A campanha Construindo um Legado vai trazer um pouco sobre a história da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, apoiada em três pilares: passado, presente e futuro.

 

E para abrir a série, o vice-presidente da CBDU, Alim Maluf Neto, conta como tudo começou!

 

Fundada em 1939 e oficializada em novembro de 1941, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário é a que rege o esporte universitário nacional e realiza os Jogos Universitários Brasileiros, que este ano vai para a sua 64ª edição da competição. Em todas as suas fases, participam mais de 200 mil atletas universitários de todo Brasil. O vice-presidente da CBDU, Alim Maluf Neto, conta que grandes nomes já passaram pela instituição. “Pelas competições da CBDU já passaram os principais expoentes do esporte nacional como Artur Zanetti, Aurelio Miguel, Robson Caetano, Gustavo Borges, Fernando Scherer, Martine Grael, Sara Menezes e Bernardinho”.

O Brasil participa desde a primeira edição das Universíades, que é o segundo maior evento esportivo do mundo. A maior participação Brasileira em Universíades foi em 2013, na cidade de Kazan, na Rússia. Cerca de 300 atletas universitários participaram e o Brasil conquistou quatro medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze, ocupando a 13ª colocação geral no quadro de medalhas. Pelo esporte universitário, o Brasil é destaque também no futsal, tendo o título de penta campeão mundial, tanto no feminino, quanto no masculino, conquistados este ano.

Alim Maluf Neto integra a equipe da CBDU desde 2004. Mas, sua história com o esporte vem desde criança. “Fui incentivado pelos meus pais à prática esportiva. Fui atleta de futsal jogando desde mirim até a categoria principal, sendo campeão estadual norte/nordeste em todas as categorias”. Após parar de competir, iniciou seu trabalho na gestão esportiva, primeiro na Federação Acadêmica Maranhense de Esportes (Fame) e depois na CBDU. Em 2008, foi eleito presidente da COSUD e, neste ano de 2016, Maluf foi eleito presidente da Fisu América (Organização Desportiva Universitária Pan Americana).

Ele destaca também a importância do esporte atrelado à educação. “A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes. Capacita o sujeito para lidar com as suas necessidades, desejos e expectativas”, explica.

#CBDU #ConstruindoUmLegado #AtletaUniversitario

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.