Esclarecimento: construtivismo, na arte, é um movimento artístico que vem lá do tempo da revolução soviética, início do século XX. Na psicologia e na educação, tornou-se conhecido pelas teses de Jean Piaget, a partir de suas pesquisas em psicologia genética. Piaget estudava o nascimento da criança e seu desenvolvimento a partir dos reflexos, primeiras imitações e coordenações motoras. O nome construtivismo na educação, foi adotado por Piaget, mas tem raízes mais antigas e em muitas teorias. Vem das ideias de interação e complexidade. Piaget e outros criticavam o simplismo com que a aprendizagem e o desenvolvimento eram tratados pelos autores empiristas e inatistas. Para essa linha de pensamento, da qual fez parte Piaget, a formação humana, natural e cultural, é complexa, não cabendo acreditar que o conhecimento se forma apenas geneticamente ou por simples transmissão. O processo é mais complexo e integra as relações inevitáveis entre cada indivíduo com tudo que lhe chega aos sentidos, num processo de interações que não permite prever onde chegar, embora Piaget tenha tentado apontar uma direção a isso. Todos os pensadores, pesquisadores, educadores, etc., que acreditam na formação humana como um processo extremamente complexo, desenvolveram teorias explicativas e procedimentos educacionais ou terapêuticos alinhados a essas ideias. Portanto, não faz sentido chamar simplesmente de construtivista quem está alinhado a isso. Os nomes podem ser os mais diversos, o que importa é a ideia, a ideologia, a linha condutora.
Comentários
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 10 de Junho de 2016 às 09:10.
[...] "O processo é mais complexo e integra as relações inevitáveis entre cada indivíduo com tudo que lhe chega aos sentidos, num processo de interações que não permite prever onde chegar, embora Piaget tenha tentado apontar uma direção a isso"[...]
Ora, para se comunicar e poder dizer o que pensa, os homens se servem da linguagem. Ao descortinar algo que não existe ainda, como dizer ao outro sua "descoberta". Há que se "batizar", dar nome à coisa.
Claro está que, após ele, dentro de um processo evolutivo, outros pensadores, estudiosos, cientistas até hoje devem estar buscando explicações e "batizando" suas teorias... Parece-me que é o que está estatuído desde a criança do homem: a transmissão do conhecimento.
Sendo assim, há que se ver a evolução à luz da história da humanidade. Os antropolisgistas de plantão quer o digam.
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