Após as perorações aí de baixo, sobre as duas notícias que me chamaram a atenção, hoje, em “o Estado do Maranhão”, referi-me às noticias de vagas para ‘educador físico’, atraves de concurso publico, e de que não reconhecia o termo – educador fisico – como o que me qualifica: professor de educação física (sou licenciado em educação física pela Escola de Educação Física e Desportos do Paraná, turma de 1975; hoje, é a Faculdade de Educação Física da UFPr); o outro termo, que reconheço para identificar minha profissão, é ‘profissional de educação física’, definido em Lei, de 1998.

Vamos à segunda matéria. DEAN, Jock. “O ESPORTE É A MINHA PAIXÃO”. in O ESTADO DO MARANHÃO, São Luís, domingo, 31 de janeiro de 2010, p. 3, perfil.

Primeiro, devo esclarecer que não se trata de ‘falar mal’ de um profissional competente, com uma bonita história de vida. É o conteúdo… O referido profissional é de uma área de atuação regulada por um Conselho Profissional – o CREFITO – pois é, de profissão, Fisioterapeuta. Fala de sua trajetória de vida…

Empresário bem sucedido, o fato de ser fisioterapeuta não invalida, ou não é irregular, nem contraria as leis do País, ser proprietário de uma academia de ginástica.

Mas o que me chama a atenção é essa declaração: ” [...]na academia, além de administrador [...] é personal trainer. ’[...] (segunda coluna, ACADEMIA).

Mais adiante, sob o título de ‘ESPORTISTA EM TEMPO INTEGRAL’, outra informação: “[...] O handebol veio sob o incentivo do irmão [...] que é ortopedista de formação e treinador (de handebol) nas horas vagas [...]“.

Vamos à minha estranheza. Ambos os irmãos citados na reportagem são profissionais com suas respectivas profissões definidas: um fisioterapeuta, outro médico ortopedista. Ambas as profissões são regulamentadas por lei, sendo a segunda, embora de há muito reconhecida, só recentemente reconhecida, as suas prerrogativas (ATO MÉDICO). Certamente que ambos têm seu registro no respectvo Conselho Profissional – CREFITO e CRM-MA. Isso, para poderem atuar legalmente

Pergunto: ambos os profissionais, em sua profissão paralela, ou segunda profissão, ou função profissional, têm competência para isso? têm registro prtofissional no Conselho Regional de Educação Física – Seccional do Maranhão, para atuarem como ‘personal treiner” e o outro como técnico esportivo (de handebol)?

Nas palavras escritas do repórter, tem-se a informação de que ambos exercem uma segunda profissão… esta regulamentada por Lei (vide post abaixo…), e que essa Lei exige que, para o exercício da função ‘Educação Física” o profissional tenha seu registro profissional no CREF-MA; que tenha formação em nível superior, obtida em escola de formação profissional em “educação física”; e não em Fisioterapia ou Medicina…

Como não há essa informação na reportagem, se ambos têm registro profissional no sistema CONFEF/CREF… fica a dúvida se exercem, ou não, irregularmente a função que se lhes declara…

Com a palavra o CREF-MA, se ambos têm, ou não, registro. Em caso negativo, o caso deve ser averiguado pelos demais órgãos fiscalizadores: o próprio CREF-MA, verificado que o fisioterapeuta não tem registro, e em sua Academia (de que é prioprietário e administardor) – ela também deve ser registro, enquanto ente jurídico; o PROCON; a Vigilância Sanitária e, também, o Ministério Público…  exercício ilegal de profissão se constitui crime previsto em Lei…

Aguardo uma resposta…

Comentários

Por Jonathas Carvalho de Sousa
em 2 de Fevereiro de 2010 às 22:45.

"

Como não há essa informação na reportagem, se ambos têm registro profissional no sistema CONFEF/CREF… fica a dúvida se exercem, ou não, irregularmente a função que se lhes declara…     

                                                                                                             "

Ou seja,mesmo que não sejam formados em Licenciatura em Educação Física, mas tiverem registro no cref eles podem atuar na área da Educação Física.

Se a acertiva acima for considerada verdadeira, paremos todos de estudar nos cursos superiores de Educação Física no país. Pra quê ter a formação superior se você pode ter acesso a um registro profissional????

É isso mesmo o que minha leitura interpreta???

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 3 de Fevereiro de 2010 às 12:05.

Jonathas

A legislação vigente diz que há a ficura do PROVISIONADO - aqueles que exerciam a função, mesmo sem a qualificação exigida, até tres anos da nova lei. Direito assegurado... a lei que regulamentou a profissão educação física é de 1998 - então aqueles que exerciam a função até 1995, poderiam requerer o registro profissional, como provisionados e assegurao os seus direitos de exerciico da profissão. teve prazo de vigencia, expirado em 2003... mas... alguns CREFs ainda expedem carteira de profisionado, a exemplo do CREF-5 MA/PI/CE, e mais recentemente, tivemos o caso do DUNGA, que recebeu sua carteira de provisionado do CREF-RS, esmo após a extinção dese dispisitivo legal, porn per exercido não a função de professor ou treinador, mas de jogador de futebol profissionla - essa a justificativa que deram...

Mas aqui no Maranhão, mais de 50% das carteiras expedidas o são para provisionados. Dai minha pergunta: os dois profissionais em questão, solicitaram seus registros em tempo hábil? isto é, exerciam a função educação física antes de setembro de 1995? se sim, solicitaram, com base nesse exercicio profissional, devidamente comprovado, seu registro na qualoidade de provisionado? se sim, foi-lhes expedida o registro profissional? SE NÃO, então temos um caso de exercicio irregular da profissão...

Com a palavra o CREF-MA:

1. os dois profissionais têm registro de provisionado?

2. se sim, quando foi expedida? estão em dia com suas obrigações regimentais?

3. A academia de ginastica de um deles, tem registro junto ao FREF-MA como pessoa juridica? se sim, TODOS os profisionais que atuam, têm registro profissional devidamente regularizado?

4. O outro profissional, o médico, tem registro de provisionado? tem atuado como técnico esportivo (handebol)? em que nivel? escolar? clubistico/federado? quem fiscaliza?

Leopoldo

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 3 de Fevereiro de 2010 às 12:22.

Continunado:

da forma como vêem agindo certos Conselhos Regionais, é de se perguntar, sim, por que o sacrificio de estudar para ver as vagas ocupadas por leigos?

da mesma forma, a falta de fiscalização - e as providencias dos entes responsaveis: sistema CONFEF/CREF, Vigilancia  Sanitaria, PROCON, MP, Policia... -, fazem com que a impunidade do exercício ilegal da profissão seja a tonica. As academias preferem ter em seus quadros leigos atuando, pagando salarios vis, para um lucro maior, do que contratar profissionais habilitados...

É caso de policia, sim!!!! Em São Luis - falo apenas de são Luis, não de todo o Maranhão - existem, hoje, mais de 150 9CENTO E CINQUENTA) ademias de ginástica - não estou contando com as de artes marciais, entre estas as de capoeira, as de dança, as escolinhas de esportes, sejam elas ligadas a colegios ou outras, a clubes, os condomios que mantem equipoamentos de ginastica e/ou psicinas, os clubes (?) esportivos, etc -; apenas as academ ias de ginástica/musculação da capital... pois bem MENOS DE 10% ESTÃO REGULARIZADAS... ISTO É, com o registro como empresa, registro na Vigilancia Sanitaria, Registro no CREF, alvará da prefeitura... registro dos profissionais que atuam...

Temos, hoje, apenas em São Luís, como agencias formadoras de mão-de-obra: UFMA, UEMA, UniCEUMA, UnDB, FACULDADE SÃO LUIS, PITÁGORAS... SEIS... Em Imperatriz, temos mais DUAS, e em algumas cidade do vale do Parnaíba, ministradas pela UFPi, mais três cursos, no Maranhão - total: 11 CURSOS... formando quantos profissionaism por ano? 600? 800? 900? perto disso... mas o mercado está quase todo ele tomado por leigos, sejam como professores de educação física no sistema público - nos três níveis!!! sim, no Federal, temos ainda alguns professores leigos ministrando aulas... no estadula, nem se fala: apenas na SEJUSP, dos 17 cargos técnicos existentes, apenas cinco! são ocupados por profissionais habilitados... e o que falar da Educação? e nos Municípios? no último censo do esporte IBGE, dos 217 municipios maranhenses, apenas 16 informram seus dados e a situação desses, nenhum tinha seu quadro formado e os que informarma alguma coisa, nenhum com habilitação... essa a realidade de nosso estado... impera o caos... e a qum interessa?

Apenas deúncias e ver se os órgãos policialescos - Vigilância Sanitária (municípios e Estado), PROCON, Ministério Público, ajam... denúncias, sei que foram feitas contra 43 academias irregulares, tanto em seu funciionamento quanto no registro de exercicio iligeal de profissão, uma delas, por Venda e Aplicação de drogas 0(tres denuncias...) e nenhum providencia foi tomada, por parte dos órg~çaos em questão.

O Sistema CONFEF/CREF atua, de forma precária, mas só pode autuar, dar prazo para regularizar e não tem o poder de fechar o estabelecimento... cabe à Vigilancia, ao PROCON, à Policia, à Promotira Pública, ao Ministério Público... conformem o caso... mas não agem!!! mesmo com as denuncias encaminhadas...

Fica a dúbida; vale a pena se formar nessa profissão?

Por Jonathas Carvalho de Sousa
em 3 de Fevereiro de 2010 às 15:02.

    

[...] não estou contando com as de artes marciais, entre estas as de capoeira, as de dança,[...]

                                                                                                                                                                                                                   "

Mas as cademias de artes maciais, danças e yoga NÃO devem mesmo ser contadas como "espaços" de ’fiscalização’ do CREF.

outra...

como assim 600,800, 900 profissionais??

A instituição formadora mais antiga, até onde sei, é a UFMA e esta tem uma média de formação de 100 profissionais por ano, positivamente falando;

A UEMA tem o curso sequencial que capacita para o ensino fundamental apenas; Dos relatos que já ouvi, a maior parte vai terminar o curso na instituição privada.....

A UniCEUMA deve estar para formar sua segunda ou no máximo sua terceira turma. Nesta caso sim, pode ser que haja um número de formados bem expressivo;

UNDB - até dezembro havia somente dois semestres no curso de Educação Física, ou seja, sem formados ainda. E não sei se fechou turma para uma possível terceira turma;

Pitágoras e Faculdade São Luís - Conseguiram fechar turma para iniciar o primeiro semestre de 2010???

Não consigo visualizar essa média de formação e como é expresso, caso houvesse todos esses formados anualmente, fica a questão: por que se briga pelo espaço de trabalho "academias"???

A resposta talvez esteja no fato de que ainda não percebemos que este campo de trabalho não é o que mais absorve os profissionais da Educação Física. O campo de absorção estaria nas escolas, o que infelizmente não é o que acontece. Vemos, ou melhor, não vemos os três níveis do poder público se preocupando com a construção de mais escolas e melhoria das condições, tanto físicas quanto de trabalho das já existentes.

Concordo que existam pessoas não capazes para estar trabalhando com áreas da Educação Física, mas continuar na perspectiva de proteção da fatia do bolo é não pensar que existe um campo de trabalho muito mais abrangente e que possibilita que se expresse com uma maior plenitude a função social de ser Professor de Educação Física.

são os pensamentos fluindo....   

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 4 de Fevereiro de 2010 às 11:50.

Jonathas

A instituição mais antiga, é o Colégio ITA, no final dos anos 70... dai sairam os professores que foram fazer a UFMA... houve um tempo em que não se formava ninguém, no curso da UFMA, pois servia apenas de trampolim para o pessoal de Medicina, Odonto, Farmacia...

Hoje temos vários cursos... otimo que a UFMA forme 100 por ano, mas não consegui, ainda, esses dados,pois parece-me que são secredos muito bem guardados, pois já os pedi inumerras vezes, para atualizar o quantitativo de profssionais que poderiam entrar no mercado, anualmente...

O UniCEUMA, se considerar a entrada, deveria ter uma saide de pelos menos, 200 ao ano, ou semestre, não consegui entender, ainda, e o Eduardo nao consegue informar; também já pedi informações... temos Imperatriz, já formando o pessoal e, pelo que sei, seriam 300 vagas ano ano, semestrais... saoiriam quantos? 200?

Temos tres ou quatro cursos da UFPI ministrados no Maranhão... o que nos dariam mais ou menos 100? sem contar aqueles que vão cursar em Teresina e são daqui, e para aqui9 voltam - meu sobrinho, que morava em Paraibano, estuda lá, junto com ele, vão un s 10,k da região e moram em uma republica em Timon... -

A UnDB ainda estáno terceiro semestre? parece-me que sim, quantos/ 30, 40? não consegui essa informação com o Mauro, ainda... o Pitágoras, não conseguiu formar ainda, nenhum turma... e a São Luis, tem quantos? 50? o Alípio não me passou essa informação... mas o potencial é de mais de 600 por ano, a ser formado, o que daria, dadads as necessidades, um déficit de cerca de 5.000 profisionais, apenas para atender ao sistema estadual... há seis anos, data da ultima averiguação que fiz, eram 4.950... en quantas escolas foram abertas, desde então?

E olha que estou falando apenas na rede pública estaduial, mercado para PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA; não me refiro às ACADEMIAS e outras REDES DE ENSINO  de educação física, esportes e atividades físicas... o censo do esporte - IBGE 2006 não dá essa resposta!!!

UEMA - de onde me lembro, foram 480 formados, até agora... cerca de 200 em São Luis... e ainda temos os 280 do antigo curso de educação física da ETFM, hoje IF-MA...

Dos pouco mais de 1.000 com registro profisisonal no sistema CONFEF/CREF, cerca de 80% - preciso rever os numeros - são de PROVISIONADOS - leigos que estão no exercício da função, a sua maioria atuando em academias e no esporte escolar - seja, como ’professores’ de educação física em escolas, a maioria na rede particular...

Os centros de formação em capoeira, com a nova denominação adotada pela FICA - treinador esportivo de capoeira - no9 lugar do ’velho mestre capoeira’, ou do conhtra-mestre, dfo formado, do instrutor, do sei lá o que, que usam, se cumprida, deverá haver o registro no sistema, TAL QUAL OCORRE NOS DEMAIS 150 PAISES QUE COMPÕE A FICA... o problema, como sempre, chama-se Brasil... angola (cultura???) x regional (esportiva)...

aliás, ontem termuinou as reunião, ocorrida em Portugal, com os membros da FICA e o COI, para integrar a Capoeira entre os esportes olimpicos... e daí, como vai ficar????

Leopoldo


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.