Enquanto escrevia as perspectivas do mercado de trabalho para os profissionais de Educação Física, e a Parceria CREF-MA e SEBRAE-MA, a Teresa mandou-me o resultado dos questionários preenchidos pelos empresários do ramos - DO MAPA DE COMPETÊNCIAS. Pela ordem, seguindo a metodologia aplicada, as áreas em que os empresários têm mais deficiencia e precisam de ferramentas para gestão do negócio, são as seguintes:

COMPETÊNCIAS

01. Controles financeiros diz respeito ao modo como as informações financeiras são tratadas e conhecidas.

02.Marketing abrange o modo como o negócio e seus produtos são expostos no mercado, a maneira como se torna conhecido e desejado pelos clientes.

03.Empreendedorismo -  Diz respeito ao desenvolvimento de um conjunto de características pessoais essenciais para uma gestão de sucesso.

04.Qualidade abrange a compreensão dos conceitos de qualidade, as estratégias, o ambiente, os processos e o comportamento das pessoas para a gestão da qualidade.

05. Análise de mercado trata da visão da oportunidade de um negócio se concretizar no mercado, considerando os consumidores, a concorrência e os fornecedores.

06. Gestão de pessoas trata do modo como se escolhe os colaboradores, como se motiva e como se gerencia os recursos humanos.

07. Análise e planejamento financeiro é a competência de analisar e projetar estratégias para o negócio a partir de informações financeiras.

Atendimento ao cliente diz respeito aos procedimentos para atender aos clientes, a postura de sua empresa e de seus colaboradores perante os clientes.

Contabilidade trata do conhecimento das informações contábeis e da tomada de decisão com base nelas.

Vendas trata do domínio das técnicas de venda, das estratégias comerciais, da percepção de oportunidades de realizar negócios, e do conhecimento do comportamento de quem compra.

Formação de preço é o domínio de como estruturar os preços dos produtos, considerando os custos e a margem de lucro.

Desenvolvimento de equipes abrange a condução de um grupo, o clima de trabalho, a motivação para a tarefa, o esforço para se obter contribuições.

Liderança abrange a condução de ações para reunir esforços em busca de resultados, em favor de um grupo ou da comunidade.

Busca de recursos financeiros é o  modo como se capta recursos no  mercado.

Comercialização trata do conhecimento sobre as diversas formas de disponibilizar um produto no mercado.

Eficiência energética abrange o modo como se trabalha os recursos energéticos, a eliminação de desperdícios e a otimização do desempenho.

Associativismo diz respeito à cooperação entre empresas, a união para se fortalecer em conjunto, ao esforço coletivo para geração de trabalho e renda.

Técnicas de produção diz respeito ao domínio do processo produtivo, das técnicas de produção, do planejamento para se produzir.

Negociação diz respeito à forma como as ações são articuladas e o modo como os resultados são obtidos.

Sócios empresariais diz respeito ao conhecimento sobre o conceito e a caracterização da sociedade, papel e comunicação dos sócios.

Logística e distribuição é o conhecimento sobre os princípios para distribuição de produtos, a entrada e distribuição de materiais.

Requisitos da ISO 9000 diz respeito ao conhecimento sobre os requisitos e o processo de certificação, ao impacto na empresa e no mercado.

Identificas as deficiencias, o SEBRAE propõe as soluções. Pela ordem, com cerca de 30 indicações foram:  Controles financeiros; Marketing; Empreendedorismo; Qualidade; e Análise de mercado.

Assim, primeiro curso a ser realizado com o grupo é

Controles Financeiro,

período de 14 a 18/06/2010.

Mais informações com Tereza Araújo pelo fone (98) 3133-5916 ou 5922, ou no próprio CREF-MA.

Comentários

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 4 de Junho de 2010 às 15:42.

Após ouvir os interessados, o primeiro curso será realizado no período de 21 a 24 de junho, no horário das 14:00 às 17:00 horas. Confirmar as inscrições...

Pela parceria firmada, ainda este ano haverão outros cinco cursos, um por mes, até novembro.

Dependendo das necessidades dos empresários, ano que vem haverá nova rodada de negociações e prosseguimento dos treinamentos...

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 4 de Junho de 2010 às 15:47.

Apens um lembrete: a preferencia das vagas, será das academias regularizadas junto ao CREF-MA. O que não impede que, havendo procura maior do que as vagas oferecidas - 35 nesta primeira turma - não haja aceite daquelas que ainda não estão com seus registros efetivados - CNPJ, Alvara da Prefeitura, Alvará da Vigilancia, Registro no Sistema CONFEF/CREF...

Um dos objetivos da ação conjunta SEBRAE-MA e CREF-MA é justamente ajudar às academias formalizadas e as não formalizadas a se regularizarem, para usufruir as vantagens da legislação vigente.

Inclusive orientação sobre a melhor forma de constituição jurídica; como por exemplo, a do empreendedor individual, para aquelas pequenas academias que têm o dono e um ou dois instrutores, e um faturamento de até 36 mil/ano (3 mil mes...); as vantagens são enormes, quanto á burocracia, e pagamento de impostos, e ainda possibilita o acesso á Previdencia Social...

Vale a pena uma visita ao CREF-MA e ao SEBRAE-MA - a sede da Praça Pedro II, falar com Teresa... 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.