatuto, um clube esportivo que, por força de lei, tenha que manter ao menos tres modalidades olimpicas… lá vai, Futebol é uma, mas dizer que o faz, com o Futebol profissional, futebol das divisões inbferiores, e futebol feminino… e a escolinha de futebol, não dá!!! é só e são todos Futebol. e onde estão as outras? Futsal não é Olimpico!!! Beach Futebol não é Olimpico!!!

Quem lembra dos embates, nas pistas de atletismo, entre o MAC, o Moto, o Tupan, o Ferroviário? a melhor época de nosso atletismo… aliás, MAC, Moto e Tupan são os funddores da FAMA… onde andam, no Atletismo? sabemos que as equipes eram formadas por aquelas das escolas, que visam preparação para os JEMs, MAC/Escola Técnica/Liceu; Moto/Batista/Bacelar Portela; Tupan/Escola Tecnica/Gonçalves Dias; Ferroviário/ Maristas/SãoJosé/CEMA/Divina Pastora… Depois, com a AAAlumar, atletas da Escola Técnica/CEFET/Batista/Liceu…

E no Handebol? no Basquete? no Volei? depois, a ideologia da decadencia se instala no esporte maranhense, em especial o amador, com a mudança de regras e regulamentos, privilegiando as escolas particulares, alijando as escolas publicas… fim!!!

Quantos ex-atletas, meus, das equipes de Atletismo, não foram parar no Futebol? inumeros… tinham um bom preparo fisico, corriam o campo todo… nossos esportistas tinham vida curta, pois iam só ate os 18 anos, idade dos JEMs; depois…

A questão é a seguinte: é licito aplicar dinheiro dos impostos para um atividade profissional, como o futebol, em ente não-publicos, e deixar as escolas à mingua?

 

 

 

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.