CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE

REGIONAL NORTE & NORDESTE – 1980/2010 - 30 ANOS

 Memória e História, e as perspectivas das Ciências do Esporte das Regiões Norte & Nordeste

SÃO LUIS DO MARANHÃO – 13 a 17 de NOVEMBRO de 2010

 

ALGUMAS NOTAS

 

Leopoldo Gil Dulcio Vaz

Laércio Elias Pereira

 

            Em setembro de 1980, realizou-se em São Luís do Maranhão o CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE – REGIONAL NORTE & NORDESTE.[1] Segundo seus mentores – Prof. Dr. Laércio Elias Pereira e Prof. Dr. Lino Castellani Filho – foi o maior já organizado, contando com a presença de cinco (5) dos mais importantes vetores de tecnologia da área e que vieram a presidir o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Tornou-se um marco não só para o CBCE, mas para as Ciências do Esporte das regiões Norte & Nordeste.

            Criado dois anos antes - em 1978 -, o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) é uma entidade científica que congrega pesquisadores ligados à área de Educação Física/Ciências do Esporte. Organizado em Secretarias Estaduais e Grupos de Trabalhos Temáticos, liderados por uma Direção Nacional, possui representações em vários órgãos governamentais, é ligado à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e está presente nas principais discussões relacionadas à área de conhecimento.

            Passados 30 (trinta) anos se pretende reeditá-lo, na mesma São Luís do Maranhão, perguntando-se:

*      O que significou a realização daquele CONBRACE N/N para a região?

*       Como evoluíram a Educação Física, os Esportes e o Lazer regional nestes 30 anos?

*      Memória e História, e as perspectivas das Ciências do Esporte das Regiões Norte & Nordeste...

 

            O CONBRACE N/N 30 anos tem como objetivos[2]:

  1. Resgatar a Memória da área acadêmica Educação Física das Regiões Norte & Nordeste, e o seu desenvolvimento a partir do CONBRACE N/N de 1980;
  2. Promover e incrementar os estudos e pesquisas relacionadas à área acadêmica Educação Física das regiões Norte & Nordeste;
  3. Veicular o conhecimento produzido na área da Educação Física por meio da promoção do CONBRACE N/N 30 ANOS
  4. Posicionar-se em questões de Políticas referentes às áreas com as quais guarda relação de estudo e produção de conhecimento.

             Dos poucos temas daquele evento, pretende-se levar a efeitos discussões abordando os 13 (treze) eixos temáticos constituídos no âmbito do CBCE:

1.  Atividade Física e Saúde

2.  Comunicação e Mídia

3.  Corpo e Cultura

4.  Epistemologia

5.  Escola

6.  Dança e Educação Física

7.  Formação Profissional e Mundo do Trabalho

8.  Memórias da Educação Física e Esporte

9.  Movimentos Sociais

10.  Políticas Públicas

11.  Recreação e Lazer

12.  Treinamento Esportivo

13.  Inclusão e Diferença

            Pretende-se a participação das Secretarias Estaduais do CBCE[3] dos estados localizados nas regiões Norte & Nordeste, além daqueles em que as mesmas não estão constituídas, a exemplo da do Maranhão; a Comissão Reorganizadora do CBCE-Maranhão deverá fazer parte da equipe que se propõe a realizar o evento, sob a liderança do CEDEFEL-MA – Centro de Estudos e Documentação em Educação Física, Esportes e Lazer do Maranhão – ente promotor daquele evento:

CEDEFEL-MA

“A criação de um modelo de Centro Referencial – informação sobre a informação – para facilitar a comunicação entre especialistas e a procura de formas alternativas de editoração, que permitam a apropriação de grandes quantidades de informações pelos centros de menor poder aquisitivo é a proposta do CEDEFEL-MA” [4]

            O Centro de Estudos e Documentação em Educação Física, Esportes e Lazer do Maranhão - CEDEFEL-MA - é um ente sem constituição legal, criado pelo Prof. Dr. Laércio Elias Pereira ainda em novembro de 1979, e que contou com a participação do Prof. Leopoldo Gil Dulcio Vaz. Ambos decidiram pela constituição de um ‘grupo de trabalho’, cuja característica seria a informalidade, nos moldes de um ‘colégio invisível’ [5], funcionando através de ‘gatekeepers’ [6].

            A criação do CEDEFEL-MA foi motivada pela participação do Prof. Dr. Laércio Elias Pereira na I Conferencia sobre Documentacion e Informacion Deportiva em Latinoamerica, Medellín, realizada na Colômbia, no período de 04 a 07 de fevereiro de 1980.

            O CEDEFEL-MA reunia professores de educação física da Secretaria de Desportos e Lazer do Maranhão - SEDEL-MA -, primeira secretaria dedicada criada no Brasil, ainda no Plano de Governo João Castelo (1979-1982); instalada oficialmente em maio de 1979 – envolvidos:

*      Laércio Elias Pereira, da Assessoria do Secretário; Sidney F. Zimbres, Coordenador de Pesquisas; e Leopoldo Gil Dulcio Vaz, da Coordenação de Eventos Especiais de Desportos;  

*      da Universidade Federal do Maranhão – UFMA - (Laércio, Sidney e Lino Castellani Filho);

*      da então Escola Técnica Federal do Maranhão, o hoje Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – IF/MA –(Leopoldo); e

*      da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA -(Leopoldo, e José Nilson Andrade, Chefe do Depto. De Educação Física).

 

Motivados por um encontro que deveria ocorrer em São Luis do Maranhão em 1981, decidida durante a “I Conferencia sobre Documentacion e Informacion Deportiva em Latinoamerica” [7] buscaram atacar o problema da dispersão da informação técnico-científica em Ciências do Esporte, criando, então, um centro referencial – organização da informação. Mas o que apresentar, em termos de pesquisa na área das Ciências do Esporte?

Daí a realização do CONBRACE N/N em São Luís, naquele setembro de 1980[8]...

O II Encontro, previsto para São Luís, em 1981, não aconteceu... Assim como os demais. O CEDEFEL-MA, passou a se dedicar à documentação esportiva, elaborando-se vários índices de revistas dedicadas[9].

 

CBCE N/N – 30 ANOS – ORGANIZAÇÃO

             Obedecerá ao disposto no

             O Sistema Online de Apoio a Congressos do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte é iniciativa da Gestão 2007/2009 com o intuito de disponibilizar uma ferramenta de gerenciamento dos seus congressos e de publicação eletrônica dos anais dos congressos científicos, contribuindo assim, para a democratização do acesso ao conhecimento produzido pelos membros dessa comunidade.[10]

            O portal utiliza o Sistema Online de Apoio a Congressos (SOAC/OCS 2.1.1.2), sistema de código aberto para administração de Congressos, desenvolvido, com suporte, e distribuído gratuitamente pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.[11]

            O Grupo de Trabalho será constituído:

Coordenação Geral - Laércio Elias Pereira (CEDEFEL-MA; CEV)

 Núcleo organizador: Matheus Francisco Saldanha Filho (CBCE)

                                 Leopoldo Gil Dulcio Vaz (CEDEFEL-MA; IHGM)

                                 Sidney Forghiery Zimbres (CEDEFEL-MA)

                                 Denise Martins de Araújo (CREF-MA)

                                 Zartú Giglio Cavalcante (UFMA)

                                       Comissão Provisória CBCE-MA

 Núcleo de Apoio:      Eduardo Macieira  (UniCEUMA)

                                 José Alípio Assis dos Santos Filho (Faculdade São Luís)

                                 Mauro Santiago (UnDB)

                                 Amanda Miranda (UNISULMA)

                                 José Nilson Andrade (UEMA)

                                 Silvana Aquino Farias (IF/MA)

                                 SECTEC

                                 UNIVIMA

                                 SEBRAE-MA

         

[1] O seu evento científico nacional, o Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE), é realizado a cada dois anos, está entre os principais do país. Além disso, são realizados periodicamente congressos estaduais e ou regionais, bem como encontros dos Grupos de Trabalho Temáticos, sempre de relevada importância e contando com ampla participação da comunidade acadêmica.

[2] Art. 2º. Dos Estatutos sociais do CBCE

[3] As Secretárias Estaduais contam com a Coordenação das Secretarias Estaduais, vinculada a Direção Administrativa. Na atual gestão o Prof. Matheus Francisco Saldanha Filho é o coordenador. As Secretarias Estaduais são instâncias organizativas do CBCE previstas no Capítulo V, Artigos 21 e 22 dos estatutos da entidade, após a reformulação estatutária de 1987. Antes o CBCE se fazia presente nos Estados através de representantes. No Estado onde não exista Secretaria Estadual organizada, ou onde ela esteja sem diretoria, ou mesmo não tenha passado por processo eleitoral nos termos descritos no caput do artigo, a Direção Nacional nomeará uma Comissão Provisória cujo mandato não poderá ultrapassar 8 (oito) meses.

[4] PEREIRA, Laércio Elias. Centro de estúdios y documentacion em Educacion Física, Deportes y Recreacion de Maranhão. In MAIER, Jürgen (Editor). CONFERENCIA SOBRE DOCUMENTACION E INFORMACION DEPORTIVA EM LATINOAMERICA, I, Medellín – Colômbia, 04 a 07 de fevereiro de 1980. ANAIS... p. 197-198.

PEREIRA, Laércio Elias. O Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. In MAIER, Jürgen (Editor). CONFERENCIA SOBRE DOCUMENTACION E INFORMACION DEPORTIVA EM LATINOAMERICA,, I, Medellín – Colômbia, 04 a 07 de fevereiro de 1980. ANAIS... P. 191-193.

VAZ, Leopoldo Gil Dulcio; PEREIRA, Laércio Elias. Coleta de bibliografia para processamento por computadores. ENCONTRO DE PESQUISADORES DA UEMA, I, São Luís, 1986.

PEREIRA, Laércio Elias; VAZ, Leopoldo Gil Dulcio; REIS, Lúcia; ANDRADE FILHO, Santiago Sinésio; FERREIRA NETO, Francisco Dias. Organização da Informação em Ciências do Esporte.  SIMPOSIO DE EDUCAÇÃO FISICA DA UFMA, II, São Luis, 1990.

VAZ, Leopoldo Gil Dulcio. Organização da Informação em Ciências do Esporte - a experiência do CEDEFEL-MA. In: ENCONTRO DE BIBLIOTECÁRIOS DO ESTADO DO MARANHÃO, 8, 1991, São Luis - MA. Anais - APBEM. São Luis-MA: CRB-13, 1991. V. 1.

VAZ, Leopoldo Gil Dulcio; PEREIRA, Laércio Elias. Organização da Informação em Ciências do Esporte. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, XVIII, São Caetano do Sul, ANAIS... CELAFISCS, 8 a 11 de outubro de 1992, Volume II, p. 105. Resumo.

VAZ, L. G. D. ; PEREIRA, L. E.;  LOUREIRO, Luis Henrique. PROTOCOLO DE INDEXAÇÃO DE PERIÓDICOS DEDICADOS A EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTES E LAZER EM LÍNGUA PORTUGUESA. 1993. (Software sem registro de patente).

PEREIRA, Laércio Elias; VAZ, Leopoldo Gil Dulcio. Centro Esportivo Virtual - CEV. In: DaCOSTA, Lamartine Pereira. (Org.). ATLAS DO ESPORTE NO BRASIL. Rio de Janeiro: Shape, 2005, v. 1, p. 769-770.

[5] COLÉGIO INVISÍVEL diz respeito a um grupo de pesquisadores que está, em um dado momento, trabalhando em torno de um mesmo problema ou área de pesquisa e se comunica sobre o andamento das pesquisas. O inter-relacionamento dos elementos de cada grupo ou dos vários grupos existentes numa comunidade científica e/ou tecnológica é que se define como colégio invisível, sendo este responsável pelo feedback informacional (a retroalimentação do sistema de comunicação). 

[6] Os GATEKEEPERS da ciência são responsáveis pela decodificação da mensagem, de modo a torná-la clara e pertinente aos demais receptores de seu grupo. É condição natural que os membros dos “colégios invisíveis” pertençam a uma mesma área de atuação, de cujos grupos destacam-se aquele(s) elemento(s) comum(ns) conhecido(s), desta maneira na linguagem dos comunicadores. O desempenho dos gatekeepers é determinante numa comunidade, por serem eles os elementos-chave na transferência de informação. Os gatekeepers se beneficiam da comunicação eletrônica considerando que uma comunidade virtual é formada por indivíduos que se comunicam eletronicamente. Essa comunidade pode ter muitas formas: várias pessoas podem trabalhar, simultaneamente, em um mesmo projeto sem jamais terem se encontrado, simplesmente trocam mensagens eletrônicas (e-mail). 

[7]DECLARACION DE MEDELLIN...”, em seu Acuerdo 2, decide-se pela realização dos próximo eventos: 1981 II conferencia en SAN Luis, Maranhão, Brasil; 1982 III Conferencia em BUENOS AIRES, Argentina; 1983 IV Conferencia en CARACAS, Venezuela. Convenio Colombo-Aleman de Educacion Física, Deporte y Recreacion (in. MAIER, Jürgen (Editor). I Conferencia sobre Documentacion e Informacion Deportiva em Latinoamerica, Medellín – Colômbia, 04 a 07 de feveriero de 1980. ANAIS... (p. 255).

 [8]O CEDEFEL-MA e a SEDEL-MA, junto com a UFMA, UEMA, e CEFET-MA seriam os responsáveis pela organização do evento. Não tínhamos pesquisas... Passamos a incentivar alguns professores a produzirem alguma coisa para apresentar no ano seguinte... Foi o inicio da pesquisa em Educação Física e Esportes no Maranhão...” in VAZ, Leopoldo Gil Dulcio. Produção do conhecimento em Educação Física e Desportos no Nordeste Brasileiro. JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFMA, III, São Luis, 05 a 08 de dezembro de 1995. in REVISTA MOVIMENTO HUMANO & SOCIEDADE, n. 5, ano II, Edição Especial. ANAIS..., p. 14-21.

[9] PEREIRA, Laércio Elias. Indice Da Revista Brasileira De Educação Física E Desportos. Brasilia: SEED/MEC, 1983.

VAZ, Leopoldo Gil; PEREIRA, Laércio Elias. Indice Da Revista Stadium. São Luis: SEDEL, 1984 (Edição em microficha). A “Stadium”, da Argentina, cujo índice foi publicado no formato de microficha, e distribuído através de um ‘clube de microficha’ inventado pelo Prof. Laércio Elias Pereira e distribuída a edição por todo o Brasil, aos “assinantes”;

VAZ, Leopoldo Gil; PEREIRA, Laércio Elias. Indice Da Revista Corpo & Movimento. São Luis: UEMA, 1987 (inedito);

VAZ, Leopoldo Gil; PEREIRA, Laércio Elias. Indice Da Revista Desportos & Lazer. São Luis: UEMA, 1987 (inédito);

VAZ, Leopoldo Gil; PEREIRA, Laércio Elias. Indice Da Revista Comunidade Esportiva. São Luis: UEMA, 1987 (inédita);

VAZ, Leopoldo Gil; PEREIRA, Laércio Elias. Índice da Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Revista Brasileira De Ciencias Do Esporte 10 (1): 33-45, set. 1988.

VAZ, Leopoldo Gil; PEREIRA, Laércio Elias. Handebol – Bibliografia básica. Encontro De Treinadores De Handebol, I, Campinas, 1988. ANAIS..., Campinas, 1988.

VAZ, Leopoldo Gil; PEREIRA, Laércio Elias. Indice Da Revista Kinesis. Santa Maria: UFSM, 1990.

VAZ, Leopoldo Gil; PEREIRA, Laércio Elias. Natação – Bibliografia Básica. Cadernos Viva Água, São Luis, Escola de natação Viva Água, 1991, vol. 1

VAZ, Leopoldo Gil; PEREIRA, Laércio Elias. Natação – Bibliografia. Cadernos Viva Água, São Luis, Escola de natação Viva Água, 1991, vol. 2

VAZ, Leopoldo Gil; PEREIRA, Laércio Elias. Psicologia aplicada ao esporte. Cadernos Viva Água, São Luis, Escola de natação Viva Água, 1991, vol. 3

Seguiram-se as indexações dos seguintes periódicos: ‘Arquivos’ da Escola Nacional de Educação Física (1992); ‘Boletim da FIEP’ (1992); ‘Artus’ (1992); ‘Homo Sportivus’ (1992); ‘Motrivivencia’ (1993), e o vol 4 dos “Cadernos Viva Água”, sobre Natação para Crianças, com a produção de Stephen Langersdorff (1994).

VAZ, L. G. D. ; PEREIRA, L. E.;  LOUREIRO, Luis Henrique. PROTOCOLO DE INDEXAÇÃO DE PERIÓDICOS DEDICADOS A EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTES E LAZER EM LÍNGUA PORTUGUESA. 1993. (Software sem registro de patente).

[10] http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/index/index

[11] http://www.rbceonline.org.br/congressos/index.php/index/index/about/aboutThisPublishingSystem

Comentários

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 12 de Dezembro de 2009 às 21:27.

Grande Tacísio...

Bom que voce esteja ligando... vamos ver se o Sindicato dos Profissionais de Educação Física venha a se integrar nesse herculeo processo... Bem vindo a bordo... aviso quando da reunião que deverá acontecer... usaremos esse mesmo canal... pois precisamos reforçá-lo... a expectativa do Laercio era chegarmos a 100 inscrições na lista, depois de sua visita... conseguimos a adesão de poucos 10 gatos pingados...

E a respeito do Esporte Virtual? voce topa ser o autor do capitulo sobre Jogos Virtuais e o Futebo Virtual do Atlas do Esporte no Maranhão? afinal, somos campeões do mundo...

Passo o que tenho já escrito e voce continua daí.

a propósito, se interessar à memoria, achei,no sotão, um supernintendo, lá da década de 80, quando minhas filhas eram pequenas - estão com 30 e 28 anos... - posso passar a vpoccesz, para o Museu do Esporte Virtual ;-)))))

Leopoldo

Por Jonathas Carvalho de Sousa
em 12 de Dezembro de 2009 às 13:00.

Sugiro que além da monitoria, que possivelmente os estudantes serão convidados a prestar, que os incluam no processo de construção do mesmo

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 12 de Dezembro de 2009 às 16:13.

Olá, Jonathas. Voce se identifica apenas como estudante. De que e de onde... Educação Física? UFMA, UnDB, São Luis, UniCEUMA?

Certamente que os Coordenadores dos diversos cursos que temos aqui, em São Luis, estarão envolvendo os alunos... vai depender do envolvimento dos mesmos no processo de organização do evento.

Sabemos apenas que ele vai acontecer... tivemos alguma resistencia por parte de alguns professores da UFMA, quando falamos do assunto, na ultima visita do Laercio - quem propos a realização do evento, 30 anos depois... mas ele ja conseguiu com a direção - Leonardo, Presidente do CBCE, a chancela para a realização do CONBRACE N/N 30 anos, indicando o Thomas - coordena as secretarias estaduais - para ser o i9nterlocutor do CEDEFELMA-MA...

Esperamos saber quem são as pessoas que estão envolvidas na reorganização da Secretaria Estadual do CBCE por aqui - recebi mensagem eletronica de alguem que se assina apenas - Comissão - sem a identificação da pessoa, para que possamos passar para as trativas.

Esperamos poder fazer a primeira reunião ainda este ano, antes do natal, com todos os entes possiveis. Certamente que iremos avisar por este canal de comunicação e toda ajuda será sempre bem vinda.

Obrigado pela sugestão. O Laercio deve estar lendo esta mensagem...

Leopoldo

Por Tarcísio Nogueira dos Passos
em 12 de Dezembro de 2009 às 20:57.

Prof. Leopoldo

Perdoe-me pela minha ausência.

Recebi os seus e-mails, mas não tive tempo de respondê-lo.

Vou ver como o Sinproefma poderá participar.

Um grande abraço.

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 3 de Março de 2010 às 15:46.

Ao Povo do Ceará

Nenhum comentário. Deixe o seu.
Enviar e-mail com atualizações para mim

Senhores, recebi há pouco correspondencia eletronica, com um manifesto do "Povo do Ceará"...

Manifesto pela Democracia Interna do CBCE

Diante dos últimos acontecimentos ocorridos virtualmente, este documento é menos uma resposta da secretaria estadual do Ceará e mais uma tentativa de retomar o CBCE como espaço democrático de debate.

Através do acesso à página do Centro Esportivo Virtual[1], tivemos ciência do evento que está sendo organizado em conjunto com a secretaria estadual do Maranhão, que tem como tema “Memória e História, e as perspectivas das Ciências do Esporte das Regiões Norte & Nordeste”. A priori, soubemos que se tratava de um evento comemorativo dos 30 anos deste congresso, e nos dispusemos, como sede do evento em 2010, a absorver esta demanda e assegurar que a memória do CBCE fosse preservada. Assim, consideramos desnecessária e fracionista a existência de dois eventos, praticamente paralelos, na mesma regional, pela dificuldade de mobilização para ambos e pela duplicidade de fóruns institucionais que tal posição ocasionaria. Isso, a nosso ver, já havia sido superado no próprio CONBRACE. Entretanto, a forma como os acontecimentos se sucederam nos é de grande preocupação, e por conta disso, estamos nos pronunciando publicamente.

Uma primeira questão que gostaríamos de reivindicar é que o CBCE, passados 30 anos de sua fundação, manteve-se como entidade representativa da área da Educação Física e ciências do esporte continue a respeitar os fóruns deliberativos. Para isso, resgataremos a memória do XVI CONBRACE, ocorrido em Salvador, em 2009: a partir do debate democrático, foi encaminhado em reunião das secretarias estaduais do nordeste, que a secretaria estadual do Ceará seria responsável pela organização do encontro em 2010. Para fins de esclarecimento, a comissão organizadora do encontro foi efetivada em reunião do CBCE-CE, o projeto está sendo construído e as articulações necessárias para a realização do congresso estão sendo travadas, não apenas pelos membros filiados/as ao CBCE, mas também por um grupo mais amplo que os sócios, composto de estudantes e professores que têm se aproximado da entidade a partir da necessidade de organização do congresso. Por hora, consideramos que todos estes processos caminham consideravelmente, não sendo necessário a substituição da sede. Como em nenhum outro espaço foi encaminhado que teríamos duas sedes para o congresso nordestino, e não recebemos nenhum comunicado oficial alterando a sede de Fortaleza para São Luis, consideramos que tal mobilização se faz de forma atropelada e desrespeitosa com o espaço coletivo de debates e encaminhamentos.

Uma segunda questão trata-se da temática do encontro, cara ao conjunto das pessoas que compõe o CBCE-CE. Consideramos de fundamental importância um processo de historicização do CBCE, dos seus encontros e fóruns, conforme já oficializamos por ocasião do XVI CONBRACE. A temática oficial do encontro está sendo debatida de forma ampliada, a partir de um seminário que ocorrerá nos dias 27 e 28 de março, onde definiremos os eixos e o tema do evento, assegurando o balanço histórico e político destes 30 anos de lutas.

Por fim, consideramos necessário abrir um debate que vem sendo negligenciado pelo coletivo do CBCE nacional e pelas secretarias estaduais. Trata-se da multiplicidade de posicionamentos políticos acerca do papel da entidade. Se por hora parece existir um grande consenso na área, ele não pode ser mantido assim, através do silenciamento dos grupos minoritários, e com eventos que são formulados por fora das instâncias coletivas.


Integrantes do CBCE Ceará. Senhores integrantes do CBCE Ceará,          

Primeiro, o evento que se está programando, em princípio, seria o Norte e Nordeste (Regional) em comemoração aos 30 anos daquele primeiro evento, em 1980.          

A ideia foi lançada pelo Prof. Dr. Laércio Elias Pereira, Guru-Presidente do CEV, em périplo pelo Maranhão, a convite da Academia Viva Água (que bancou passagens e estadia...) para uma série de palestras, promovidas pelo CREF-MA.

Para aqueles que conhecem um pouco da História da Educação Física, dos Esportes e do Lazer, e Dança desta terra - me refiro às duas nações, Brasil e Maranhão - sabe que o Laércio Pereira esteve à frente da fundação do CBCE, e foi, junto com o Lino Castellani, responsável por aquele evento ocorrido em 1980.         

Sabe também a ligação de ambos com o Maranhão, terra em que viveram por cerca de 20 anos... construiram suas carreiras - e o respeito profissional - a partir daqui; ligados umbilicalmente ao CBCE...         

Pois bem, lançou a idéia e nós nos movemos. Buscamos os diversos entes que fazem a Educação Física, os Esportes e o Lazer do/no Maranhã, inclusive a Comissão Provisória da Secretaria Estadual do CBCE. Com quem chegamos a bons termos.         

O Laércio, devido à situação da Secretaria -não só a do Maranhão, mas de muitas outras de nossa região norte e nordeste, inclusive a do Ceará - buscou na direção nacional respaldo e chancela para o evento, que seria, sim, a princípio a realização do Regional Norte e Nordeste.          

O secretário do Pará, em corrrespondencia eletronica, colocou-nos a par das tratativas ocorridas no ultimo CONBRACE. Coloocando-se a favor da realização do evento aqui... Depois, tomamos conhecimento dos movimentos do Ceará, quanto à reestruturação de sua Secretaria Estadual, quanto à organização do Regional Nordeste...          

Levamos ao conhecimento - e questionamos - o Matheus e o CBCE, sobre essa questão. Não havendo, por parte da direção nacional, qualquer manifestação sobre a não realização, ou não, do evento no Maranhão; apenas gostariam de que fosse alterada a data, em que trabalhávamos, de novembro para setembro, para coincidir com os demais encontros regionais.          

Devido a esses impasses, a demora nas respostas, e a perda, já, de seis meses na organização do evento - afinal, começamos a tratar do assunto em novembro... - resolvemos, nós (eu!!!) aqui do Maranhão, propor ao Laércio não a realização do Congresso Regional do CBCE - Nordeste, em setembro, conforme solicitação do Matheus, mas o CONGRESSO DO CEV, com os mesmos temas propostos. Mantida a data de Novembro.          

Não seria mais um evento CBCE. Seria um evento do CEV - CONGRESSO DO CEV, onde, dentro do grande evento, discutiriamos a realização daquele evento trinta anos atrás - 1980...          

Devo lembrar que o CEV, embora oficialmente e juridicamente tenha apenas 14 anos (completados este ano...) na realidade ele estará completando 30 anos,,, ele é fruto daquele evento ocorrido em São Luis, em 1980...          

Vamos, sim, procurar as respostas do que ocorreu nesses 30 anos - memória -; vamos ver qual é o estado-da-arte - presente - e ver para onde caminha, quais são as perspectivas, enquanto negócio - o futuro.          

Senhores do Ceará, nada impede que voces continuem a se movimentar na realizaão do evento, do CBCE, de nível regional.                      

Nós, aqui, vamos fazer o CONGRESSO DO CEV, nível internacional, nacional, regional, local... 1980/2010 - 30 anos...

Leopoldo Gil Dulcio Vaz

Professor de Educação Física (aposentado) Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão

Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão

Pesquisador-associado do Atlas do Esporte no Brasil, e no Maranhão

Moderador/Administrados das Comunidades EF Maranhão e Atletismo, do CEV  


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.