DOUTORADO E MESTRADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – PROCESSO SELETIVO ABERTO – UEL/UEM   2 0comentário Sempre que o Giuliano Pimentel me manda alguma coisa sobre o que está acontecendo em Maringá, me pergunto como estaria o Ensino da Educação Física maranhense, hoje, se ele estive vindo para cá…

Giuliano é um carinha que agita!!! e como agita!!! um trator!!! um grande profissional, jogando em todas as posições, é daqueles que bate o escanteio, e ainda aparece para cabecear e fazer o gol…

Uns anos, a Zenira Fiquene pediu-me  um projeto para implantar um Curso de Educação Física em Imperatriz, num Centro de Ensino Superior que ela e Edinho Lobão estavam pensando; a sociedade não deu certo, entre eles, e ela acabou – já com autorização em mãos – implantando o FAMA, aqui em São Luis.

(Um parênteses: o nome, quem batizou, fui eu: pensava em Nova Atenas, mesmo nome que Sousandrade dera à sua Universidade, em 1894 – sim, tivemos uma Universidade criada aqui, no Maranhão, em 1894… Fiquene então sugeriu Atenas Maranhense… virou FAMA).

Pois bem, elaborei  o Projeto, fiz a proposta de funcionamento, aceita por ela e seu sócio, e pedi ajuda ao Laércio, para arregimentar os professore. Indicou-me Giuliano, então em fase de conclusão do Doutorado…

Mandei o  material em  que estava trabalhando – a grade – e Giuliano colaborou com muitas ideias, com um curso que seria revolucionário na Educação Física  brasileira… e junto, mais cinco colegas do doutorado e mestrado… começaríamos com três doutores e dois mestres, além dos ‘itinerantes’ – Laércio e Lino! e Giuliano seria o coordendor, pois naquela ocasião, não tinha como deixar São Luis…

Não vingou!!! nem depois, quando o projeto de Zenira veio a ser implantado em São Luis, inclusive com o curso de educação física. quando Zenira informou do rompimento da sociedade  com Edinho, e que ela iria tocar  o projeto sozinha, sem prazo para contratação dos professores e que poderia levar uns dois a tres anos – o que de fato ocorreu -, Giuliano me falava da possibilidade de levar o mesmo projeto para Maringá, em um Centro particular, que estava se iniciando por lá… disse-lhes que estavam liberados, pois aqui, no Maranhão, nada estava ido adiante… Giuliano e os colegas foram para Maringá… depois, fez concurso para a UEM e a história é a que já conhecemos… Pois é, essa noticia poderia ser que aqui se estaria abrindo as turmas de mestrado e doutorado em educação física… mais uma vez, perdemos o bonde da história…

Programa Associado de Pós-graduação Uem-Uel em Educação Física. Foto de Programa Associado de Pós-graduação Uem-Uel em Educação Física.

Curtir   Comentar

Compartilhar

 

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 30 de Setembro de 2015 às 07:18.

Leopoldo,

Tenho consciência de que sou um professor 'pequeno' diante de tantos outros, com títulos e currículos invejáveis. Admiro-os por terem se interessado em seus estudos e experiências em Educação.

Percebo há algum tempo por suas intervenções no CEV que é um militante ardoroso das boas 'receitas' quando se trata de incentivar pessoas que identifica como capazes e interessadas no que fazem e, especialmente, 'como fazer'.

Após longa caminhada em pesquisas, leituras e frequência a um ou outro encontro (Neurociência), sinto-me razoavelmente capaz de transmitir à nova geração de professores algo que muito pouco se aprende nos livros, ou mesmo em congressos. Trata-se de experiências de vida transformadas em pedagogia, i.e., na Arte de Ensinar.

Peço que veja o Resumo de Nossas atividades e Contribuições (http://www.procrie.com.br/2014/06/26/resumo-de-nossas-atividades-e-contribuicoes-24975) que, muito embora careça uma vez mais de ser atualizado, desperta o visitante para um novo horizonte de informações a trilhar em seu trabalho escolar ou na vida.

Uma de minhas aspirações é realizar palestra e prática de ensino para interssados em Aprender a Ensinar com Amor e Paixão. Quando for de seu interesse, estareri sempre à disposição. Incluo, agora, aspectos educacionais diversos na proposta de um Currículo nacional a partir do ensino fundamental. Está calcado principalmente na teoria neural mielínica (O código do talento). Poderá ver alguns textos no Procrie sob a legenda LEGADO OLÍMPICO... um Manual de Engenharia Pedagógica adjetivado por que já leu como REVOLUCIONÁRIO e IMPERDÍVEL!

Convido-o e a seus pares a uma visita exploratória... Tenho certeza de que gostarão!

Abraço. 

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 3 de Outubro de 2015 às 08:21.

Obrigado... vou encaminhar aos doutores da universidade suas propostas.

Encontro-me em situação de 'vagabundo oficial', aposentado, pois... não mais me dedico ao ensino, apenas palpitado aqui e ali...

Este mes, vamo-nos reunir, em Curitiba, para comemorar os 40 anos de nossa formatura... dinossauros, portanto...


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.