EACH e Unifesp lançam Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas de Esporte e Lazer Divulgação

EACH e Unifesp lançam Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas de Esporte e Lazer

Professor Ricardo Uvinha falou sobre os legados dos megaeventos esportivos no Brasil  

A USP, representada pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) lançaram na última quinta-feira o Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas de Esporte e Lazer. O evento foi realizado no auditório da Reitoria da Unifesp, em São Paulo, e contou com a presença da diretora da EACH, professora  Maria Cristina Motta de Toledo, e do suplente da presidência da Comissão de Pesquisa, professor Luciano Araújo.

O Centro de Desenvolvimento de Pesquisa tem como objetivo geral criar, estruturar e desenvolver junto a instituições em regiões emergentes de São Paulo (Unifesp Baixada Santista e EACH/USP) polos inéditos de pesquisas com vistas à qualificação das políticas públicas de esporte e lazer, frente a demanda por conhecimento científico socialmente referenciado e sua divulgação, tanto no âmbito comunitário quanto acadêmico.


Evento contou com a presença da professora Maria Cristina e do professor Luciano Araújo

Além disso, o Centro de Desenvolvimento busca fomentar a inovação e o desenvolvimento regional, promovendo uma análise ampliada das políticas públicas de esporte e lazer e suas repercussões no contexto dos megaeventos esportivos, especialmente no Estado de São Paulo.

“Podemos dizer que a perspectiva é de maximizar o potencial de desenvolvimento acadêmico-científico da região, atendendo demandas de investigações científicas, assim como a reflexão sobre o desenvolvimento de políticas de esporte e lazer qualificadas e socialmente referenciadas”, explica o professor da EACH Ricardo Ricci Uvinha, que também estava presente no evento e é líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (GIEL/USP). Ele atuará como coordenador do Centro de Pesquisa ao lado da professora Nara Rejane Cruz de Oliveira, docente da Unifesp.

O Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas de Esporte e de Lazer faz parte da Rede Cedes (Centros de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer) do Ministério do Esporte.  A Rede foi implantada como ação programática do Ministério e é gerenciada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Esporte, da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social.

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.