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Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 19 de Maio de 2016 às 17:07.

Excelente lembrança Leopoldo,

Tomara que os professores de EF se inclinem por sua prática e passem a ensiná-la a seus alunos nas escolas, inclusive a partir do ensino fundamental... De minha parte, tenho projeto nesse sentido, e já estou nos primeiros passos com o meu neto mais novo (3 anos), que aprende brincando.  Aliás, deveria ser matéria obrigatória em todas as escolas, pois é referência para toda a vida: "ensina a pensar". 

Para aqueles que ainda tenham dúvidas quanto ao valor de seu aprendizado, peço que leiam o que está postado em XADREZ E VOLEIBOL (http://www.procrie.com.br/2010/01/29/xadrez-e-voleibol-152)

 

Eis uma sinopse... 

Por que não começar a ensinar o jogo de xadrez antes de qualquer desporto? O xadrez que impõe tudo aquilo que é essencial ao desenvolvimento do músculo do intelecto – “O rigor das definições, a precisão das leis e as abstrações disciplinadas” –, além do lúdico, que no caso é essencial. Não é à toa que em muitos países o xadrez é obrigatório nas escolas.

"Sabe-se que as crianças têm uma “quantidade de canais“ menor que a dos adultos. Consequentemente, a sua capacidade de prestar atenção aos acontecimentos, memorizá-los e reagir a eles é menor que a do indivíduo maduro. Talvez por isso que crianças pequenas deixam de resolver muitos problemas por não dispor da capacidade de processamento de informação necessária para fazê-lo. O grande mestre de xadrez, fora do seu campo específico de perícia, sofre as mesmas limitações de processamento de informação que todos nós. Suas proezas de percepção e memória são específicas ao tabuleiro e às peças de xadrez. Ao olhar o tabuleiro, o que o perito – mas não o iniciante – “vê” são configurações de peças, ou, “nacos”, que representam padrões conhecidos e não peças isoladas. Isso também significa que ele é mais capaz de planejar e pensar com antecipação, porque sua representação ou modelo do tabuleiro é forte, precisa e perdurável. Por isso, também é capaz de pensar com maior clareza e profundidade.[...]

 


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