Cevnautas do Maranhão,

  Sim, sei que aparição é coisa de fantasma, de assombração. Fico mais confortável assim ;-)

  Desta vez deu pra encontrar a turma na UFMA, com a sempre generosa colher-de-chá do Zartú na turma de aula dele. O pior é que cheguei pra interromper um filme justo na hora máxima. Foi divertido.

  Ciceroneado pelo Leopoldo e pela Denise fui até a reunião do grupo de trabalho dos 400 anos de São Luís, na Reitoria, onde encontrei também o meu ex-chefe Nan Souza. Fiquei torcendo - e vou azucrinar todomundo - pela presença da Educação Física nas festas de comemoração 400 anos e, especialmente, na Reunião Anual da SBPC.

  Boas as conversas de sempre com o Sidney, Marcão, Carlos Alberto no jantar preparado pela Lurdes.

  Nos três dias a Viva Água foi minha casa e o reencontro com os professores e funcionários é sempre uma festa. Grandes planos. Vão ficar tudo na nova página: http://www.vivaagua.com.br .

  Já recebi a bronca do Biguá por não ter ido na casa dele.

  Conversei há pouco com Mário - http://cev.org.br/qq/msevilio - e tricotamos algumas aventuras na UFMA. Também telefonei para o meu ex-cumpanhero e chefe na PG durante quatro anos na FMU, Navarro, e ele está se recuperando bem no tratamento dos olhos. Dizque já está conseguindo ler no computador aumentando 400 vezes ;-)

   Falar em UFMA, a insistência do Leopoldo para irmos até a Reitoria depois de passar pela sede da SBPC no Campus rendeu uma notana página da UFMA (ONDE NÃO TEM ENTRADA PARA A PÁGINA DA EDUCAÇÃO FÌSICA!!!!)

   Vou tentar colar a nota aqui. Incrível com o Jornalista conseguiu fazer uma matéria longa com dois minutos de conversa! Obrigado, Gente Boa. Laércio

UFMA NOTÍCIAS

11/10 - 11h58

Conselheiro da SBPC tem encontro com a Educação Fisíca e palestra sobre Ciências do Esporte
O Prof. Dr. Laércio Elias Pereira - (Unicamp) discute o novo curso, perspectivas na internet e Conselho Regional de Educação Física

Fazendo parte dos preparativos para a 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, que será sediada em 2012 pela UFMA, o Prof. Dr. Laércio Elias Pereira, Conselheiro Consultivo Permanente da SBPC no Maranhão, teve encontro com estudantes (graduação e pós), professores e profissionais da área quando palestrou sobre o presente e as perspectivas para Educação Física, visualizando as tendências com os avanços das novas mídias, a organização do setor em forma de Conselho Regional, além de apresentar as Ciências do Esporte, agora como uma especialização oportuna do programa de pós-graduação da universidade federal.

Para o conselheiro Laércio, a UFMA entra no cenário nacional e internacional com a iniciativa da especialização Medicina e Ciências do Esporte. O professor continuou com muita propriedade a descrição dos rumos do Curso de Educação Física e destacou: A internet e os estudos nas Ciências do Esporte ampliam de forma extraordinária o campo de atuação dos profissionais de Educação Física. Hoje, organizando-se em Conselhos Regionais, pode-se criar possibilidades jamais vistas, como o Centro Esportivo Virtual; enfim, aproveitem esse momento de crescimento da UFMA, de inovações na área e participem da SBPC com projetos ousados e empreendedores.

O professor Pereira em sua visita técnica também esteve presente na Reunião de Planejamento das Ações das instituições de Ensino Superior - IES do Maranhão para o Aniversário dos 400 anos de São Luís, presidida pelo vice-reitor Prof. Dr. Antônio Oliveira, tendo em vista que a SBPC no Maranhão faz parte do Plano de Trabalho do Comitê Estratégico Organizador do evento; e na Viva Água, onde abordou com maior detalhamento a Criação e o Funcionamento do Conselho Regional de Educação Física no estado e nova especialização da UFMA em Medicina e Ciências do Esporte.


MAIS INFORMAÇÕES:

Sobre o Conselheiro da SBPC - MA

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (tema: Mulher e Esporte, 1984) e doutorado pela Faculdade de Educação Física da Unicamp (tema: Centro Esportivo Virtual, 1998). Foi fundador e presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e conselheiro federal de educação física.

Atualmente, é presidente da ONG Centro Esportivo Virtual e membro do Comitê Executivo da Associação Internacional para a Informação Esportiva IASI, e professor pesquisador da CAPES/ UAB/Universidade de Pernambuco. Foi Secretario Regional da SBPC (Região A: AM, AP, PA, MA, PI). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, e atua principalmente nos seguintes temas: educação física, educação a distância, divulgação científica, internet e esporte.

Sobre Especialização: Medicina e Ciências do Esporte

O curso oferece 40 vagas, conta com uma carga horária de 360 horas (duração do curso: 29 de outubro de 2011 à março de 2013) e o valor da mensalidade é de R$ 270,00 (dividido em 18 parcelas).

Objetivos: Qualificar profissionais com atuação no campo da saúde e aptidão física para programas de avaliação do exercício; qualificar profissionais responsáveis por programas de reabilitação do exercício nas doenças cardiorrespiratórias, osteomioarticulares, hormonais metabólicas; qualificar profissionais para o ensino, pesquisa e extensão na área da Fisiologia do Exercício e Medicina do Esporte em Instituições de Ensino de nível Médio e Superior.

Importante: A seleção final encerra hoje, dia 11, e os resultados da avaliação serão divulgados no dia 14 de outubro de 2011, no horário de expediente, na Secretaria do Departamento de Educação Física e no site www.ufma.br.

A matrícula será realizada nos dias 18 e 19 de outubro e os candidatos selecionados que não realizarem a sua matrícula neste prazo serão considerados desistentes e convocados os candidatos excedentes até o dia 20 de outubro de 2011. O início do curso está previsto para o dia 29 de outubro de 2011, devendo ser ministrado através de módulos desenvolvidos no sábado e no domingo em tempo integral, sempre no 3° ou 4° final de semana de cada mês (outubro de 2011 a março de 2012). Local: Departamento de Educação Física – DEF.

OUTRAS INFORMAÇÕES: Divisão de Cursos da PPPG ou no Dep. de Educação Física. Telefones:             (098) 3301-8174       e 3301-8715.

Edição e fotos: Keyle Monteiro
Revisão de texto: Carla Morais

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.