psi - Laercio

.................

Imperatriz: prefeitura dá continuidade a curso de capacitação de professores

Durante os dias 05 e 06 de outubro, segunda e terça-feira próximas, acontecerá na sede da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED) o IV Módulo de Formação Continuada para professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Imperatriz. Promovido pela SEMED, por meio do Departamento de Educação Física, o encontro abordará a temática relacionada aos procedimentos que o professor deverá tomar ao ocorrer uma lesão durante a aula.

Segundo o coordenador do Departamento de Educação Física da SEMED, Moisés Charles, o evento faz parte de uma série de formações organizadas pela secretaria com o intuito de desenvolver resultados que priorizem a constante atualização do profissional e resultem numa educação de qualidade. “Devemos buscar dentro do município a melhor qualificação para estes profissionais, e o governo Madeira está disponibilizando as condições necessárias não medindo esforços junto à secretaria para que seja concretizada esta formação”, afirmou.

Conforme as informações do coordenador, a escolha do tema foi resultado do terceiro módulo de formação, que priorizou a prevenção de acidentes. Ao fim deste, surgiu a necessidade de trabalhar a temática relacionada à forma que os educadores físicos devem agir caso o aluno adquira uma lesão durante a aula. Assim, o encontro terá como tema: Atendimento: Como Trabalhar com Alunos Após Lesões nas Aulas.

Charles fez questão de esclarecer que o quarto módulo da formação não qualifica nenhum professor para atuar como fisioterapeuta. “Em nenhuma hipótese o professor deve tentar atuar como um profissional de fisioterapia. Não é esse nosso objetivo. O que de fato queremos com a formação é dar conhecimentos básicos de como proceder, caso o aluno venha sofra uma lesão”, explicou.

O coordenador também ressaltou que as temáticas abordadas durante o curso levam em consideração a realidade do aluno e da prática educacional. “Os objetivos das formações estão sendo alcançados. “Percebemos no dia-a-dia da prática de educação física que os conteúdos trabalhados estão contribuindo com a melhoria dos trabalhos desenvolvidos pelos professores que trabalham na rede municipal de ensino. Muitos destes fazem questão de partilhar com os demais, tanto em reuniões e até mesmo durante as aulas do curso, que após cada módulo as aulas com os alunos se tornam mais proveitosas. Devido a isso, muitos professores também relatam a satisfação que sentem com a atenção a qual a educação física está recebendo por parte do governo municipal”, declara.

Confirmado as palavras do coordenador de educação física da SEMED, o secretario municipal de educação Zesiel Ribeiro, explica que a formação é fundamental para a qualificação do profissional de educação física. “Este módulo é um dos principais do curso de formação continuada destes professores, pois um professor de educação física tem que estar apto a lidar com lesões e a prestar os primeiros socorros, quando necessário. Porém, os módulos de formação estão interligados, este módulo é uma continuação do anterior que trabalhou com a prevenção de acidentes”, disse. (Da Ascom / Prefeitura de Imperatriz)

http://www.jornalpequeno.com.br/2009/10/3/Pagina123880.htm

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.