Psiu do João Batista freire – Postarei aqui uma série de artigos que estou publicando em meu blog, para abrir um debate sobre este tema.

A produção em Educação Física – parte 1

          O que é produzir em Educação Física? A Capes e seus avaliadores desenvolveram um conceito a esse respeito. De acordo com a avaliação Capes, acima de tudo, o indicador que define a produção dos profissionais ligados à área da Educação Física é a publicação de artigos, preferencialmente, em revistas de bom conceito internacional. Esse conceito, a meu ver, tem um pecado original: avalia sem saber exatamente o que está avaliando. Os avaliadores da Capes não desenvolveram um conceito satisfatório a respeito do que é Educação Física. Buscam indicadores de produção científica em uma área pedagógica, sem considerar o núcleo dessa área, aquilo que constitui sua identidade; acabam por privilegiar aqueles que, embora militando em centros universitários de Educação Física, são ligados a ciências consolidadas. O que se vê, nessas escolas superiores de Educação Física, mais especificamente nos laboratórios de pesquisa, são, por exemplo, fisiologistas alocados nas Faculdades de Educação Física, fazendo pesquisas em Fisiologia, e não em Educação Física. Ou biomecânicos fazendo pesquisas em biomecânica, porém, em Faculdades de Educação Física. O mesmo se pode dizer da Psicologia, da Bioquímica ou da Sociologia. Ou seja, esses pesquisadores estão nas Faculdades de Educação Física como poderiam estar nas Faculdades de Bioquímica, de Fisiologia ou de Psicologia. Não produzem um conhecimento em Educação Física, mas conhecimentos em Fisiologia, Psicologia, etc. Talvez enriqueçam a Bioquímica ou a Psicologia, mas manterão pobre a Educação Física.

          Nesta série de artigos que publicarei neste blog, terei que, antes de criticar mais detidamente a produção em Educação Física, discutir o conceito de Educação Física.

          Educação Física, pelo menos enquanto persistir esse nome, é uma pedagogia. Poderia ter uma fonte específica de conhecimentos, uma área científica que alimentaria essa pedagogia, mas não é o que ocorre. Sendo uma disciplina pedagógica, ela educa. Nas escolas, nas academias, nos clubes, nos centros esportivos, entre outros lugares possíveis, a Educação Física educa. Antes de tudo ensina os conteúdos específicos que, ao longo da história, constituem sua cultura específica. De modo geral, esses conteúdos ensinados estão abrigados sob eventos tais como as brincadeiras populares, as danças, as lutas, as corridas, os saltos, as ginásticas, os jogos de regras, etc.; esses e quaisquer outros que o campo da Educação Física possa abrigar. Daria para in cluir tudo isso em dois grandes blocos: o jogo e o exercício, desde que tivéssemos clareza quanto ao conceito de jogo.

          As pedagogias veiculam conhecimentos que municiam professores. É com o conhecimento de ser professor e com o conhecimento específico de uma certa área, que os professores educam. Porém, não ensinam só o conhecimento específico da área; ensinam também o que está oculto, o que não se vê, o que está abaixo da superfície. Ensinando a jogar bola o educador pode ensinar a pensar melhor, pode ensinar virtudes, pode ensinar convivência, estética, e assim por diante

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