Mestre Marco Aurélio levantou, outro dia, uma questão pertinente sobre a ancestralidade da Capoeira(gem). Levantou a hipótese de que poderia ter uma origem, em terras brasileiras,  a partir dos combates pela sobrevivência dos Palmares. E a diáspora que pode ter havido após a destruição deste.   Captura de negros, a devolução aos seus antigos proprietários e o acordo com os bandeirantes paulistas de que, os capturados, poderiam ser negociados. Índios, mulatos, mamelucos, e mesmo brancos, que viviam nos Palmares teriam se dispersado, levando a forma de luta/defesa que desenvolveram.   Junto ao Mestre, nesta busca da verdadeira história desse jogo/luta o material abaixo, que poderá alimentar suas conjecturas:   1687-BAHÍA-Jogo da Capoeira na Serra da Barriga.  FOTO: Annibal Burlamaqui, patrono de la Capoeira Deportiva. (pag88)-Subsidios para a Historia da Capoeiragem no Brasil, Inezil Penha Marinho, Archivos da Escola Nacional de Educaçao Fisica e Desportos-Brasil. Em 1687, sendo governador Matias da Cunha, o sertanejo, estacionado no sertao da Bahía, ofereceu os serviços ao governo para exterminar os palmares, exigindo como premio as terras conquistadas e os escravos que aprisionase. Aceita a proposta pelo governo, a 3 de Março de 1687, foi assinado o respectivo contrato. Domingo Jorge Velho, comandando 7.000 hombres bem armados e equipados, dirigiu-se á serra da Barriga, onde iniciu os primeiros combates com os negros..........................”O escravo se mostrava superior na luta...........................A causa dessa superioridade ,que ,na luta corpo a corpo mostrava o refugiado na capoeira, explicavam os da escolta,que diziam saber e aplicar o forajido um jogo estranho de braços, pernas ,cabeça e tronco ,com tal agilidade e tanta violencia,capazes de lhe dar uma superioridade estupenda.
Espalhou-se ,entao, a fama do “jogo do capoeira” que ficou sendo a capoeiragem.(18) "( MARINHO, 1.980:66 ).

(18)-Burlamaqui,A.-“Ginástica Nacional (Capoeiragem),Metodizada e reglada” ,Rio de Janeiro,1928.

http://www.docpro.com.br/Linkultural/Acervo/Acervo24.html Matias da Cunha (Portugal, 1??? - Salvador, BA, 24 de outubro de 1688), foi um administrador colonial português.
Exerceu as funções de Governador da Capitania do Rio de Janeiro, de 1675 a 1679.
Foi Governador-geral do Brasil de 4 de junho de 1687 a 24 de outubro de 1688 quando faleceu, sendo substituído interinamente pelo arcebispo Dom Frei Manuel da Ressurreição e pelo chanceler da Relação, em Salvador. Neste cargo, combateu os indígenas, sobretudo no sertão do Rio Grande do Norte e no da Capitania do Ceará, além do Quilombo dos Palmares. http://pt.wikipedia.org/wiki/Matias_da_Cunha  

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.