Deu no www.cev.org.br/comunidade/piaui . No Piaui, Escolas Estaduais Recebem Kits Esportivos

Desde o ano passado venho chamando a atenção para o que ví nos estados do Piauí e Ceará, nas cidades do interior: construções de espaços para a prática da educação física. Publiquei, aqui mesmo neste espaço, e recebi do Jornalista Oliveira Ramos pedido de fotos desses espaços, especialmente os do Ceará. Este ano, soube do lançamento, no Maranhão, das Praças de Esportes de Juventude, e o investimento que o Ministério do Esporte estava fazendo em onze cidades do interior maranhense. Novamente, o Oliveira Ramos chama a atenção que aquelas praças esportivas, construidas no Ceará e as do Piauí, eram através desse projeto – verbas de emandas parlamentares… 

Questionei porque nossos ‘parlamentares’ não faziam o mesmo pelo Maranhão… inclusive, quatro emendas do então candidato Flavio Dino, que colocava à disposição, da prefeitura, mesmo após a derrota às eleições… disse que, se houver um desses espaços destinados ao bairro onde moro, Recanto dos Vinhais – tem local!!! faria o projeto, sem custos sua elaboração… até o momento, não recebi respostas, seja do atual Prefeito, seja do Deputado-candidato… continou às ordens.

Pois bem, agora me vem essa surpresa, mais uma!!! do vizinho estado do Piaúi. Preocupação de distribuir  kits esportivos às escolas da rede estadual. De todo o Estado!!!! Para todas as escolas!!! Exemplo, a seguir; vergonha a sentir.

ps. leio notícia, estampada nos jornais de h0je, que mais uma vez teremos greve de professores. Motivo: salário!!! Justa?  Justíssima!!!!! mas os estudantes que ‘pagam o pato’ dos descalabros dos governantes. Enquanto a maioria das escolas já tiveram o início do ano letivo – muitas já em avaliação bimestral – as do Estado ainda não começaram. Falta de professores, embora tenha havido dois concursos, e ninguém contratado. Adiado o inicio do periodo letivo de 2010, em duas semanas, marcado seu inicio para ABRIL, e já o Sindicato marca greve, pois os governantes -preocupados com a eleição que se aproxima? boa hora para uma respostas nas urnas… para esses ‘faltadores com a palavra empenhada’ em implantar o estatuto e o Plano de cargos e Remunerações… Mas vamos às notícias exemplares. 

Pergunta: será que nossos gestores leem jornais?  

Com o objetivo de incentivar a prática esportiva nas escolas públicas estaduais do Estado do Piauí, a Gerência de Ensino Fundamental da Secretaria da Educação e Cultura (Seduc) está distribuindo, através das Gerências Regionais de Educação (GREs), um kit esportivo para cada escola.

Cada kit contém uma rede de voleibol, bolas de futebol de campo, rede de futebol de campo, futsal, futsal infantil, voleibol, basquete e handbol. “A distribuição começou antes do período letivo. Acredito que esteja faltando apenas Teresina, composta pela 4ª, 20ª, 21ª e 19ª GREs. As demais já receberam, inclusive, foi uma exigência do secretário da Educação, Antônio José Medeiros, de que os kits fossem entregues antes do início do período letivo.

“Cada escola de ensino fundamental e de ensino médio receberam um kit. Mas os kits foram para todas as escolas do Piauí”, explica o técnico de educação física do ensino fundamental, José Furtado. De acordo com Furtado, foram investidos R$ 368.325,00 de recursos próprios da Seduc. “Essa é uma maneira de incentivar, principalmente, os professores do interior do Estado que não têm acesso fácil à aquisição de material esportivo. Nós pensamos mais no interior em decorrência das distâncias. Em Teresina, fica muito fácil a distribuição. O interior já foi contemplado”, explica.

A professora Socorro de Santana Cabral, da Gerência de Ensino Médio, complementa que assim como os livros, a meta é para que cada aluno possa ter seu material de educação física.

http://sn125w.snt125.mail.live.com/default.aspx?wa=wsignin1.0

Comentários

Por Mauro Roberto Guterres Santiago
em 26 de Março de 2010 às 18:26.

É realmente um exemplo a ser seguido! Nós que estamos na escola pública ficamos envergonhados com nossa situação. Aqui quando chega é sempre muito atrasado, causando desmotivação e demonstrando a falta de compromisso com a educação, já que a disciplina Educação Física faz parte da grade curricular como disciplina obrigatória. Percebo também a falta de conhecimento a respeito da importância da disciplina por parte dos diretores, coordenadores, supervisores, etc. Que é lamentável, pois fazem um julgamento equivocado, não oferecendo condições para o bom funcionamento da disciplina, que possui suas especificidades.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.