Após a leitura da postagem de ontem, alguns poderão argumentar que a Educação Física curricular não é de responsabilidade da SESP-JUV. É da Secretaria de Educação. Concordo… e sei disso… mas:

Quando foi criada, em maio de 1979, a primeira Secretaria de Desportos e Lazer no Brasil – SEDEL-MA, lembram dela? – os professores de educação física lotados na Secretaria de Educação/Departamento de Educação Física foram relotados, todos (menos um!), na SEDEL, que se responsabilizaria pelas Práticas Esportivas – educação física – nas escolas da rede estadual…

Lembrando, que na década de 50 tinhamos a Coordenação de Educação Física, da SEDUC, e a Coordenação de Educação Física da Prefeitura de São Luis… no interior, nada… mas haviam os Jogos Colegiais, em que vários municipios participavam… naquela época, cerca de 100 municipios, menos, até, mas a participação, pelo que li, em em evento desses, já na década de 60, ultrapassou a 40% dessas unidades administrativas.

Em Barra do Corda, na década de 40, tínhamos Olimpiadas Escolares, com a participação de mais de 20 escolas…

Ainda no periodo 50/60, além dos Jogos Colegiais, haviam as Olimpiadas Colegiais, promovidas pelo Delegado do MEC no Maranhão, o médico Carlos Vasconcelos, com a participação de inúmeras escolas, da capital. Algumas de municípios próximos.

Problemas de ordem politica, fizeram com que aquela geração a que denomino de GERAÇÃO DE 53, ao chegar ao poder, ocupando diversos cargos, e elegendo o esporte estudantil como uma das prioridades da gestão de então, numa tentativa de retomar o periodo de ouro do esporte maranhense – as décadas de 40, 50, e inicio dos anos 60…

Essa geração, de esportistas, oriundas daquelas escolas que participavam dos jogos nos anos 50, conseguem unir sob o mesmo comando, um esportista fora de série: Cláudio Vaz dos Santos. Assume a Coordenação de Educação Física do Municipio de São Luis, e depois  a Coordenação de Educação Física, Esportes e Recreação da SEDUC. Como consequencia, cria o Festival Esportivo da Juventude – FEJ – antecessor dos JEMs… e cria as Escolinhas de Esportes…

Com aqueles professores de educação física ‘formados’ por um programa do MEC/DED de ‘proficiencia e eficiencia em educação física’. Cerca de 60… eram os professores de educação física daqueles anos 60… inicio dos anos 70… com a criação das Escolinhas de Esportes, e dos FEJ, logo a seguir Jogos Escolares Maranhenses, muitos dos melhores alunos dessas escolinhas foram ‘feitos’ monitores de esportes, distribuidos nas escolas, para auxiliar àqueles professores de educação física na preparação de equipes escolares… estão aí até hoje… muitos conseguiram continuar os estudos, em nível universitário, outros não… mas à eles devemos a Terceira Onda do esporte maranhense… a vinda dos ‘paulistas’… a criação do curso do ITA, e depois do da UFMA… o da FESM, hoje UEMA, nunca saiu do papel…

Mas tínhamos alguns poucos ginásios – Costa Rodrigues e o Gioberto Alves, o da Escola Técnica, depois o Rubem Goulart, o do SESC; algumas escolas tinham quadras cobertas, quadras descobertas, a reforma do Parque do Bom Menino…

Havia o CEMA, com suas mais de 60 Unidades, com aulas regulares de educação física, com seus monitores, acompanhando as aulas transmitidas via Televisão Educativan do Maranhão… o Dimas era o apresentador, a Ivone Nunes, a produtora, junto com a Iani Leão, redatora… Sim!!! tinhamos aulas de educação física trensmitidas pela TVE, em vários municipios maranhenses, e essas unidades do CEMA participavam dos Jogos…

Na década de 80, inicio da de 90, começaram os problemas, de incentivo e mudanças nos regulamentos dos Jogos, dando prioridade ás escolas particulares, sendo a ‘papão’ dos jogos aquela que o  coordenador de esportes estava ligado, ou tinha afinidade maior… as escolas públicas, foram abandonadas à própria sorte… o objetivo dos jogos escolares foram adulterados… as escolinhas de esportes, então…

Por fim, após várias demandas, a Coordenação de Educação Física foi recriada na SEDUC… mas, está funcionando? no papel – que aceita tudo… vi e li inumeros projetos espetaculares, que não se traduzem em sala de aula… exemplo o recente concurso havido, para contratação de professores; quantos de educação física, mesmo? duas vagas para a capital…e o de substitutos, com quantas vagas?

Dois estudos, o do MEC/IBGE – Censo do Esporte, de 2003, divulgados os resultados em 2006/outubro, dão uma idéia de como estava/está o setor no Maranhão… dos 217 municipeios, apenas oito tem algum programa voltado para os esportes e a recreação pública; os demais, apenas na lei Organica, sem profssionais e os titulasres, cargos de acomodação de correligionários políticos…

O meu, de 2006, apontava para a necessidade de mais de 900 professores apenas para atender a rede publica estadual em São Luis; 4900 em todo o estado… e depois vieram os governos Jackson com a criação de inúmeras novas escolas e sem contratação de um único professor, o atual, repete o mesmo erro.

Na Secretaria de Esportes, segundo o Censo do Esporte, dos cerca de 300 funcionários, apenas 17 em função técnica e destes, a grande maioria leigos, ou seja,sem formação específica na área. Nada mudou, de lá para cá…

Tanto a SEDUC quanto a SESP-JUV se negam a fornecer informações… sobre o quadro de pessoal na área dos esportes, e da educação física…

Compreendo a cautela do Sousa Neto, e as informações que passa. Limita-se á realização dos JEMs, herdeiro de tantos problemas. mas olhar para o histórico e recuperar a memória da Secretaria, nos últimos 30 anos, e a deterioração do setor, o descaso, as incurias administrativas, o jogo politico-partidário… pode servir para um planejamento mais real, dentro das possibilidades do Estado, dos Municipios.

Nem 30% dos municipios maranhenses devem participar dos JEMs 2010… numero inferior, percentualmente, do que se fazia nos anos 60… isso, se os 64 municipios efetivamente vieram a participar… mas já foi pior… pelo menos, nos últimos 20 anos…

Estou aqui a falar dos anos 50, 60, 70… quantos anos tem mesmo o nosso Secretário? Viveu o esporte maranhense em seu período de decadencia, nos ultimos 20 anos… seu tempo de esportista… Terá folego, prestigio e apoio para fazer nova revolução? com o pouco tempo e equipe de que dispõem?

Será que nossa Governadora vai lembrar de como era aquela época de atleta do Liceu Maranhense? do apoio  que o Estado emprestava à área?

Criar as Escolinhas de Futebol; e Escolinhas de outras modalidades… é,  uma boa idéia. Inovadora… como nunca foi pensado?

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.