A TÍTULO DE JUSTIFICATIVA
Miltinho,
At. de André, Lamartine, Laércio:
Sinto-me provocado! Você tem colocado no nosso “Jornal do Capoeira” o pioneirismo do Maranhão na construção do Atlas da Capoeira e do Livro-Álbum dos Mestres (e Contramestres) Capoeira; eu, a frente desse projeto… O que, sabemos, não é verdade!
A idéia de construção de um Atlas deve-se ao Professor-Doutor Lamartine Pereira da Costa (Mestre Capoeira) e ao Mestre André Luis Lacé Lopes (Mestre em Administração), a do Livro-Álbum. Como você disse, em correspondência pessoal, citando Mestre Caiçara, “Cada quá no seu cada quá”…
Em “CAPOEIRAGEM EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO” [1], publicado ano passado no Jornal, proponho-me a “resgatar os primórdios da capoeira praticada em São Luís do Maranhão (Brasil), assim como seu estágio atual, através do resgate da história de vida de seus principais atores – os Mestres de Capoeira… Ainda, procura-se cadastrar os Mestres atuantes em São Luís, através de projeto apresentado por Mestre André Lacé, do Rio de Janeiro (Brasil)…”.
PROPOSTAS – “CADA QUÁ NO SEU CADA QUÁ”…
ATLAS DA CAPOEIRA (GEM) no BRASIL (e no MUNDO…).
Não devemos nos afastar do “ATLAS DO ESPORTE NO BRASIL”; a construção – coletiva, como se propõem no Atlas – será parte integrante do mesmo, inserido no capítulo das “Tradições”. Assim, dentro da estrutura proposta por DaCosta (org.) (2005; Atlas do Esporte no Brasil. Rio de Janeiro : Shape), devemos estabelecer as origens e a definição da Capoeira, para em seguida, traçar a sua memória (fatos e acontecimentos, quando, quem, onde, como, porque) em ordem cronológica… O objetivo, explicitado, é o de “elaborar mapeamento por meio de levantamento de fatos de memória e de inventário das condições presentes de ocorrências” – dessas atividades, no caso, da Capoeira (gem) -, “constituindo um conjunto de dados espaciais (mapas) e/ou dados quantitativos (tabelas e quadros) e qualitativos (textos descritivos e analíticos resumidos), com as respectivas interpretações que possam render significados setoriais, regionais e nacionais” – (agora, internacionais, também).
No Atlas, fez-se a opção pela cronologia dos fatos de memória como sustentação de cada capítulo. O “Atlas da Capoeira” seguirá essa mesma construção; assim sendo, é um documento de memória e não de história, a qual poderá ser mobilizada para as devidas interpretações , se julgadas convenientes por outros estudos.
LIVRO-ALBUM DOS MESTRES CAPOEIRA
Naturalmente, seguirá a proposta de André Lace… E será parte integrante do Atlas da Capoeira (gem). Cada Estado – e País – elaborará o seu. Mas, quem é o Mestre Capoeira (e o Contramestre…); na falta de uma regulamentação – desculpe Mestre André – comum a todas as capoeiras, se ficará com a tradição: o reconhecimento, como Mestre, pelos seus pares; junto com o nome pelo qual é conhecido dentro da capoeira (batismo), o nome “civil”, e principalmente, quem o iniciou, quem o preparou, quem lhe outorgou o título. Como se observa esse(s) nome(s) não é necessariamente o mesmo, muito embora se encontrem mestres que tem toda a sua trajetória ligada a um mesmo Mestre…; quando se deu o reconhecimento pela Mestria; a qual capoeira pertence (estilo); e uma breve história de vida.
OPERACIONALIZAÇÃO
Além dos dados já constantes no Atlas do Esporte no Brasil – Capoeira, por Sérgio Luiz de Sousa Vieira (p. 116-117); e Capoeiragem, por André Lace Lopes (p. 386-387), devemos proceder à busca da memória da Capoeira – Brasil, Estados, Outros Países -; o que for comum, no capítulo geral – Brasil -; cada estado da Federação, com suas especificidades (anexo II); e cada país onde hoje se pratica a Capoeira – fora o Brasil – o resgate de sua memória…
Nesta Segunda Edição – a primeira foi em formato eletrônico – optamos por dividi-lo em dois volumes, cada um com pouco mais de 400 páginas, sendo o segundo dedicado ao Atlas da Capoeira – no Maranhão, com o Livro-Álbum dos Mestres Capoeiras; no Brasil; e de alguns estados e/ou cidades… ainda em construção!!!
Primeira questão: definição! Como vamos definir Capoeira (gem)? Vamos aceitar a do Atlas 2005? A da FICA? Vamos construir outra?
SUMÁRIO
Agradecimentos – 5
A Fascinante Arte Afro-Brasileira da Capoeiragem – Curso-Livro André Luiz Lacé Lopes – 11
ENTRANDO NA RODA – 17
Sumário – 27
TRIBUTO AO MESTRE SAPO Laércio Elias Pereira – 31
CONVERSANDO COM MESTRE PATINHO – 37
ARTUR EMÍDIO E A CAPOEIRAGEM EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO – 47
GENESE DA CAPOEIRA NO MARANHÃO – 53
O QUE É A CAPOEIRA? – 55
“RES PRO PERSONA” – 63
CAPOEIRAS PRIMITIVAS – 85
PUNGA DOS HOMENS – ALGUMAS (NOVAS) CONSIDERAÇÕES – 119
CADA QUÁ, NO SEU CADA QUÁ – A PUNGA DOS HOMENS NO TAMBOR DE CRIOULA – 137
E A “CARIOCA”? – 151
EVIDÊNCIAS DA CAPOEIRA (GEM) EM SÃO LUIS – 157
PARTIDO ‘CAPOEIRO’ EM SÃO VICENTE DE FERRER (1868) – 171 |
A GUARDA NEGRA – 179
MITO DAS ORIGENS REMOTAS – 199
CHRONICA DA CAPOEIRA (GEM) – ALGUMAS CONSIDERAÇÕES – 213
MOVIMENTOS DA CAPOEIRA – 255
CAPOEIRAGEM É UMA ARTE, CADA MOVIMENTO TEM UM NOME – 257
O “CHAUSSON/SAVATE” INFLUENCIOU A CAPOEIRA? – 381
A CAPOEIRA NO/DO MARANHÃO: ALGUMAS QUESTÕES PARA REFLEXÃO – 431
livro 2
atlas da capoeira
ATLAS DA CAPOEIRAGEM EM SÃO LUÍS – MARANHÃO – 439
CAPOEIRA/CAPOEIRAGEM EM AÇAILANDIA – 508
CAPOEIRA/CAPOEIRAGEM EM BACABAL – 509
livro-álbum dos mestres capoeiras de são Luis do maranhão – 515 SAPO – 517 PATINHO – 519 ENTREVISTA COM MESTRE PATINHO – 527 O CAPOEIRA. POETA DAS EXPRESSÕES CORPORAIS FÁBIO ALLEX – 539BAÉ – 551 ÍNDIO DO MARANHÃO – 553 MIZINHO – 554 NELSINHO – 557 FRED – 561 MARCO AURÉLIO – 562 BAMBA – 563 SENA – 566 LUÍS SENZALA – 567 MIRINHO – 569 LOURO – 573 |
Anexo II
atlas da capoeira no Brasil – 575
Box 1 – OS PRECURSORES – JOÃO MOREIRA (TENENTE AMOTINADO) – 679
Box 2 – FUNDADORES – 681
box 3 – Annibal Burlamaqui (Zuma)
– Patrono da Capoeira Desportiva – 687
BOX 4 – REFLEXÕES DE MESTE ANDRÉ LACÉ – 697
BOX 5 – MAIS REFLEXÕES DE MESTE ANDRÉ – 719
CAPOEIRAGEM NO PIAUÍ – 725
ATLAS DA CAPOEIRA(GEM) NO PIAUÍ – 741
ATLAS DA CAPOEIRA (GEM) EM SANTA CATARINA – 771
ATLAS DA CAPOEIRA (GEM) EM SÃO PAULO – 775
ATLAS DA CAPOEIRA (GEM) EM SOROCABA-SP – 789
REVELAÇÕES INÉDITAS DA HISTÓRIA DE SOROCABA…
Hamilton Jackson Dias – 823
O ESPORTE E AS ATIVIDADES FÍSICAS COMO GERADORES DE RENDA – ESTUDO DE CASO: CAPOEIRA EM SÃO LUÍS
Loreta Brito Vaz – 805
bibliografia academica – 823
[1] VAZ, Leopoldo Gil Dulcio. Notas sobre a Capoeira em São Luis do Maranhão. JORNAL DO CAPOEIRA – Edição 42: 8 à 14 de Agosto de 2005. http://www.jornalexpress.com.br
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.