Emerson Silami Garcia –

 

Prestes a completar 2 anos como Professor Visitante Titular da UFMA, posso fazer um balanço de minha ações nesta instituição.

 
Foram pouco mais de 22 meses intensos durante os quais pude colaborar com os colegas do Departamento de Educação Física em muitas realizações, como a criação do Bacharelado em Educação Física no Campus do Bacanga, em São Luis, a criação da Licenciatura em Educação Física no Campus de Pinheiro, a criação do Mestrado em Educação Física, o primeiro do Maranhão e de grande parte das regiões norte e nordeste, alem da aprovação do Curso de Bacharelado em Fisioterapia, que será o primeiro em instituição pública no Maranhão e que dará a oportunidade a um maior número de jovens menos favorecidos de cursar Fisioterapia sem terem que pagar elevadas anuidades.

 

Participei de vários concursos públicos e bancas de pós-graduação, entre outras atividades acadêmicas, inclusive lecionando a disciplina de Atletismo para o Bacharelado. Eu e meus colegas da UFMA criamos um Grupo de Pesquisa, obtivemos recursos junto à FAPEMA e aprovamos um projeto de pesquisa sobre futebol junto à CAPEI/SEDEL/Governo do Maranhão (graças a estas parcerias, estamos desenvolvendo pesquisas visando a geração de novos conhecimentos que irão ser usados na modernização e no desenvolvimento do futebol maranhense).

 

Esta parceria envolve inicialmente os clubes Sampaio Corrêia e Moto Clube, cujos presidentes Hans Nina e Sergio Frota a apoiam integralmente.

 

Estabelecemos novas parcerias e demos continuidade a parcerias cientificas e acadêmicas com outros Departamentos da UFMA, com a UFMG e com outras IES.

 

Montamos, graças ao irrestrito apoio da Administração Central da UFMA, laboratórios sofisticados (entre os melhores do país) para atendimento às atividades de pesquisa do Curso de Mestrado e de docentes da universidade.

 

Publiquei mais de 20 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais.

 

Participei de vários eventos nacionais e internacionais como palestrante.

 

Atuei como consultor de Agencias de Fomento e Periódicos Científicos.

 

Continuei com minhas atividades de Conselheiro Federal do CONFEF, tendo presidido a Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional da entidade até o final de 2015.

 

Dei continuidade à orientação de 7 alunos de Mestrado e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da UFMG, sendo que restam agora apenas 2 doutorandos, já qualificados, que deverão defender suas teses até o final de 2016.

 

Eu vim para o Maranhão em agosto de 2014, após ter me aposentado na UFMG, onde lecionara durante 40 anos e logo após o final de meu mandato com Diretor da EEFFTO-UFMG.

 

Agradeço à UFMA pela oportunidade de ter continuado desenvolvendo minha carreira acadêmica e por ter me oferecido excelente condições de trabalho, que possibilitaram um do meus períodos mais produtivos em mais de 4 décadas de minha carreira.

 

Agradeço ao ex-Reitor Dr. Natalino Salgado Filho, ao Vice-Reitor Fernando Carvalho Silva pela oportunidade de ter vindo colaborar com seus projetos na UFMA e estendo meus agradecimentos à Reitora Nair Portela Coutinho e a meus colegas do Departamento de Educação Física, que me acolheram com grande carinho e sempre relevaram minhas deficiências.

 

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 12 de Junho de 2016 às 08:38.

Cevnautas do Maranhão,

Todos temos dívida de gratidão com o cevnauta Emerson Silami Garcia  http://cev.org.br/qq/emerson-silami-garcia/

Laércio


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.