O Que é Educação Física & Esporte? a Carta da Unesco e o 20 + 20 do Coi Tweet 2 0comentário

Ontem, recebi a visita do Helton Ferreira, Professor (com ‘p grande’) do IF-MA/Monte Castelo. Veio mwe trazer uma cópia de sua dissertação de mestrado em Turismo e Hotelaria: “POSSIBILIDADES DE DESENVOVIMENTO TURISTICO SUSTENTÁVEL, A PARTIR DO ATRATIVO MFLUVIOMARITIMO POROROCA, NO MUNICIPIO DE ARARI-MA, defendida junto à UNIVALI, neste final de 2015.

Passamos horas conversando sobre o processo de construção de sua dissertação. Falou-me das dificuldades de se conseguir depoimentos dos atores, o pessoal do surf da pororoca… tirou algumas dúvidas que ainda restavam, sobre o processo histórico da formação de Arari e as menções ao surf, à pororoca, e aos esportes de aventura… e mais: sua prática docente na disciplina Educação Física e Esportes, para o IF-MA, que inicia esta semana seu processo de planejamento pedagógico anual e, sobretudo, suas dificuldades de ter um programa voltado para a formação do alunado, afinal, se trata de uma escola de formação profissional e a educação física e esportiva deve estar voltada para a recuperação da jornada de trabalho, nos momentos de lazer – descanso, segundo Dumazedier…

Falamos do livro do Listello – segundo o GuruGeek Laércio, que muitos falam, poucos leram, e ninguém aplica… falei de meu mais recente trabalho de pesquisa – que estou escrevendo ainda, sobre as contribuições de Fran Paxeco à Educação Física no Maranhão; e de como as proposições que ele apresentou, lá no inicio do seculo XX são tão atuais… pena que nunca foram implementadas, a partir do I Congresso Pedagógico realizado no Maranhão, em 1920…

E hoje, Pereira mkje vem com essa matéria – parece que estava ‘ligado’ em nossa conversa, minha e de Helton, ontem à tarde… Obrigado, Mestre-Guru-Geek Laércio…

 

O Que é Educação Física & Esporte? a Carta da Unesco e o 20 + 20 do Coi

Cevnautas,

Sabemos cada vez mais sobre cada vez menos. Essa especialização pegou em cheio o corpo docente dos cursos de Educação Física (“mercado” ainda em incrível expansão!).

Com a exigência de pós-graduação nossos docentes de cursos de Educação Física têm chegado com conhecimento aprofundado e exaustivo sobre a Alimentação e Fisiologia de ratos, Psicologia de atletas de esqui, Sociologia de esporte na Finlândia, História das rua de lazer do Afeganistão … Assim, quando perguntamos a algum(a) desses(as) especialistas qual é a Educação Física do curso em que ele(a) é responsável ouvimos uma resposta com alguma platitude sobre “A importância da EF pra humanidade”, ou um descarte puro e simples: sou professor de fisiologia, história, nutrição, treinamento, handebol ou qualquer outra evasiva. Dói mais ainda consultar a lista de títulos das monografias de é o fim do curso. Muitissimos trabalhos nada-a-ver com a preparação profissional que os cursos pro meteram nos planos pedagógicos enviado para serem aprovados no MEC.

Pesa também sobre os cursos a ausência de reuniões e trabalhos pedagógicos (exceções confirmam a regra). As eternas (nas públicas, geralmente de lutas sangrentas pras disciplinas[sic] não cairem na sexta-feira), ou as breves (nas particulares, em que que se recebe ordens e tarefas)  e raramente discutem a preparação profissional em Educação Física e Esportes, ou se trabalha alguma integração entre as atividades dos cursos.

Os dois documentos publicados (UNESCO e COI), recentemente, podem servir de balizamento se, por acaso, tiver alguma reunião pedagógica dos professores. Com certeza podem servir nas aulas e grupos de estudo.

Abaixo os documentos recentes e alguns mais antigos – e os não menos úteis que temos na biblioteca do CEV:

Carta Internacional da Educação Física, Atividade Física e Esporte (UNESCO 2015) http://cev.org.br/biblioteca/carta-internacional-da-educacao-fisica-atividade-fisica-e-esporte/

Agenda Olímpica 2020. 20 + 20 Recomendações (COI 2014) http://cev.org.br/biblioteca/agenda-olimpica-2020-20-20-recomendacoes/

Manifesto Mundial da Educação Física (FIEP, 2000) http://cev.org.br/biblioteca/manifesto-mundial-educacao-fisica/

Carta Brasileira de Educação Física (CONFEF 2000) http://cma.cev.org.br/biblioteca/show/4029316/

Carta Internacional da Educação Física e Desportos (UNESCO, 1978) http://cev.org.br/biblioteca/carta-internacional-educacao-fisica-desportos/

Manifesto Sobre o Fair Play (UNESCO, 1976) http://cev.org.br/biblioteca/manifesto-sobre-o-fair-play/

Manifesto Mundial da Educação Física (FIEP, 1970) http://cev.org.br/biblioteca/manifesto-mundial-educacao-fisica-1970/

Laércio

Visite: Educação Física e Esporte – Centro Esportivo Virtual
http://cev.org.br/comunidade/ef-esporte/

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.