Lições de um Projeto, Perspectivas de Aprendizagem Posted under Teoria & Prática on segunda-feira, 23 novembro 2009 by Roberto A. Pimentel Edit    

 

INTERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Rica experiência desenvolvida pelo autor em 'área de risco' - Morro do Cantagalo, Rio de Janeiro.

Leia mais... Três artigos sob o mesmo título no Procrie. 

 

Como e em que circunstâncias a cooperação e a comunicação levam à construção conjunta de conhecimento e compreensão entre crianças?

Por entendermos que circunstâncias são elas mesmas indeterminadas ou indefinidas, e se associam ao tempo ou ao momento oportuno para estabelecer a maneira correta de agir (Aristóteles), passamos a criá-las no nosso pequeno “laboratório” (Morro do Cantagalo).
Em se tratando de grupo numeroso de aprendizes prefiro tratar este assunto na esfera da interação entre colegas e não propriamente com o professor. O alcance parece ser bem mais significativo, desde que se identifiquem lideranças capazes desse mister. Não é difícil descobri-las ou mesmo encorajá-las. Vejam o exemplo a seguir:
Descrição: exercício com uma biruta (uma adaptação do aparelho capaz de mostrar a direção do vento) e 24 bolas; metade do grupo se exercita e a outra metade auxilia na reposição de bolas. Após algum tempo de prática, troca de funções. O professor dita o ritmo das tarefas.[...]

Algum tempo depois, a Globo foi chamada para incluir o Criança Esperança sob nova direção. Não durou muito. Em contrapartida, um dos senhores da comunidade, leigo, que participou do projeto, constituiu um centro de treinamento de dupla de praia (vôlei) para jovens e criou estímulos para que participassem efetivamente dos torneios oficiais da Federação carioca.

Senti-me mais do que recompensado!

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.