3500 POSTAGENS http://www.blogsoestado.com/leopoldovaz/  Este Post é o de numero 3.500. E consegui até agora pelo menos tres seguidores fiéis. O Oliveira Ramos é um deles, embora esta semana que passou não tenha feito nenhum comentário… sinto a falta, pois as vezes penso que estou a escrever para mim.

Mas aqui na nuvem, e em sitios de troca de informações, especialmente as listas e blogs, as estatisticas dizem que apenas 10% dos leitores costumam guardar alguma coisa do que se escreve, 90% apenas leem os titulos e passam adiante… e desses poucos leitores, apenas 1% faz algum comentário… dai minha certeza de que tenho pelo menos, tres leitores…

Mas existem ferramentas que acompanham os acessos, seja eles apenas abrirem, mas não dão a certeza de que se esta sendo lido, a simples abertura. Essas estatisticas servem para saber da importancia de um blog; infelizmente, não tenho como verificar, pois somente o administrador tem como fze-lo. e embora desde o inicio venha pedindo informações sobre os acessos, até o momento não me informaram… mas como continuo por aqui, creio que esses pelo menos tres leitores justificam a manutenção deste espaço…

Ultimamente tenho nigligenciado um pouco, pois publicar varias postagens num mesmo dia faze com que se perca muita coisa, pois os sistemas de alertas são meio que parados, e nem todos têm a paciencia de ficar rolando a pagina, para saber o que rola no pedaço… e como o intuito é o de informar o que acontece na área, nas postagens das novidades do CEV mantém o pessoal informado do que se está fazendo na área das Ciências dos Esportes – são já mais de 100, segundo as ultimas informações, as áreas do conhecimento que tratam dos esportes, da educação física, e do lazer e da dança… um amplo espaço do aspectro do conhecimento…

Lá pelos anos 70, no seu final, e inicio dos anos 80, junto com o hoje Professor-Doutor Laércio Elias Pereira, começamos a nos envolver com a dissiminação da informação, como as novidades poderiam chegar aos profissionais da educação física; Laércio mantinham na UFMA um jornal-mural, pregado na parede por varios anos e atualizado quase que diáriamente; depois levou para a UFMG.

Lá, estava se instalando o SIBRADID – Sistema Brasileiro de Dissiminação de Informação Desportiva – ligado ao SIRC – Sport Information Research Center, com sede no Canadá, recém criado. O Laércio, em 1980, esteve representando a SEDEL/MA e o CEDEFEL/MA – Centro de Documentação em Educação Física, Desportos e Lazer do Maranhão, este criado por nós e que funcionava em uma pasta de papelão que eu levava em minha mochila por toda parte, essa er aa sede… - naquele primeiro Congresso Latino-americano de Documentação e Informação Desportiva, que aconteceu em Medellin-Colombia… era 1980; o segundo Congresso estava previsto para 1981, em São luis do Maranhão… nunca aconteceu… Dai a criação do  cedefel, que deveria organizar aquiele congresso e juntar a produção científica do Maranhão da área, espalhada pelas duas Universidades: UFMA e UEMA e SEDEL…

Naquela época, pré Internet, a comunicação se fazia por carta, telefone, e uns tempos depois via Internet, utilizando-se do MANDIC, uma pré internet desenvolvida por um engenheiro da UFMG, que era paga… logo depois, fora das universidades, se começava a utilizar a Internet, já bem popularizada… ainda lembro do primeiro endereço, na UFMG, nos anos 90, e que so funcionava na Engenharia daquela Universidade… umas duas semanas depois, quese todos os estudantes tinham seu endereço eletronico na propria faculdde em que estudava…

Começamos, ainda em meados de 1985, a pensar um sistema de dissiminação de informação, utilizando da informatica; criamos um banco de dados, junto com os tecnicos da então ETFM – Santiago e Dias – utilizando-nos de uma ferramenta moderna para a época, o CartaCerta; logo evoluimos para o D-Base, DbaseII, DbaseIII plus… o ultimo que utilizamos, já na UFMG;  Laércio já havia se transferido para aquela Universidade; eu fui para o Mestrado em Ciencia da Informação (1992/93), e lá conhecemos o Luisinho, do Laboratório de Tecnologia da Informação – LTI, que ajudou-nos a aperfeiçoar o programa iniciado aqui, em São Luis… continuamos a coletar dados, chegando a 5014 artigos publicados em 13 revistas dedicadas, em lingua portuguesa, indexados por palavras-chaves e por autores, num sistema de busca – se tivessemos continuado… era epoca pré-google, e já desenvolviamos um sistema de busca e disseminação da informação… como tantos outros que se estavam desenvolvendo… poderiamos ter ficado ricos… mas paramos… hoje nos utilizamos de inumeras outras ferramentas, inclusive essa mais moderna, o Blog…

Hoje, o CEV – Centro Esportivo Virtual, www.cev.org.br , obra maxime do Laércio, congrega cerca de 200 comunidades dedicadas a alguma área das Ciencias do Esporte, com mais de 20 mil pesquisadores envolvidos, se constituindo a maior comunidade do mundo, a partir do Brasil…

Pensar que teve origem no BOLETEF, jornal mural, e depois passou para umas fichinhas em papel, evoluindo para microfichas, para chegar no CEDEFEL e sua evolução com a informática, até a tese de doutoramento do Laércio – as duas!!! a da ECA/USP sob a orientação do Tion Fred Litto, e depois a da UNICAMP… 

Eu, continuo aqui, na periferia, e uso este Blog… desde junho de 2009 – trinta anos depois daquele inicio em 1979…  – e desde que o Biguá e o Zeca me abriram este espaço, hoje são 3.500 postagens… quantas lidas? afinal??

Vamos continuando… Obrigado pela leitura…

Comentários

Por Lino Castellani Filho
em 15 de Outubro de 2012 às 10:52.

Leo

Eu faço parte dos leitores silenciosos... Frequento seu blog e acompanho suas mensagens nesta comunidade, pois é uma das formas de me sentir no Maranhão, terra que me recebeu na segunda metade dos anos setenta e por onde permaneci até o fim da primeira metade dos 80.

Continue!

Abração

Lino

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 16 de Outubro de 2012 às 15:34.

Lino!!! quanto tempo... agora temos seis - 100% de aumento... obrigado, meu irmão... mande noticias, para sabermos o que tem feito. Breve vou te perturbar de novo, numa entrevista...

 

Leopoldo


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.