BREVE DICIONÁRIO HISTÓRICO DO AUTOMOBILISMO IMPERATRIZENSE

O que se apresenta abaixo é um pequeno e (muito) incompleto “dicionário” de nomes ligados à história do automobilismo de Imperatriz (MA). O dicionário tem apenas valor histórico, pois as informações são de décadas atrás, expostas aqui para não deixar no limbo dados acerca de pessoas, entidades e eventos que, em sua época, foram importantes, senão fundamentais, para que Imperatriz e o Maranhão venham atingindo importância cada vez mais acentuada no cenário nacional e internacional.

Correções e complementações serão bem-vindos. Enviar, por gentileza, para o e-mail edmilsonsanches@uol.com.br ou por mensagem no Facebook. (EDMILSON SANCHES)

* * *

AKAI – Sigla da extinta Associação de Kart da Ilha, atual Kart Clube da Ilha, em São Luís (MA). Em 1987 era presidida por José Rogério, que, com apoio de outros diretores, trouxe para Imperatriz, naquele ano, a primeira prova de kart da cidade, com o objetivo de divulgar o kartismo no interior do estado.

AMAZÍLIO CORRÊA JÚNIOR – Empresário, goi um dos principais incentivadores para a construção do Kartódromo de Imperatriz. Colaborou para a vinda a Imperatriz dos pilotos Nelson Piquet e seu filho Nelsinho, tendo assumido custos das viagens. Criou em Imperatriz a Fundação Amazílio Corrêa Júnior.

ARUANÃ PINTO – Aruanã Pinto da Silva. Empresário e desportista. Adepto da velocidade, integrou e foi um dos principais apoiadores do CKART (Clube de Kart da Região Tocantina). Foi presidente do Sindicato dos Proprietários de Hotéis, Motéis e Similares. Estudava Zootecnia na Faculdade de Imperatriz (FACIMP) quando morreu em decorrência de um ataque cardíaco fulminante, em 11 de setembro de 2002.

CAMPEONATO REGIONAL DE KART – Evento realizado pela AKART (depois CKART), a partir de 1991. Até 1996, quando foi realizado o sexto Campeonato, a concorrência era apenas entre a categoria graduados. A partir de 1997, passou a ser disputado em duas categorias — graduados e novatos. Em 2000, tem seu nome alterado para Grande Campeonato Integrado de Kart. De 2002 em diante, por questão de contenção de custos e de logística, passa a ser disputado simultaneamente com o Campeonato Maranhense de Kart.

CBA – Sigla de Confederação Brasileira de Automobilismo, à qual a Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM), sediada em Imperatriz, é homologada em 15 de maio de 2001.

CKART – Sigla de Clube de Kart da Região Tocantina. É a antiga AKART.

CNK – Sigla de Comissão Nacional de Kart, cujo presidente, Pedro Bereno, participa da inauguração do Kartódromo de Imperatriz, em 07 de julho de 1991.

DANIEL SCANDIAN – Piloto imperatrizense. Iniciou nas pistas do Kartódromo de Imperatriz. Estreou no Campeonato Maranhense de Kart em 1994. No ano seguinte, foi vice-campeão no Campeonato Pará-Maranhão de Kart. Em 1996, é o quarto colocado no Campeonato Paulista de Kart, na categoria novatos. Em 1997, vence o Campeonato Campineiro de Kart, categoria graduados-B. Outros títulos e resultados: vice no Campeonato Paulista do Interior; quarto colocado nos campeonatos Paulista e Parilla de Kart, ambos na categoria graduados-B; e termina em nono no Campeonato Brasileiro de Kart. Em 1998, fica em quinto lugar no Campeonato Parilla, agora na categoria graduados-A. Neste mesmo ano, disputa a Fórmula Global, conquistando duas “pole positions” (primeira posição) e duas vitórias, e ingressa na Fórmula Wauxhall Júnior, Festival de Inverno, largando em terceiro e abandonado a prova quando estava na vice-liderança, por motivo de quebra do carro. Estréia no automobilismo internacional em 1999, disputando o Campeonato Inglês de Fórmula Wauxhall. Em novembro de 2000, venceu a prova-piloto que serviu de teste para incluir Imperatriz na Seletiva de Kart Petrobras. Em 2001, é campeão sul-americano de Fórmula 3 Light, pela Cesari Fórmula. Em 2002, disputa o Campeonato Sul-americano de Fórmula 3.

DIDA – Jurandir Dorneles. Desportista, atua no kartismo. Até a inauguração do Kartódromo de Imperatriz, em 0707/1991, participa de várias provas em São Luís.

DODA – Antonio Carlos da Silva Maia. Desportista maranhense. Diretor da AKAI em 1987, ajuda a trazer, com o presidente José Rogério e o imperatrizense Giovanni Ramos Guerra, a primeira corrida de kart para Imperatriz, realizada na praça Tiradentes.

DONA ROSALINA. Doadora do terreno para construção do Kartódromo de Imperatriz.

FAEM – Sigla de Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão, fundada em 16 de setembro de 2000. Sediada em Imperatriz, é homologada pela CBA em 15 de maio de 2001. São filiados da FAEM o Jeep Clube de Imperatriz, o Jeep Clube de São Luís, o CKART, o Kart Clube da Ilha e o Clube de Arrancada do Maranhão.

FERNANDINHO GARCIA – Fernando Garcia. Desportista, atua no kartismo. Até a inauguração do Kartódromo de Imperatriz, em 07/07/1991, participa de várias provas em São Luís.

FERNANDO FIRVEDA – Pecuarista imperatrizense. É um dos principais incentivadores do kartismo local, tendo intermediado, até politicamente, para a construção do kartódromo da cidade.

GIOVANNI GUERRA – Giovanni Ramos Guerra. Odontólogo e desportista goiano radicado em Imperatriz. Nasceu em Anápolis, em 11/05/1959. Kartista, traz para Imperatriz, com a AKAI, a primeira prova de kart da cidade, realizada em 10 de outubro de 1987, na praça Tiradentes. É eleito o primeiro presidente da AKART, fundada em 30 de outubro de 1987, por um grupo de empresários e apoiadores do esporte. Esforça-se para construção do kartódromo de Imperatriz, o que consegue em regime de mutirão, com doações e o empenho de empresários, políticos e do governo estadual. Até a inauguração do kartódromo, participa de diversas provas em São Luís. Traz para a cidade, em 1999, a prova-piloto da Seletiva de Kart Petrobras, por meio da qual Imperatriz pôde abrigar a prova homônima oficial, realizada em 2000 e 2001. Em 2002, preside o CKART e a FAEM e decide levar para São Luís a terceira prova da Seletiva Petrobras realizada no Maranhão. Pelos relevantes serviços prestados, recebeu a comenda Frei Manoel Procópio do Coração de Maria, maior honraria do Poder Executivo de Imperatriz.

GRANDE CAMPEONATO INTEGRADO DE KART – Nome dado ao antigo Campeonato Regional de Kart a partir de 2000.

HELDER SCANDIAN – Helder Scandian Kill. Desportista, atua no kartismo. É primo de Daniel Scandian, piloto de Fórmula 3 Sul-americana em 2002. Venceu, em 1991, o 1º Campeonato Regional de Kart.

HULK – Apelido de Edivaldo Augusto de Sousa. Mecânico, é o primeiro de kart de Imperatriz. Tem papel de destaque para a concretização do sonho dos kartistas locais, realizando todos os preparativos nos veículos e fazendo escola em sua profissão especializada. Vítima de malária, morreu em 1º de setembro de 1991, com 30 anos. Em sua homenagem, o 1o Campeonato Regional de Imperatriz recebeu a denominação de “Campeonato Hulk de Kart”.

JEEP CLUBE DE IMPERATRIZ – Entidade promotora de “rallies”, fundada em 1º de julho de 2000. O “rally” é uma competição automobilística cronometrada, realizada geralmente em vias não-urbanas, que testa a habilidade dos pilotos e a resistência dos veículos por meio de diversos postos de controle, até o local final da prova.

JOSÉ ROGÉRIO – Desportista maranhense. Presidente da AKAI em 1987, é quem traz, com sua diretoria e o imperatrizense Giovanni Guerra, a primeira corrida de kart para a cidade, realizada na praça Tiradentes.

KART CLUBE DA ILHA – (Veja AKAI)

KARTÓDROMO DE IMPERATRIZ – Praça esportiva particular, é construída no começo da década de 90, em regime de mutirão, em um terreno doado por dona Rosalina. Os materiais utilizados na construção também são doados, por empresários, políticos e pelo governo estadual. Sua inauguração ocorre em 07/07/1991 com a presença do governador do Maranhão, Edison Lobão, e do presidente da CNK, Pedro Bereno. Situa-se em local privilegiado, em um amplo parque fechado nas margens do riacho Cacau, na rodovia Belém-Brasília, atrás do Stillus Motel. Sua pista, com 1.080 metros de extensão e 8,20 metros de largura, passa por reforma em agosto de 2002. Outras características do kartódromo são: 40 boxes; ar comprimido nos boxes; central de abastecimento com bombas profissionais; torre de cronometragem; sala de imprensa; sala de comissários; sala de secretaria de prova; banheiro masculino; banheiro feminino; bar; posto médico com duas marcas; arquibancada. É palco de duas etapas da Seletiva de Kart Petrobras, em 2000 e 2001. (O kartódromo tem recebido muitas melhorias em suas instalações, inclusive agora em 2015).

LUCIANO GUERRA – Desportista, atua no kartismo. Até a inauguração do Kartódromo de Imperatriz, participa de diversas provas em São Luís. Vence o 4º e o 8º Campeonatos Regionais de Kart, em 1994 e 1998, respectivamente. Vence também a 3a Prova da Amizade, em 1998.

MANOEL CARLOS – Desportista maranhense. Diretor da AKAI em 1987, ajuda a trazer, com o presidente José Rogério e o imperatrizense Giovanni Guerra, a primeira corrida de kart para a cidade, realizada na praça Tiradentes.

MARCELO MOLETA – Desportista, atua no kartismo. É o primeiro campeão, em 1997, da categoria novatos, disputada a partir do 7º Campeonato Regional de Kart.

MARCO ANTÔNIO LINS (Marquinhos). Empresário e desportista imperatrizense. Atua no kartismo, sendo um dos principais divulgadores do automobilismo maranhense. Até a inauguração do Kartódromo de Imperatriz, participa de diversas provas em São Luís. Merecidamente. Vencedor da prova festiva de inauguração do Kartódromo de Imperatriz, em 07/07/1991, de cuja construção ele teve participação. Desde 2002 exerce atividades empresariais em São Luís.

MARCOS LUCENA – Desportista, atua no kartismo. É o terceiro campeão, em 1999, da categoria novatos, disputada no 9º Campeonato Regional de Kart.

NELSINHO PIQUET – Nelson Ângelo Piquet. Filho do tricampeão da Fórmula 1 Nelson Piquet, conquista o campeonato brasileiro de kart em 1997. Vem a Imperatriz a primeira vez em 1998, para participar, como convidado especial, da 3a Prova da Amizade. Retorna à cidade nos dois anos seguintes. Em 2002, disputa o Campeonato Sul-americano de Fórmula 3.

NELSON PIQUET – Tricampeão mundial de Fórmula 1. Nasceu em 17 de agosto de 1952. Ganhou o tricampeonato da Fórmula 1 nos anos 1981/1983/1987. É também bicampeão brasileiro de kart, em 1971 e 1972, e campeão da Fórmula Super V, em 1976, e campeonato inglês de Fórmula 3, em 1978. Visitou Imperatriz duas vezes, em 1993 e em 1994, ajudando a alavancar o automobilismo local e estadual.

NILBERTO CASTILHO – Desportista, atua no kartismo. Até a inauguração do Kartódromo de Imperatriz, em 07/07/1991, participa de diversas provas em São Luís.

PAULINHO – Paulo Pereira. Empresário, é vice-presidente da FAEM. Em Imperatriz, foi durante muito tempo gerente da Tocantins Refrigerantes, distribuidora da Coca Cola. Desde 2002 desenvolve as atividades empresariais em São Luís.

PEDRO BERENO – Presidente da CNK em 07/07/1991, quando veio a Imperatriz para assistir a prova de inauguração do Kartódromo de Imperatriz.

RODRIGO CAMPOLINA – Desportista, atua no kartismo. Vence o 2º, o 7º e o 9o campeonatos Regionais de Kart, em 1992, 1997 e 1999, respectivamente.

ROMES GIBRAN – Desportista, atua no kartismo. É o segundo campeão, em 1998, da categoria novatos, disputada no 8º Campeonato Regional de Kart.

SÉRGIO LINS DE OLIVEIRA – Empresário e desportista maranhense. Diretor da AKAI, ajuda a trazer, com o presidente José Rogério e o imperatrizense Giovanni Guerra, a primeira corrida de kart para a cidade, realizada na praça Tiradentes.

SÉRGIO SANTIAGO – Desportista maranhense. Diretor da AKAI em 1987, ajuda a trazer, com o presidente José Rogério e o imperatrizense Giovanni Guerra, a primeira corrida de kart para a cidade, realizada na praça Tiradentes.

SIMONIDES GUTEMBERGUE – Desportista, atua no kartismo. Até a inauguração do Kartódromo de Imperatriz, em 07/07/1991, participa de diversas provas em São Luís. Vence, em 1993, o 3º Campeonato Regional de Kart.

WALTER CALIXTO. Desportista maranhense. Diretor da AKAI em 1987, ajuda a trazer, com o presidente José Rogério e o imperatrizense Giovanni Guerra, a primeira corrida de kart para a cidade, realizada na praça Tiradentes.

WANTUIL MENDES DOS SANTOS. Empresário e desportista, atuou no kartismo. Até a inauguração do Kartódromo de Imperatriz, em 07/07/1991, participou de diversas provas em São Luís. Vencedor do 5º e o 6º Campeonatos Regionais de Kart, em 1995 e 1996, respectivamente.

WELER RESENDE. Desportista, atua no kartismo. Até a inauguração do Kartódromo de Imperatriz, em 7/7/1991, participa de diversas provas em São Luís.

EDMILSON SANCHES
edmilsonsanches@uol.com.br

Fotos: Kartódromo de Imperatriz, à noite (foto enviada por Thiago Maia) e os pioneiros do kartismo/automobilismo imperatrizense, na histórica corrida da Praça Tiradentes, há quase 30 anos, em 10 de outubro de 1987 (foto postada por Thiago Mendes). Veem-se Firmo Pedro dos Santos, Dida, Giovanni Ramos Guerra, Lucena Filho, Wantuil Mendes dos Santos, Betinho, Luciano Guerra e Weler Resende.

___
–> Amigos de Edmilson Sanches – Giovanni Ramos Guerra – Luanda Dantas Guerra – Eunice Mendes Dos Santos – Leopoldo Gil Dulcio Vaz –Marcio Papel (Secretaria Municipal de Esportes) – Ribamar Cunha Filho –Atenágoras Reis Batista – Marco Antônio Gehlen – Ires Campos – Carlos Brandão – Fernando Cunha

Foto de Edmilson Sanches. Foto de Edmilson Sanches.  

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.