Estava eu aqui, aguardando a Internet voltar ao ar, quando resolvi ‘ganhar’ tempo e retomar a atualização do ATLAS DO ESPORTE NO MARANHÃO, quando deparei-me com a AMEA, atual FMD… resolvi então complementar as informações das instituições de abrangencia estadual, e recuperar a memória da FMD… não encontrei nada no sitio da mesma, que levasse à seu histórico. Apenasna wikipédia a informaçlão de que fora fundada em 1918 e mais nada!!!

Assim, com o auxílio dos cronistas esportivas do Maranhão – atenção, meu bom José – espero resgatar essa memória; é o que tenho até o momento…

 

ASSOCIAÇÕES E MOVIMENTOS DE ABRANGÊNCIA ESTADUAL

Associação Maranhense de Esportes Amadores – AMEA

FEDERAÇÃO MARANHENSE DE DESPORTOS – FMD

 

ORIGENS

1915 Graças ao empenho do cônsul inglês, a partir de 1915, houve um que renascimento dos esportes em Maranhão. Os estudantes movimentam-se para reabilitar o futebol;

JULHO“FOOT-BALL – Um esforçado grupo de rapazes, no intuito de elevar o sport entre nós, resolvel adquirir o campo do Fabril, para as pugnas do elevado jogo britânico, ‘foot-ball’. Existe grande animação nos preparativos, entre os sportamen, a idéia do Campeonato Maranhense de Foot-ball o qual será disputado em 15 de nowembro, contando ao ‘team’ vencedor, 11 medalhas de ouro”. (O JORNAL, 31 de julho de 1915). – Esse grupo aluga as dependências do Fabril para realizar os eventos esportivos, em espcial o futebol

AGOSTO – O primeiro encontro desses abnegados “sportistas” aconteceu logo em seguida: “FOOT-BALL – No grond da Fabril, jogaram hontem, um match de trenagem. Alguns moços de nosso escol, que cogitam de fundar dois clubs desse sport, afim de diliciar o público maranhense, com algumas de suas partidas” (O ESTADO, 9 de agosto de 1915).

– Esses estudantes uniram o agradável – reorganizar os “sports” no Maranhão – ao útil, chamando a atenção da sociedade para o movimento que iniciavam. Juntam-se à Maçonaria, oferecendo-se para realizar uma partida de futebol, em benefício dos flagelados da grande seca de 1914/15, pois as lojas maçônicas desta capital nomearam comissões com o fim de arrecadar fundos para socorrer os flagelados, dentre as atividades programadas – seção de cinema, passeios marítimos – haveria um jogo de futebol, a ser realizado no mês seguinte: “FOOT-BALL – Um grupo de moços de nossa melhor sociedade offerecem ao comité Pró-flagelados, uma partida de foot-ball, entregando-lhe a renda verificada. Essa partida terá lugar no grond da Fabril e será opportunamente anunciada” (O ESTADO, 13 de agosto de 1915).

– Em função desse movimento em prol dos flagelados dos estados vizinhos – Ceará e Piauí – reuniram-se – na Cervejaria Maranhense, localizada na Praça João Lisboa – os idealizadores do Campeonato Maranhense de Foot-ball, para a organização do grande “match” que pretendiam realizar (O JORNAL, 14 de agosto de 1915). Nessa reunião ficou resolvido que “… na impossibilidade de fundação do Clube, se organizem dois ‘team’ denominados Franco Alemão – que terá de se bater em benefício dos flagelados da seca. Ficam assim compostos os team. Presidente: Carlos Alberto Moreira; Thesoureiro: Affonso Guillon Nunes; Secretário: Hugo Burnet. – TEAM FRANCEZ – Forwards – Gastão Vieira; Trajano Lebre, Carlos Moreira, Hugo Burnett, Manoel Borges, Antonio Ferreira; Half-backs – Carlos Leite; Antonio Cunha;Backs – Affonso Guillon Nunes; João Torres, dr.;Goal-keeper – Antonio Carvalho Branco; Captain – Carlos Moreira. – TEAM ALLEMÃO – Forwards – Nestor Madureira; Gentil Silva, José Souza; José Cantanhede; Maralteno Travassos; Half-backs – João Guedes; Antonio Paiva; Backs – Julio Gallas; Raul Andrade; Goal-keeper – Albino Faria; Captain – José Souza”. (O JORNAL, 14 de agosto de 1915).

– No Domingo, dia 15 de agosto, foi realizado um jogo-treino: “FOOT-BALL – Conforme noticiamos, realizou-se hontem, às 16 horas, o primeiro match de trenagem da série instituída. O público já principia a tomar interesse pelas partidas, tanto que a concorrência foi animadora.” (O ESTADO, 16 de agosto de 1915).

Estavam envolvidos os alunos do Liceu Maranhense, do colégio Marista Maranhense e do Instituto Maranhense (este, inaugurado um ano antes). Segundo MARTINS (1989), ”… Promoveram sessões, usando as próprias salas de aula, estimulados pelos mestres. Graças a essas reuniões, surgiram os quadros do Brasil F. Club, do S. Luís F. Club, do Maranhão Esporte Club, e do Aliança F. Club. Essas entidades, aos poucos, foram agrupando-se, tornando-se clubes. A cada dia, os estudantes melhor se integravam, e para exercitar-se utilizavam o velho ‘field’ da Fabril, que tinha sido desativado pela FAC. Estávamos com o campo da Rua Grande muito mal, mato tomando conta de todas as dependências, inclusive das arquibancadas. (p. 328). Foi realizado um jogo entre os estudantes dos Maristas contra os do Brasil F. Club. Para poder assistir à partida, os espectadores deveriam se apresentar vestidos decentemente: “FOOT-BALL – “Amanhã, às 8 horas, vai jogar uma partida no ground da Fabril contra o team dos irmãos Maristas um outro do club ‘Brasil’. A entrada será franca a todas as pessoas que se apresentarem decentemente vestidas”. (O ESTADO, 28 de agosto de 1915).

– o movimento estudantil havia ganhado as ruas, tudo se fazendo para reanimar o futebol. Gentil Silva tinha retornado do Amazonas – onde havia trabalhado pelo esporte amazonense, ajudando ao Manaus Sporting Club – e integra-se ao movimento estudantil, tendo-o acompanhado nessa jornada um caixeiro viajante conhecido como “Zé Italiano”, muito estimado pelos estudantes. Dessa união, foi fundado o “GUARANI ESPORTE CLUBE”, que recebeu esse nome do proprietário do “Bar Guarani”, Sr. Gasparinho. É que as reuniões eram realizadas neste bar, situado na esquina da Rua Grande com a Godofredo Viana, em frente ao cine Éden. Formaram-se duas onzenas, denominadas “Alemão” e “Francês”, formando-se, também, duas torcidas, uma apoiando os “aliados”, e a outra, formada pelos “germanófilos”. Essa torcida ainda tinha o incentivo dos tripulantes dos navios alemães, abrigados em nosso porto, devido à Primeira Guerra Mundial. Dejard Martins (1989) traz que surgiram em 1915 os seguintes quadros: Brazil FC. E Aliança FC (Liceu Maranhense); São Luiz FC (Maristas); Maranhão SC (Instituto Maranhense) a partir de reuniões de alunos em suas salas de aula. Mas há indícios de que o São Luiz Foot-Ball Club, do Colégio Maristas (São Francisco de Paula) seja um pouco mais antigo, fundado em 1914.

– MARTINS (1989) afirma que Gentil Silva esteve a um pé do novo FAC: “Contudo, aconteceu que, para ele, o futebol deveria ser altamente popularizado, no que não estavam de acordo os associados, na sua grande maioria, embora não discordando de um dos pontos definidos: a necessidade de pugnar pelo aperfeiçoamento físico. Não concordavam em abrir os portões para receber o grande público com pagamento de ingressos, porque o propósito do novo FAC era não vulgarizar a prática desportiva.(p. 331). Aqueles que tinham o mesmo pensamento de Gentil deixaram o clube da Rua Grande e o Guarani tinha se esfacelado. Não foi abandonada a idéia de popularizar o futebol. O grupo dissidente reativou o “ONZE MARANHENSE”, com sede no Parque 15 de Novembro (avenida Beira Mar), nas proximidades do Beco do Silva. O campo foi construído numa área livre – no Baluarte – “longe das vistas do grande mundo de curiosos e aficionados”, informa MARTINS (1989). O terreno não era cercado e reclamava muito trabalho de nivelamento e outras medidas, tendo sido tudo feito com muito sacrifício, pois o terreno era pantanoso, necessitando-se de algumas carradas de entulho, cedidas pelo intendente de São Luís, tenente-coronel Luso Torres. Nivelado o terreno, foi feita a gramagem e tudo ficou como ambicionavam. E  “… Nas tardes domingueiras, o povo estava reunido. Famílias da vizinhança e outros amantes do esporte, vindos de longe, postavam-se para ver o jogo. Jogavam Brasil F. Clube, Vasco da Fama E. Clube, Santiago Esporte Clube e Fênix F. Clube. O sonho de Gentil Silva tornou-se realidade.” (MARTINS, 1989, p. 331). Para esse autor, “foi, sem qualquer sombra de dúvida, Gentil Silva o responsável pela popularização do futebol em terra maranhense, no momento que, deixando as hostes do FAC, achou oportuno desenvolver a prática do apreciado esporte aos olhos do povo, num campo que, de princípio não possuía cercas”. (MARTINS, 1989, p. 332)

1916 é fundada a Liga Sportiva Maranhense (LSM), que não sobrevive.

1917 nesse ano é proposta a fundação de uma Liga Esportiva do Norte, para realização de eventos – jogos – classificatorios para o campeonato brasileiro, organizado pela Federação Brasileira de Esportes

MARÇO é fundada a Liga Maranhense de Foot-Ball com os seguintes clubes: FAC, Onze Maranhense, Ubirajara, Anilense, Vasco da Gama, Luso Brasileiro, Brasil, Bragança e Santiago. A primeira diretoria foi eleita no dia 27: Presidente: Capitão-tenente Artur Rego Meireles; vice-presidente: J. M. A. Santos (Nhozinho Santos); 1º Secretário: Gentil Silva; 2º Secretário: João Belfort; Tesoureiro: Jonas Hersen. Inaugurada em 1º de abril, na sede do FAC. Logo caiu no descrédito, sendo proposta a criação de nova liga, em 1918

ABRIL – A última semana desse abril de 1917 esteve movimentada, com o surgimento da Liga Maranhense de Foot-Ball.

Nesse ano de 1917, o esporte em Maranhão se consolida. Além do surgimento de inúmeras outras associações esportivas e de clubes de futebol, inicia-se o intercâmbio com os dois estados vizinhos, com a visita do Clube do Remo, no início do ano, e de um torneio envolvendo o Paysandu, do Pará, e o Internacional, da cidade de Parnaíba-Piauí, no final do ano. Começam as “importações” de jogadores… Sem dúvidas, o fato mais importante para a consolidação do foot-ball association em Maranhão – e de outras modalidades esportivas, foi o surgimento da Liga Maranhense de Foot-Ball, nos meados do ano. Um leitor, usando o pseudônimo de “Texas”, escreve ao jornal O Estado, relatando o acontecido, ao mesmo tempo em que fazia um breve histórico da implantação do futebol em São Luís:

1918 nesse ano é fundada nova Liga Maranhense de Sports, só estabelecida em 1919; porém realiza aquele que seria o primeiro Campeonato Maranhense. Dentre seus diretores estavam Hermínio Bello e Tarquínio Lopes Filho. Seus estatutos foram publicados no Diário oficial de 26 de abril de 1919.

1920 Por problemas administrativos e do campeonato que estava se desenvolvendo, é fundada a União Desportiva Maranhense (UDM) pelos clubes Luso Brasileiro, Fênix, Paulistano e Cruz Vermelha, e mais Cruzeiro, Internacional e Tupan (São Bento), fazendo oposição a LMS por um ano. O que motivou o desaparecimento dessa liga foi o reconhecimento da LMS como entidade oficial filiada à Confederação brasileira de Desportos (CBD, atual CBF).

1921 AGOSTO foi solicitado a LMS informações sobre os clubes, os sócios, as instalações e as competições locais a fim de compor a seção desportiva do Dicionário Histórico, Geográfico, e Etnográfico Brasileiro, em comemoração ao Centenário da Independência.

1927 JUNHO – fundada a Associação Maranhense de Esportes Atléticos (AMEA); as duas ligas coexistiram, em pé de guerra, até 1929

– o Maranhão participa pela segunda vez do Campeonato Brasileiro de Seleções, com uma equipe formada por jogadores das duas ligas – LMS e AMEA – por interferência do Governador do Estado, Magalhães de Almeida, do Intendente Municipal (Prefeito) Jayme Tarares, e do Chefe de Policia, Cel. Zenobio da Costa. A equipe era formada por Dico, Neophito, Negreiros, Rayol, Chico Bola, Jagunço, Pinduba, Zezico, Clodomir, Severino, Baé, Tomaz e Mourão; chefe da deleção: Hermílio Bello, presidente da LMS. Os maranhenses perderam para a seleção de São Paulo por 13 x 1, no dia 12 de outubro

1928 eram disputados dois campeonatos estaduais, cada um promovido por uma Liga – LMS e AMEA -, sendo que esta era a reconhecida pela CBD. Naquele ano, o Vasco sagrou-se campeão (no tapetão contra o Luso) e o da LMS não foi concluído.

1929 – a AMEA estava desacreditada, devido às brigas entre os dirigentes esportivos – LMS x AMEA -; assume a AMEA Waldemar Britto (facção Waldemar), havendo então duas Associações, a da ‘facção Waldermar’ e a da ‘facção Tarquínio’.

– em 124 de junho, em meio à crise que se instalara, a AMEA foi descredenciada pela CBD devido às anormalidades reinantes.

– São Luis é escolhida sede do Zonal Norte do Campeonato Brasileiro de Seleções; por  problemas internos – duas AMEAS – foi transferido de local, e o Maranhão não participou do evento, nem no do ano seguinte, retornando apenas em 1931

– A AMEA, “facção Tarquínio” concluiu o seu campeonato de 1927 em 1928; o de 1928 em 1929; o da “facção Waldemar Brito” não teve fim, nem campeão;

1934 06/09 Pacotilha A LEA – Liga de Esportes Athleticos – organiza o primeiro campeonato maranhense de Atletismo.

1935 20/03: a AMEA realiza o torneio de abertura de futebol, do ano de 1935, no campo do João Paulo, com grande afluência do público, apesar da chuva. Em nota, a AMEA conclama seus diretores a darem especial atenção às outras modalidades de esporte, para além do futebol e do basquetyebol, devendo ser incentivada a prática do atletismo, do tênis e de esportes náuticos (Pacotilha).

05/05 AMEA: em oficio endereçado ao Intendente Municipal (Prefeito) Antonio Bayma, A. Carneiro Maia apresenta as propostas da Associação Maranhense de Esportes Amadores para a reformulação do esporte maranhense, quando foi proposta, pela municipalidade, a construção de um estádio. A AMEA propõe a reestruturação com a fundação de Ligas especializadas, tais como as de Futebol, Voleibol, Basquetebol, Tenis, e outras se possíveis; estas entidades tomariam o nome de Liga Maranhense de Futebol, de Basquetebol, etc.; a Liga de Futebol teria como fundadora os clubes América, Automóvel, Campinas, Itararé, Montevidéu, Maranhão, Recife, Syrio, Sampaio Corrêa e Tupan, na 1ª divisão, e os restantes clubes da Liga de Esportes Atléticos na segunda divisão; a de basquetebol os clubes América, Automovel, Maranhão, Recife, Syrio, Sampaio Corrêa e Tupan e clubes de estabelecimentos escolares e militares; a direção das ligas será composta de Diretório e Conselho Superior; para a Liga Maranhense de Foot-ball indicamos como primeiros dirigentes:

 

As diretorias das demais ligas seriam escolhidas pelos clubes que apoiassem a formação das mesmas; a AMEA reformularia seus estatutos num prazo de 60 dias, e continuaria a ser a única representante maranhense junto à Confederação Brasileira de Desportos; os novos diretores seriam escolhidos pelas ligas especializadas; a titulo de experiência, o campeonato de futebol seria realizado em dois turnos, com quatro jogos aos domingos e feriados; a reforma dos estatutos seria feita sob a presidência do Intendente Municipal (Prefeito), por dois representantes dos clubes filados e dois representantes dos dissidentes (Pacotilha).

 

Segundo a Wikipédia, a FMD  foi fundada em 1918. https://pt.wikipedia.org/wiki/Federa%C3%A7%C3%A3o_Maranhense_de_Futebol

1947 em nota, já aparece a FMD

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.