Estou em Fortaleza; vim conhcer ao vivo e a cores meu mais novo neto, o Pedro Lucas. Sai ontem à noite, vôo das 18:55… Hoje pela manhã leitura dos jornais da cidade… aliás, sem nada para fazer, pois chovia muito, li os jonais da semana… Comentários do time de Horizonte indo ao Rio enfrentar o Flamenguinho do Mané Pedro… perguntaram a um jogador, como seria? de quanto a derrota sem ser vergonhosa… ao que respondeu: vamos para ganhar!!! depois do jogo, liguei para o Mané que disse: amanhã vai caminhar na praia? vou, ao responder, se não amanhecer chovendo; então fica combinado: não se fala em Flamengo… pois é… não se falou no jogo da noite anterior.

Recepção de heróis; e humildade: ainda temos mais um jogo; o empate, foi jogo de iguais… mas faremos a diferença… aqui, temos nossa torcida a favor, em nosso campo… esperemos, antes de contar vitória, como os flamenguistas fizeram antes de nos enfrentar. O que se discutia, era de quanto o Horizonte perderia, se seria ou não goleada histórica. E o que se viu… Que mal compare, não se pode mais falar que o futebol(zinho) das equipes do Sul-Maravilha sejam superiores… o futebol, quando bem dirigido, não tem mais diferença; mesmo para uma equipe do interior do ceará, abatendo o pequeno-grande Flamenguinho em pleno “Maraca/Engenhão”…

O Maciel Junior – meu genro – é flamenguista doente… perguntei a ele: e agora? Horizonte ou Flamengo? Flamengo, respondeu… mas é equipe do Ceará, e cidade do interior… Flamengo… só mudaria se fosse um dos times de Juazeiro de meu Padim Cícero… mas mesmo assim estaria divido…

Na hora do jornal, vi o programa de Esporte; noticias dos clubes do campeonato cearense, com chamadas ao vivo… o campeonato ceaense chega ao final hoje, para oito equipes… depois, só ano que vem, para algumas… mas a afluencia aos estádios, apesar da Sky, como diz o Oliveira Ramos, é grande. Porque aqui, o Futebol existe!!!

Lendo o Blog do ZecaSoares, vejo o sucesso dos maranhenses pelos estádios do Brasil afora… enquanto alguém sabe dizer a escalação do Sampaio hoje? ou do Mo(r)to? ou do MAC? mesmo do IAPE, do Imperatriz, do São José? creio que nem mesmo os “treneros” sabem dizer… pois mudam a todo instante, junto com o plantel…

Aqui, ao contrário… Já comentei, de minha ultima viagem, que havia transmissão direta dos jogos na repetidora Globo local, e mesmo assim o estádio estava lotado. Ainda acontece. Aqui e nos estádios do interior, sempre lotados… até mesmo em treino… e não me venham dizer que é falta de outra opção ou do que fazer.

Mas respodendo ao Oliveira Ramos – ai embaixo -, temos pelo menos três Mestres com cursos feito em Portugal – Europa – em Gestão Desportiva; temos um Professor-Doutor, especialização em Fisiologia do Esforço, referencia nacional na área do treinamento esportivo aplicado ao futebol… recém chegado à nossa UFMA… aqueles tres Mestres em Gestão Esportiva, após mais de ano aguardando um concurso público ou mesmo um contrato para administrar alguma de nossas equipes, tiveram que ir embora do Maranhão… e continuamos a chamar gente de fora, pagando altos salários, sem qualquer resultado… e continuamos a ter ‘gerentes’ de futebol, amadores, sem qualquer conhecimento científico sobre gestão esportiva…

Não é por falta de mão-de-obra especializada… é falta de confiança na mão-de-obra local. Diz uma máxima que ’santo de casa…’; mas acho, mesmo, que nem se trata de desconfiança… é que esses profissinais sabem!!! conhecem!!! essas figuras…

Outra coisa que impede o desenvolvimento de um trabalho, e é natural, já que só pode haver um campeão, é a exigencia das torcidas organizadas; e até mesmo aquelas neotorcidas, constituidas por blogieiros e tuiteiros… recebo inumeras, todos os dias… “Mo(r)to” e “Sem-pai(ó)”; o IAPE tem o seu painho… um ‘pé-reirinha’… mas a cobrança desses grupos ainda é mais terrível do que as cobranças fiduciárias dos ditos dirigentes… não esperam e nem dão tempo a que os profissionais desenvolvam um trabalho, ao menos de conhecer os pernas-de-pau e entrosar – formar o conjunto – os membros da equipe. Treinamento, exigncia de dominio dos fundamentos – será que as traves aqui são menores do que as de lá? esses ‘artilhrios’ não consegue acertar nem no gol, entre os tres paus´- algumas veses acho um desperdício até mesmo ter-se um goleiro… basta um gandula, para apanhar as bolas lá na arquibancada, depois dos chutões… feito Ronaldinho Gaúcho… batendo penalti…

Mas é isso, Oliveira, basta contratar um profissional de educação fisica, desses com cursos feitos em Universidades, na mesma escola que formou o Mourinho, que beberam da fonte de um Manuel Sérgio…

sáb, 23/04/11 por leopoldovaz | categoria A VISTA DO MEU PONTO

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.