Psiu do João Batista Freire, em seu Blog: http://blog.cev.org.br/joaofreire/2011/a-producao-em-educacao-fisica-parte-2/

O bom profissional de Educação Física é aquele que sabe ensinar bem.

O bom profissional de Educação Física, até que se prove o contrário, é um professor, um pedagogo, um educador.

Atualmente supõe-se que exista, no campo da Educação Física, um acervo de conhecimentos típicos produzido, capaz de alimentar, por exemplo, um curso de bacharelado, tal como acontece em Direito, Medicina ou Odontologia.

Esse bacharelado na área da Educação Física proveria o estudante de conhecimentos suficientes para, decidindo dedicar-se ao exercício profissional, ser capaz de treinar equipes esportivas, orientar grupos de idosos, fazer pesquisas, etc.

Supõe-se, também, que esses bachareis, uma vez tendo cursado algum tempo de licenciatura, poderiam ensinar nas escolas.

Ensinar o quê?

Ora, ensinar aquilo que aprenderam nos cursos de bacharelado. O professor de Química ensina química, o professor de Física ensina física, e assim por diante. O professor de Educação Física ensina…????

As interrogações remetem para as tentativas que alguns autores fizeram, de definir um campo próprio de conhecimentos que alimentasse a pedagogia da…da…Educação Física????

No Brasil, alguns deles ganharam destaque. Inicialmente, e na década de 1970, Jean Le Boulch, um pensador francês que sugeria ser possível desenvolver uma “Ciência do Movimento Humano”.

Fui aluno dele, por um curto período. Não abracei suas ideias quanto à constituição de uma “Ciência do Movimento Humano”, mas tive minha pedagogia fortemente influenciada por suas teses, inclusive, na área do treinamento desportivo. Suas bases, para defender uma ciência em nossa área, fundavam-se na neurologia e na psicologia.

O que abrangeria essa ciência? O campo era muito vasto e esse deve ter sido o maior problema. Movimento humano é tudo, portanto, não é nada. Não há ação humana possível, nesta vida, que não seja uma manifestação motora. O movimento manifesta a vida, portanto, falar de uma ciência do movimento humano é falar de tudo e de nada ao mesmo tempo.

Isso não significa que Jean Le Boulch viu suas tentativas serem absolutamente frustradas. Deu luzes novas à nossa área, nos fez estudar mais, ajudou a configurar melhor nossa pedagogia. Só não conseguiu fazer progredir uma ciência típica para o campo da Educação Física.

qui, 28/04/11 por leopoldovaz | categoria Ciência & Informação, Educação, Educação Física

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