Da leitura de ‘ENAREL 21 ANOS DE HISTÓRIA’, Marcellino, Isayama, 2010, logo nos primeiros capítulos, fica evidente a ‘busca do elo perdido’, especialmente no funcionamento do ‘colégio invisível’ que se formou ao longo dos anos, na formatação da ‘rede’ e a comunicação dos ‘gatekeppers’ – os sentinelas.

As novas tecnologias – TICs – permitem a realização do evento sem a presença ‘in loco’; é o que proporia o Laércio, com a transmissão via Internet a todos os recantos deste imenso país. É possível!!!

A idéia, colocação da ‘ponencia’ no iutube, dez minutos, quando da pré-inscrição. Com a indicação do endereço… a inscrição, e pelo menos tres meses antes, as apresentações ‘orais’ estaria já ‘rodando’ na nuvem. Os interessados, baixariam, assistiriam, anotavam as dúvidas e/ou questionamentos e viriam, então, participar do bate-papo, com os autores…

In loco, se adotaria o formato de ‘open-space’, espaço aberto, Laércio… no estilo ‘desconferencia’: local, uma sala, com a temática e hora da reunião, os interessados se reuniriam por cerca de 45 minutos, para conversas entre os presentes e, a um dado momento, a colocação de cinco cadeiras no centro – só quatro ocupadas – e os especialistas indicados – ou os principais teóricos da área, começariam um debate/conversa; os interessados, ao redor, ouvindo e, quando da necessidade de aclaração de um dos pontos que se está tratando, senta-se na cadeira livre e participa da conversa/debate; um dos debatedores deve desocupar a cadeira, fincado sempre uma livre, para a livre participação; um ou dois facilitadores, anotando os principais tópicos – além da filmagem de tudo o que ocorrer – e naturalmente, ao vivo e a cores, via Internet, e disponibilização no iutube depois… 45 minuots, e encerra-se. Continua a conversa fora da sala, caso haja interesse ou assuntos a serem tratados…

visite  http://colunas.imirante.com/platb/leopoldovaz/2011/03/09/enarel-algumas-dicas/

qua, 09/03/11 por leopoldovaz | categoria Sem Categoria

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.