Em 1998, fui passar as férias em Barreirinhas, meu presente de aniversário, dado por minha mulher… lá, encontrei uma ex-professora de educação física do CEFET-MA, hoje IF-MA, a Profa. Ivone reis Nunes e seu marido, também ex-professor do CEFET-MA; na época, eu era Diretor do CEFET-MA, diretoria de apoio ao ensino, pesquisa e extensão. Conversamos sobre um curso superior em Barreirinhas. Ivoce assume a Secdretaria de Educação, e fechamos acordo com a Prefeitura Municipal, e o curso de Licenciatura em Biologia foi dado. Eu fui um dos professores, de educação física, e conheci vários professores que já trabalhavam com a educação física e esportes. Logo a seguir, firmamos um acordo, outro, para um curso de educação física: 1.200 horas, dividido em várias etapas… 2001 começamos o curso de educação física; 40 alunos… Atletismo, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Capoeira, Ginástica Olimpica, Didática, Metodologia de Ensino, Planos e projetos, Lazer e Recreeação, e por fim, organizamos os I Jogos Escolares de Imperatriz… fomos eu, Maranhão, Beleleu, Filvana Farias,Silvana Cintra, Dejanete, Carlos Tinoco, Célia Baptista… no momento em que foi criada a Secretaria de Desportos e Lazer … Carlos – Carlito, era o Secretário… a maioria daqueles meus alunos da disciplina educação física da licenciatura, lá estavam com ele, começando um trabalho…

Implantamos a educação física e esportiva nas escolas da reede municipal, zona urbana e semiurbana, num total de 27 escolas… eu, Maranhão, e Beleleu fomos por diversas vezes à barreirinhas, às nossas custas, ajudar nossos alunos-professores… 36 concluiram as 1.200 horas e foram concursados como professores de educação física, no Municipio.

Continuamos o trabalho, por quase 10 anos… apoiamos os nossos agora colegas-amigos professores em todas as suas iniciativas, com ou sem apoio da Prefeitura, em viagens, treinamentos, planejamtos… Ivone retornou por duas outras vezes a Secretaria de Educação, e lá estávamos à disposição, dando cursos e treinamentos, colaborando no planejamento.

Fomos responsáveis por uma Clinica de Mini Atletismo, com apoio da CBAt – fotos no final… em que tivemos, em quatro anos de aplicação dos festivais – por conta e risco de nossos professores, algumas vezes com apoio do Prefeito – quando era o Albérico – e outras vezes, quando seu sucessor, mas atingimos, nesses anos – e ainda continuam! – mais de 13.000 -TREZE MIL – crianças e jovens – os fstivais são para as idades de 7 a 12 anos, para devido à carencia, atingimos até 20-22 anos, em povoados com até sete horas de remo, para se chegar…

E hoje, vejo que, na condução da tocha, alguns daqueles pioneiros, foram deixados de fora… na foto que aparece o cais, vi alguns desses abnegados professores apenas assistindo a passagem, quando deveriam ser eles os condutores… pois é… mas ficamos felizes, por termos dado esse importante passo e todos os alunos da rede publica de Barreirinhas, hoje, têm tres horas semanias de educação física e esportiva… somos todos olímpicos!!!

 

https://onedrive.live.com/?id=5C480BE17C9909F6%21772&cid=5C480BE17C9909F6

 

 

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.