Como anda a Educação Física na escola do seu filho? 0comentário Taí, gostei da idéia… na escola do meu neto, tem também uma empresa terceirizada, responsável pelas ‘escolinhas de esporte’, mas educação física curricular, não oferece!!! apenas aulas teóricas, uma vez por semana!!! e se se deseja que o pequeno faça alguma ativcidade física, paga-se à parte… este ano está me custando R$ 1.960,00 reais essas aulas e como e quantas vezes se leva, à noite, e pronto: hoje não tem!!! é festa, é falta de professor, é outra atividade… gostaria de saber a quem compete fiscalizar – se o CREF ou o CEE… Como anda a Educação Física na escola do seu filho? Como anda a Educação Física na escola do seu filho?Memória e aprendizado são estimulados pela atividade física

 

Como funciona a aula de Educação Física na escola do seu filho?Se você tem filhos em idade escolar e se preocupa com a educação deles, já deve saber que existem vários sistemas de ensino para quase todas as matérias nas escolas: Matemática, Geografia, Ciências… com metodologia, material didático etc. Mas, e como funciona a aula de Educação Física na escola do seu filho? Qual a metodologia e quais são as modalidades? Seja em escola particular ou pública, você está pagando por isso. Mas, e aí, está tendo retorno?

Vários estudos demonstram que a prática de exercícios físicos melhora a concentração e o desempenho em outras matérias. Mas diante de uma juventude apressada e tecnológica, chamar a atenção dos jovens para tais atividades é uma missão trabalhosa. É aí que entra o Programa Cultivar, porque nós acreditamos na educação como instrumento de transformação. Descubra:

 

O que é

Programa CultivarO Programa Cultivar é um Sistema de Ensino de Educação Física e atividades extracurriculares desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. O programa traz inovações ao ensino e aprendizagem do esporte educacional e conta com 8 modalidades esportivas e metodologia que atende até 40 alunos ao mesmo tempo, para a grade curricular e contraturno. Além das aulas em quadra, com professores capacitados e todo o material didático adequado para as várias idades, o Programa Cultivar oferece também uma série de recursos online, como games, e-books, software para acompanhamento do desenvolvimento físico dos alunos etc. Tudo isso para integrar os jovens às práticas esportivas.

8 Modalidades

8 Modalidades esportivas

 

Como é a Educação Física na sua escola? A variedade de modalidades e as aulas com até 40 alunos participando ao mesmo tempo, proporcionam maior inclusão dos alunos, desenvolvendo os aspectos físico, intelectual, social e emocional. As modalidades são: atletismo, badminton, basquete, futebol, hóquei, tênis, vôlei e xadrez. Tudo isso com os materiais adequados para as diversas idades e capacitação para os professores. Imagina!

Capacidade Cognitiva

 

Capacidade Cognitiva

Vários estudos demonstram que a prática de exercícios físicos melhora a concentração e o desempenho em outras matérias. Um desses estudos, da Universidade Autônoma de Madri, na Espanha, afirma que boa capacidade cardiorrespiratória e habilidade motora garantem melhores notas a alunos de ensinos fundamental e médio. E aí, que tal uma aula de Educação Física mais bem elaborada?

Métricas para um futuro saudável Métricas para um futuro saudável

O Programa Cultivar desenvolveu o Feedback Development, um software exclusivo que permite monitorar o desenvolvimento físico dos alunos. É possível entregar para os pais um acompanhamento completo com medição de altura, peso, testes de resistência e de agilidade, além do IMC dos jovens atletas. Os dados coletados passam a formar um histórico de crescimento e de desenvolvimento da criança, que servirá como um documento de saúde para o resto da vida.

 

Atividades no contraturnoAtividades no contraturno

Usar o contraturno para atividades físicas e lúdicas sempre foi uma alternativa interessante para preencher de forma saudável as horas extras da garotada. A novidade agora são pacotes exclusivos, com materiais práticos adequados à faixa etária dos alunos. O material didático permite a realização das aulas com até 40 alunos ao mesmo tempo, garantindo que o estudante participe efetivamente das atividades, reforçando sua autoestima e a maior socialização de todo o grupo.

Online!

Educação Física online!Livros, gibis, game e-books e redes sociais foram criados para democratizar ainda mais o acesso à pratica esportiva pela garotada, possibilitando a interatividade esportiva também pela Internet! A partir do terceiro ano, as crianças já acessam os livros infantojuvenis da coleção As Aventuras da Turma do Júnior (recebem um cartão-download). Os personagens e histórias ensinam regras e curiosidades sobre os esportes de forma lúdica, permeando temas transversais.

 

Comentários

Por Sidney Forghieri Zimbres
em 24 de Agosto de 2016 às 16:32.

Quando da matrícula nas escolas privadas de São Luis, a cooordenadora de ensino pergunta: educação física ou esportes? Explico. Se for educação física, não haverá cobrança extra nas mensalidades. Se for esporte, haverá uma taxa extra ( além da mensalidade ).

Seria o mesmo se perguntassem: vai fazer química ou química orgânica? O esporte faz parte do conteúdo da disciplina Educação Física ( olhar PCNs ). Por que a cobrança extra?

Está na hora, ou melhor, passou da hora do Conselho Regional de EF comprar esta briga com os Conselhos Estaduais de Educação!!!

Por Roberto Affonso Pimentel
em 25 de Agosto de 2016 às 07:34.

Coordenadores Pedagógicos de Escolas,existem? 

Falar com coordenadores pedagógicos ou com as paredes dá no mesmo. Eles servem aos interesses do "quitandeiro", dono do negócio. Venho tentando mudar esse estado de coisas em Niterói, mas em vão. Quase sempre, nem recebido sou: estão sempre muito ocupadas. E o fato se estende ao sistema universitário (UFF). A conclusão que cheguei é que TODOS fingem que estão preocupados com a Educação das crianças e, principalmente, NADA, absolutamente nada, deve ser mudado. Certamente, muitos perderiam o emprego, pois desconhecem novas técnicas e a maioria jamais se atualizou, ou fez força para tal. Então, pobres acadêmicos recém-formados...! 

O pior de tudo é que as universidades continuam a forma indivíduos sem a necessária formação inicial. Devem estar preocupados com a próxima greve. Que dirá a turma da Pedagogia, há muito afastada da realidade. 

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Introdução de meu contributo para professores do séc. XX (ver José Pacheco)

Desenvolvendo Habilidades Especiais

Educar para a Vida

Estudos sugerem impactos acentuados das atividades físicas na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades especiais aplicáveis à vida dos indivíduos. Destaque para a teoria mielínica da novel ciência neural –– uma revolução no ensino, aproximando e integrando disciplinas e práticas esportivas.

Educar uma criança para a vida pressupõe a necessária formação profissional do professor desde os estágios iniciais da carreira. Como premissa, preconizamos intervenções desportivas que assegurem despertar e manter o interesse das crianças, traduzidas em um Aprender Brincando e Jogando.

A partir de cursos práticos iniciados em 1974, formulamos as premissas de um Centro de Referência em Iniciação Esportiva, um contributo perene ao professorado em escolas. Nova metodologia e singular praxia são destaques entre temas alinhados em alentado Manual de Engenharia Pedagógica a ser oferecido (e-book, em construção).

TODOS são convidados a participar. Afinal, somos vencedores e talentosos!

  •   O segredo é praticar de forma CORRETA!  
  •   Surge então a pergunta que ainda não foi respondida: COMO FAZER?

Boas leituras!

Visite...www.procrie.com.br/Muito Mais do que Aprender um Simples Jogo

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Por Roberto Affonso Pimentel
em 25 de Agosto de 2016 às 07:40.

Manual de Engenharia Pedagógica

T E M Á T I C A

 

PARTE I               Antecedentes e Diagnósticos

                                    Estudo e Pesquisa

                                    Por que é Revolucionário? 

PARTE II              Desenvolvimento e Maturidade

                                    Como Melhorar a Educação?

                                    O Futuro da Educação

                                    Proposta Curricular séc. XXI

PARTE III             Formação Profissional Continuada

                                    Educação Física e Esporte

                                    Prática de Ensino, Base para Boa Formação

PARTE IV             Prototipagem: Centro de Estudos

                                    Design Thinking Potencializando Inovações

                                    Trabalhos em GRUPO, Avaliações Mútuas

                                    Blog Procrie: EaD, Vídeo-aulas, e-books

PARTE V              Didática, Praxia(*) (em construção)

                                    Residência Pedagógica

                                    Estágio Supervisionado, Praxia

 

Alguém gostaria de participar, compartilhar e dar o seu contributo? É mujito difícil uma "andorinha fazer o verão". Eis o que ofereço para ser discutido, criticado e darmos os primeiros passos... Nossos filhos e netos merecem! 

Visitem... www.procrie.com.br/      


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.