MATRIZ DE REFERENCIA PARA AVALIAÇÃO COGNITIVA EM LARGA ESCALA DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA – 9º ano do Ensino Fundamental (PONTES JUNIOR, 20141).
Resumo
Introdução:
A Educação Física na escola possibilita a contextualização das práticas corporais com temas relacionados com objetivos de aprendizagem discente nos aspectos fisico-esportivos, socio-afetivos e cognitivos. No entanto, para esse último aspecto, há carência de uma matriz de referência para avaliação cognitiva em larga escala que possibilite identificar os conhecimentos dos alunos em relação aos conteúdos da disciplina Educação Física. Portanto, este estudo tem como objetivo de desenvolver e validar uma matriz de referência para avaliação cognitiva em larga escala dos conteúdos da Educação Física na escola. Método: A matriz foi elaborada com base nos objetivos de aprendizagem dos Parâmetros Curriculares da Educação Física para o Ensino Fundamental. Por meio de um questionário com perguntas de respostas fechadas e 41 itens em escala, participaram do estudo 210 professores e pesquisadores de Educação Física no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) das 5 regiões do Brasil, sendo 58,4% mestres e doutores e 41,6% graduados e especialistas. Resultados: Realizamos a análise fatorial exploratória e os resultados indicam que três fatores foram extraídos nomeados: 1) Dimensão Sociocultural das Práticas Corporais; 2) Dimensão Biológico-Funcional da Atividade Física; e 3) Dimensão Técnico-Competitiva dos Esportes. A amostra foi adequada ao estudo (KMO = 0.927; BST ≤ 0.01, χ² = 7688,801, df = 820), obteve satisfatória variância total explicada (57.41%) e a consistência interna dos itens nestas três dimensões situou-se acima de 0.80, sugerindo a precisão dos resultados. Discussão: Discute-se a utilização da escala para a avaliação dos alunos sobre os conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental. Consideramos que a matriz de referencia é adequada para fornecer aos professores e pesquisadores indicativos de dimensões dos conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental que podem ser avaliados cognitivamente em larga escala.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; Educação Física escolar; Matriz de Referencia
DIMENSÃO I – SOCIOCULTURAL DAS PRÁTICAS CORPORAIS | |
Temas |
Descritores
Esporte educacional e jogos populares
D21 – Identificar as diferenças entre esporte e jogo
D22 – Reconhecer jogos e brincadeiras populares
D23 – Identificar as diferenças entre competição e cooperação
D24 – Identificar as diferenças entre esporte de rendimento e esporte de lazer
D26 – Distinguir esporte na escola e esporte da escola
D39 – Identificar ações de respeito e integridade física ao outro
Esportes, lutas e ginásticas
D28 – Conhecer as histórias e influências socioculturais nos esportes coletivos convencionais (Futebol, Futsal, Basquete, Vôlei de quadra, Vôlei de praia e Handebol)
D40 – Conhecer as histórias e influências socioculturais das lutas
D43 – Conhecer as histórias e influências socioculturais das ginásticas
D31 – Conhecer as histórias e influências socioculturais nas modalidades dos esportes individuais convencionais (Natação e Atletismo)
Danças
D46 – Reconhecer as características das danças populares
D47 – Conhecer as histórias e influências socioculturais das danças
D48 – Associar a mímica aos movimentos expressivos
D49 – Associar a danças aos movimentos expressivos e rítmicos
D51 – Associar a prática da dança a ambos os gêneros
D52 – Reconhecer as danças como parte das manifestações culturais
D53 – Associar a expressividade e o ritmo à construção de desenho coreográfico simples
D54 – Relacionar danças folclóricas com as regiões que representam
DIMENSÃO II – BIOLÓGICO-FUNCIONAL DA ATIVIDADE FÍSICA
Temas
Descritores
Aptidão física relacionada à saúde
D2 – Diferenciar atividade física aeróbia de anaeróbia
D3 – Estabelecer relações entre os resultados de um teste físico e o impacto para a saúde
D4 – Identificar exemplos de atividades físicas relacionadas à capacidade cardiorrespiratória
D5 – Identificar exemplos de atividades físicas relacionadas à flexibilidade
D6 – Identificar exemplos de atividades físicas relacionadas à força e resistência muscular
D8 – Calcular o Índice de Massa Corpórea
Impactos da atividade física à saúde
D7 – Inferir sobre os efeitos da atividade física regular sobre a qualidade de vida
D10 – Estabelecer relações entre atividade física e as doenças crônico-degenerativas
D11 – Reconhecer os efeitos das atividades físicas no corpo
D12 – Identificar os efeitos do esporte de rendimento na saúde dos atletas
D14 – Identificar os componentes da aptidão física relacionada à saúde
D19 – Estabelecer relações entre nutrição e desempenho físico
DIMENSÃO III – TÉCNICO-COMPETITIVA DOS ESPORTES
Temas
Descritores
Esportes convencionais, lutas e ginásticas
D29 – Conhecer as principais regras oficiais dos esportes coletivos convencionais (Futebol, Futsal, Basquete, Vôlei de quadra, Vôlei de praia e Handebol)
D30 – Conhecer os aspectos técnicos e táticos dos esportes coletivos convencionais (Futebol, Futsal, Basquete, Vôlei de quadra, Vôlei de praia e Handebol)
D32 – Conhecer as principais regras oficiais das modalidades dos esportes individuais convencionais (Natação e Atletismo)
D33 – Conhecer os aspectos técnicos e táticos das modalidades dos esportes individuais convencionais (Natação e Atletismo)
D41 – Conhecer os aspectos técnicos e táticos das lutas
D42 – Conhecer as principais regras oficiais das modalidades de lutas
D44 – Conhecer os aspectos técnicos e táticos das ginásticas
D45 – Conhecer as principais as regras oficiais das ginásticas
Esportes radicais, alternativos e não convencionais
D35 – Conhecer as principais regras oficiais de esportes radicais, alternativos e não convencionais.
D36 – Conhecer os aspectos técnicos e táticos de esportes radicais, alternativos e não convencionais.
D50 – Reconhecer as modalidades de dança esportiva e competitiva
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.