Errando de novo – “planejamento” equivocado

Todos conhecem a frase, “trocar seis por meia dúzia”. No futebol, esse dito popular acontece frequentemente. Mas, às vezes, acontece por algum motivo justificado e, quem deveria “comunicar ou dar satisfações”, não tem a sensibilidade suficiente para fazer isso. E vida que segue.
As cortinas foram abertas. Tudo era esperado. Todos esperavam que o ano de 2017 para o Sampaio Corrêa, time de futebol mais popular do Maranhão, começasse diferente e sem repetir os erros cometidos em 2016. Todos, erros de mau planejamento e de centralização diretiva.
Quem quiser ver com outros olhos, que veja. Veja e nos responda: na pretendida volta do Sampaio Corrêa para a Série B, alguém acredita que Vinícius Saldanha seja o Técnico do time até lá?
Não. Não estamos falando em competência ou discutindo o conhecimento do técnico maranhense. Vinícius é capaz, sim. Mas, garantimos que Vinícius sequer terminará o campeonato maranhense no comando “boliviano”. E, aí é que entra a tal coisa do “planejamento”.
Ora, desculpem mais uma vez usar o Ceará Sporting Club como exemplo. Neste ano de 2016 o time alencarino montou o melhor elenco (tecnicamente falando) entre os clubes da Série B. Fez um ótimo primeiro turno (19 jogos), mas, por repetir erros internos (mais até que o Sampaio Corrêa), terminou a competição em décimo lugar, somando apenas 54 pontos, conquistando 14 vitórias, e somando 12 derrotas. Uma campanha medíocre para o elenco montado e perdeu vários jogos dentro de casa.
Pois, planejando de forma acertada, contratou para as competições domésticas deste ano, o Treinador que comandará o time por toda a temporada e já começou a montar o elenco três vezes melhor (tecnicamente falando) que o do ano corrente.
Ora, a diretoria do alvinegro cearense sabe que Goiás e Náutico não subiram, e que, da Série A, desceram Internacional, Figueirense, América/MG e Santa Cruz e que será muito difícil para Goiás, Náutico e Ceará tentar subir se não montar um time tecnicamente capaz e com o “comandante” que, pelo menos conheça o time.
Trabalhar a base com qualidade (sem repetir os erros do passado – quando o comando foi sempre entregue a curiosos ou a amigos) na tentativa de “garimpar” um ou dois jogadores capazes de ascender ao elenco que disputará a Série C; observar os prováveis bons jogadores que disputarão o campeonato maranhense pelos co-irmãos e a possibilidade de contratá-los; observar os prováveis reforços que disputarão a Copa do Nordeste, foi sempre o que se pensou e se defendeu.
Mas, senhores, isso tem que ser pensado e feito pelo Treinador que dirigirá o time nas disputas do Campeonato Brasileiro. E, repetimos, Vinícius Saldanha não termina o campeonato maranhense como técnico do Sampaio.
E, repetimos, terá sido trocado seis por meia dúzia, se compararmos 2016 com 2017.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.