Audiência Pública de Esporte e Cidadania em Morros – MA

by futebolderua

A Comissão Pró-Selo de Morros – MA, realizou a Audiência Pública de Esporte e Cidadania “PORQUE O ESPORTE E CIDADANIA EM MORROS?” ontem dia 11 de Abril.
O evento aconteceu no Auditório da Escola CEMB.

Esta Audiência teve como objetivo principal, mostrar o trabalho que já foi feito, levantar propostas para garantir melhorias na qualidade dos programas já existentes no Município.

Iniciaram o evento com apresentação cultural, depois apresentaram o levantamento sobre a situação do esporte, mostra de vídeos e imagens sobre o 1º Circuito de Esporte e Cidadania realizado no município, apresentaram propostas e encaminhamentos para as atividades de esporte.

Mesmo não dispondo de estrutura física para a prática de esporte no Município, todas as Crianças e Adolescentes tem o direito garantido por Lei a praticarem esporte na Escola. Porém, o que ainda falta, são Profissionais qualificados e comprometidos com a causa.

qui, 12/04/12 por leopoldovaz | categoria Educação Física & Saúde, Esporte Escolar

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 13 de Abril de 2012 às 18:44.

Como resolver problemas?

Sabemos todos que cada Região/Comunidade apresenta características próprias e anseios que muitas vezes não são devidamente interpretados pelos próprios intérpretes e, na maioria das vezes, confundem o ponto de partida com o ponto de chegada.

Pelo último parágrafo em que são consignadas as conclusões da Audiência Pública - não disponibilidade de locais e equipamentos, e professores de EF - e a óbvia declaração dos direitos das Crianças e Adolescentes, imagino que as coisas vão ficar como estão por longo tempo, a não ser que uma voz traga luz àquela comunidade. Há pouco (10/3) publiquei o artigo intitulado "Conquista do Interior", especialmente voltado para a cidade maranhense de Balsas. Inclusive, insinuei-me junto ao seu prefeito diretamente através de e-mail. Vejam a minha oferta: "Já dissemos certa feita que, guardadas as devidas proporções, guiamo-nos por um espírito missionário em nossa obra, posto que fazemo-lo como doação, com amor incondicional. Enquanto vamos postando novas mensagens, tentamos adivinhar do que mais necessitam nossos leitores e capturá-los com linguagem simples e de fácil aplicação imediata. Já perceberam todos que nosso lema pedagógico está [...]". Siquer obtive resposta.

Em outro momento, literalmente missionário, ofereci a dois padres que estavam retornando aos seus postos de trabalho - Rondônia e Palmas - algumas poucas bolas de voleibol e três mini redes para a prática recreativa de crianças e jovens nas comunidades por eles assistidas. Não demorou muito, e desencadeou-se uma busca incessante ao Procrie, certamente por mais e melhores informações para o seu auto-desenvolvimento.   

Não seria isto de que estão precisando? Como "fazer" esporte onde só existem dificuldades? Apresento-lhes duas soluções recorrentes: 1)ajuda de professores universitários; 2) Procrie (atenção: "o projeto"). É evidente que não temos à distância elementos para levar e resolver seus problemas (vejam o que foi dito inicialmente), contudo, podemos levá-los a pensar a equacionar os problemas (todos têm), e, por vocês mesmos, encontrarem soluções a pouco e pouco. Problemas sempre terão, então trata-se de planejar e ranqueá-los para que sejam tratados passo a passo.

Peço ao Leopoldo que seja o mensageiro desse texto àquela comunidade. E a outros que nos leram e que se encontrem na mesma situação busquem em http://prezi.com/9nhuhq5t7coh/procrie/ ou simplesmente www.procrie.com.br/. Verão em "Novo Sumário" uma gama repleta de artigos muitos deles talvez se encaixem para a solução de problemas eventuais. Boas leituras!  


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.