D E N U N C I A – PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO MARANHÃO – SÃO LUIS… O QUE ESTÁ ACONTECENDO???? 0comentário

Acabo de receber a seguinte correspondencia, e alerto a todos para o que vem acontecendo no Maranhão, com os programas federais – este nãoi é o unico que não está sendo executado, mas em nossa área, é o que temos conhecimento… e não é a primeira vez que é interrompido por questões burocráticas – ou ‘republicanas’… como dizem os do partido do (des)Governo, quando desejam se beneficiar de verbas públicas…. o que segue:

From: rafael-(…) 04@.com
To: vazleopoldo@hotmail.com
Subject: Programa Segundo tempo
Date: Tue, 22 Mar 2016 00:37:19 +0000

Olá professor, sou eu o (G …) da Estácio. Não sei se é de conhecimento do senhor sobre o programa federal “Segundo tempo” aplicado no Maranhão. Eu fazia parte do mesmo, como monitor. Eram 150 professores e 150 monitores em Educação Física, em que estes iriam trabalhar em diversos núcleos espalhados por São Luis e municípios da região metropolitana. Ao todo, segundo os idealizadores, eram 5 milhões de reais de verba federal destinados a execução do programa, com duração de 24 meses. O início se deu em 2014 com processo seletivo e posteriormente ao preenchimento de vagas e assinatura de contratos (contratos que nunca foram entregues a segunda via que por direito devem ficar com os contratados, ou seja, só existia uma via que ficou na secretaria), porém as atividades nas escolas (professores e monitores) se iniciaram apenas no mês de novembro do ano passado, sendo paralisadas em fevereiro deste ano. A falta de monitores e professores foi a justificativa dos representantes para o cancelamento do programa. Porém muita gente nunca recebeu nenhum mês de salário e foi prometido por meio de reuniões, que iriam ser pagos e o mês de fevereiro, mesmo sem atividades iria ser repassado a remuneração à todos. Nada disso se concretizou, e quando procurados, os representantes não respondem as mensagens ou atendem ligações (bloquearam meu número no whatsap), ao qual eu apenas questiono o motivo do não cumprimento da palavra e respeito com as pessoas que fizeram parte desse programa. Desculpe lhe mandar esse email, é que tem poucas pessoas à quem recorrer e sabemos o quanto as pessoas que fazem parte da Educação Física ainda são acomodadas. Apenas mostro a minha indignação com este caso, não apenas pelo dinheiro, mas pela educação física,  que apesar do esforço de muitos profissionais, continua sendo hostilizada e prejudicada por uma minoria. São mais 5 milhões de reais que se perdem e que poderiam melhorar a qualidade do ensino e dar melhores opções de lazer e diversão pra as crianças. E os profissionais que prestam serviços por um quantia pequena e ainda não recebem pela sua contribuição. Lhe mandei este email, pois o senhor tem um blog em um veículo importante de comunicação na Internet, se caso lhe interessar, nos ajudaria muito divulgando – o na mídia. Acredito que com um pouco de esforço, da pra mudar a imagem da Educação Física frente a todos. Boa noite. ao que respondi:

G,

Você(s) podem recorrer ao CREF-MA, fazendo a denuncia, para que verifiquem junto à quem? Secretaria de Estado (SEDEL); que eu saiba o coordenador desse programa era o prof. Sergio Sousa, da UFMA, que está afastado para o doutorado no exterior, assim não sei quem é o coordenador do momento…

Há ainda o Sindicato dos Professores de Educação Física, o ultimo presidente de que tenho conhecimento é o Tarcísio Passos – é o sindicato que cuida dos interesses dos professores e/ou profissionais, no caso…

Há o Ministério do Trabalho, a quem podem recorrer, com uma reclamação trabalhista, e o Ministério Publico para a Educação… todos podem ser acionados contra o Governo e o Programa.

E vou publicar no Blog, fazendo a denuncia….

Leopoldo

me mantenha informado…

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.