Como a Educação Física pode salvar o legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016?

 

http://guaranisport.com.br/novo/como-a-educacao-fisica-pode-salvar-o-legado-dos-jogos-olimpicos-rio-2016/

 

 

Criar uma cultura de incentivo ao esporte associada à educação no país pode ser o nosso melhor legado.

 

O Brasil acaba de vivenciar pela primeira vez a emoção de receber uma edição dos Jogos Olímpicos em casa, no Rio de Janeiro. Foi uma experiência realmente incrível assistir aos jogos na cidade maravilhosa, vivenciar a troca que um evento dessa magnitude nos proporciona com atletas e turistas do mundo inteiro. Mas, e agora, o que fica disso tudo para o Brasil, para os brasileiros? Qual é, afinal, o “legado das Olimpíadas”?

O esporte não é só para formar atletas medalhistas de alto rendimento. O esporte é uma política pública que tem um papel fundamental especialmente para a juventude. Criar uma cultura de incentivo ao esporte associada à educação no país pode ser o nosso melhor legado.

 

>>> Leia também: Como anda a Educação Física na escola do seu filho?

Em Atenas, 2004, os gregos realizaram uma edição fantástica dos jogos, não há dúvida. Hoje, 12 anos após terem recebido o maior torneio esportivo do mundo, o que se vê são piscinas secas, estádios vazios e prédios com marcas de abandono. É o exemplo que não queremos seguir por aqui. Já Londres soube aproveitar melhor a oportunidade. A cidade anfitriã dos jogos em 2012 investiu na formação e desenvolvimento dos atletas e soube preservar o legado dos jogos, dando sequência aos projetos de incentivo ao esporte, e por isso teve um salto importante de desempenho no período pós-olimpíada.

>>>Leia também: Como evitar que o seu filho seja sedentário?

 

Esse é um exemplo a ser seguido aqui no Brasil, e a formação começa lá na Educação Física, na escola. Hoje, no Brasil, em cada dez unidades públicas de educação básica, seis não possuem quadras esportivas, segundo dados inéditos do Censo Escolar 2015. A falta de espaços e equipamentos adequados restringe o acesso dos alunos às atividades físicas nas escolas.

Precisamos virar esse jogo, e é pela via da educação que poderemos alcançar esse objetivo. A Educação Física pode contemplar a todos: com metodologia e material adequado que possibilite que todos os alunos da turma participem, com variedade de modalidades para que os alunos com diferentes habilidades possam se interessar pelo esporte.

O legado das Olimpíadas vai ficar para os nossos jovens e crianças. Então é neles que temos que pensar, desde agora.

 

 

para ver as fotos:  http://www.blogsoestado.com/leopoldovaz/2016/08/31/como-educacao-fisica-pode-salvar-o-legado-dos-jogos-olimpicos-rio-2016/

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.