AOS CAPOEIRAS MARANHENSES, em particular, e, a todos/as, em geral, bem como, seus/suas simpatizantes,

filme sobre mestre Sapo2

Aqui ou em qualquer lugar do mundo convido-os/as a ler e assinarem a petição abaixo postada e assim dizer um NÃO à ganância do CONFEF/CREF’s, instituições que manobram por todos os meios para enquadrar a Capoeira aos seus ditames, retirando dos/as mestres/as sua condição ancestral de repassar o conhecimento aprendido e apreendido no seio dessa cultura essencialmente popular.

 

Qualquer educador/a físico/a que queira fazer parte da Capoeira, não tem qualquer problema, pois muitos/as já fazem, porém, que ingressem na Arte submetendo-se aos valores e fundamentos tomados de seus/suas mestre/as e não de suas representações profissionais, vez que os interesses destas, não são outros, que não mercadológicos.

 

A nossa Arte Guerreira, hoje, presente em mais de 160 países é fruto de esforços exclusivos e, pessoais, dos/as capoeiras, que ao longo de gerações fizeram e fazem com que a Capoeira esteja no patamar em que chegou.

 

No entanto, chegado o momento dos/as capoeiras desfrutarem tudo o que conquistaram a duras penas; superando os mais execráveis preconceitos, não tem como aceitar que instituições como CONFEF e CREF’s, de olho somente no enorme mercado que se mostra venham querer açambarcar o que é dos capoeiras de direito, por gerações.

 

Por toda uma manobra espúria, cuja articulação se faz ptesente no Legislativo e no Executivo, requer assinarmos a petição abaixo postada, no que todos/as que puderem possam repassar ao maior número de capoeiras e simpatizantes.

 
Marco Aurelio Haikel
Mestre de Capoeira do Centro Matroá.
Conselheiro Municipal de Cultura
Advogado

https://docs.google.com/…/1zRnngCW0ociFm7Ffa5rDt0…/viewform…

Pelo FIM da PERSEGUIÇÃO do SISTEMA CONFEF/CREF’s: Basta!!! Nós, Capoeiristas de todas as Matrizes, Defensores e Defensoras do Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro dizemos NÃO a Resolução Nº 44 do Conselho… docs.google.com

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.