ARTUR EMÍDIO E A CAPOEIRAGEM EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO[1]

Especial para O Imparcial

NOTA – em crônica publicada pelo Mestre André Lacé em homenagem ao Grande Mestre Artur Emídio de Oliveira, nos é informado que o velho Mestre não anda passando nada bem, em seu quadro precário de saúde, apresenta problemas nos joelhos.

 

Artur Emídio – assim como alguns grandes mestres do passado, Bimba, Pastinha e outros –  está tendo um fim de vida injusto com seu talento de atleta e de artista, injusto com a sua extraordinária capoeira, uma das melhores que já se viu na capoeiragem. Nada sendo feito, as lideranças não se sensibilizando e objetivando uma efetiva ajuda,  teremos mais um grande mestre (Itabuna!) morrendo na miséria[2].

 

Artur Emidio de Oliveira

 

à Bonsucesso faisait sensation

les dimanches tous allaient voir le champion

dans son académie de capoeira

 

Artur Emidio était génial

un maître qu”on ne peut oublier

jouant sans style particulier

ni angola ni régionale

 

Tous venaient lui demander conseil

pour savoir comment s”améliorer

mais aujourd”hui ça n”est pas pareil

beaucoup préfèrent encore l”ignorer [3]

 

Em “CAPOEIRAGEM EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO”, já publicado em nosso ‘Jornal do Capoeira’, procurei resgatar os primórdios da capoeira praticada em São Luís do Maranhão (Brasil), assim como seu estágio atual, através do resgate da história de vida de seus principais atores – os Mestres de Capoeira.

A Capoeira maranhense teve dentre seus precursores, Roberval Serejo. Para o Mestre Mirinho[4] – Casimiro José Salgado Corrêa – a origem da capoeira no Maranhão se deu com o finado Roberval Serejo, quando fundou o grupo “Bantus”, em época remota (anos 60). Este grupo praticava a capoeira na antiga Guarda Municipal, no Parque Veneza.

Outro Mestre, Patinho, relata o aparecimento desse grupo:

… bem aqui na Quinta, bem no SIOGE. Década de 60 era um grande reduto da capoeira principalmente na São Pantaleão, onde nasci… Pois bem, um amigo que tinha recém chegado do Rio de Janeiro, Jessé Lobão, que treinou com Djalma Bandeira (foto) na década de 60; Babalú, um apaixonado pela capoeira; outro amigo que era marinheiro da marinha de Guerra, também aprendeu com o mestre Artur Emídio do Rio, Roberval Serejo; juntamos Jessé, Roberval Serejo, Babalú, Artur Emídio e eu formamos a primeira academia de capoeira, Bantú, e estava sem perceber fazendo parte da reaparição da capoeira no Maranhão. Também participou Firmino Diniz e seu mestre Catumbi, preto alto descendente de escravo. “Firmino foi ao Rio e aprendeu a capoeira com Navalha no estilo Palmilhada e com elástico, nos repassando.” (Antonio José da Conceição Ramos – Mestre Patinho – em entrevista concedida a Manoel Maria Pereira) [5].

 

 

 

Roberval Serejo aparece no Maranhão por volta dos anos 60 do século passado; era escafandrista da Marinha, tendo aprendido capoeira no Rio de Janeiro – quando lá servia -, com o Mestre Arthur Emídio, um baiano de Itabuna, considerado referência na história da capoeira:

“Segundo ‘Seu’ Gouveia [José Anunciação Gouveia] esse pequeno grupo [de capoeira, liderado por Roberval Serejo], não tinha um local nem horário fixo para seus treinamentos, sendo que, por volta de 1968, criou-se a primeira academia de capoeira em São Luís, denominada Bantú, quando passou a contar com vários alunos, como Babalú, Gouveia, Ubirajara, Elmo Cascavel, Alô, Jessé Lobão, Patinho e Didi”. (MARTINS, 2005, p. 31) [6].

 

Mestre Patinho – o mestre de referencia da capoeira maranhense, hoje -, afirma ter recebido influencia de Artur Emídio: “Eu recebi muita influência de Mestre Sapo, Artur Emídio, Catumbi e Djalma Bandeira que todos foram alunos de Aberrê”. (Mestre Patinho in Entrevistas) [7]

 

 

 

 

 

 

GRUPO BANTUS

|

(Mestre Catumbi)

Mestre Firmino Diniz

(Mestre Artur Emídio)

Mestre Roberval Serejo

(Mestre Djalma Bandeira)

Mestre Jessé Lobão

|

Babalú  

Patinho

Gouveia
Manuel Peitudinho Alô
Ubirajara Didi
Elmo Cascavel  

 

Roberval Serejo morre em 1970, enquanto mergulhava a trabalho na construção do Porto do Itaqui; seus alunos da academia Bantú passam a treinar com Mestre Sapo, que forma, então, seu grupo e passa a dar aulas em uma academia de musculação, localizada na Rua Rio Branco:

“Acredita-se que Mestre Sapo, embora muito novo passe a ser a maior referência da capoeira de São Luís, respaldado por Mestre Diniz, que era o mais experiente de todos, mas que não tinha tempo de se dedicar ás aulas de capoeira em função de seu trabalho. No entanto, ainda continuava a promover suas rodas de capoeira”. (MARTINS, 2005, p. 36).

 

 

 

 

 

 

ABERRÊ

|

  CANJIQUINHA  
Brasília SAPO Vítor Careca

|

 PATINHO

 

Buscamos na memória dos Mestres mais antigos de São Luís a influência de Artur Emídio na/para a atual Capoeira maranhense.

 

 

GENESE DA CAPOEIRA NO MARANHÃO

LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ (2006)

 

 

 

Roberval Serejo aparece no Maranhão por volta dos anos 60 do século passado; era escafandrista da Marinha, tendo aprendido capoeira no Rio de Janeiro – quando lá servia -, com o Mestre Arthur Emídio, um baiano de Itabuna, considerado referência na história da capoeira: “Segundo ‘Seu’ Gouveia [José Anunciação Gouveia] esse pequeno grupo [de capoeira, liderado por Roberval Serejo], não tinha um local nem horário fixo para seus treinamentos, sendo que, por volta de 1968, criou-se a primeira academia de capoeira em São Luís, denominada Bantú, quando passou a contar com vários alunos, como Babalú, Gouveia, Ubirajara, Elmo Cascavel, Alô, Jessé Lobão, Patinho e Didi”. (MARTINS, 2005, p. 31). 

In http://www.blogsoestado.com/leopoldovaz/2009/12/27/artur-emidio-e-a-capoeiragem-em-sao-luis-do-maranhao/

 

[1] http://www.blogsoestado.com/leopoldovaz/2013/11/15/cronica-da-capoeiragem-artur-emidio-e-a-capoeiragem-em-sao-luis-do-maranhao/

[2] (in JORNAL DO CAPOEIRA, Edição 74 – de 21 a  27 de Maio de 2006, disponível em – www.capoeira.jex.com.br

[3] André Luiz Lacé Lopes in Capoeiragem no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo; literatura de cordel, Rio de Janeiro, 2005 (trecho tirado da edição em francês, 2006).

[4] In LIVRO ÁLBUM DOS MESTRES DA CAPOEIRA NO MARANHÃO – em entrevista concedida a Hermílio Armando Viana Nina aluno do Curso de Educação Física da UEMA, em fevereiro de 2005.

[5] Antonio José da Conceição Ramos – Mestre Patinho – em entrevista concedida a Manoel Maria Pereira in “Livro-Álbum dos Mestres de Capoeira do Maranhão”, trabalho de pesquisa apresentado a disciplina História da Educação Física e Esportes, do Curso de Educação Física da UEMA, turma C-2005.

[6] MARTINS, 2005, obra citada..

[7] Antonio José da Conceição Ramos – Mestre Patinho – em entrevista concedida a Manoel Maria Pereira in “Mestres de Capoeira do Maranhão”, trabalho de pesquisa apresentado a disciplina História da Educação Física e Esportes, do Curso de Educação Física da UEMA, turma C-2005.

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.