Professora da Universidade de Bourgogne é Segunda Convidada do Ciclo Pensamento do Século Xxi, da Ufsc

Nenhum comentário. Deixe o seu.
Enviar e-mail com atualizações para mim

Jornal da Ciência (JC E-Mail)
====================================================
Edição 3986

Evento acontece na próxima semana, com a presença da pesquisadora francesa Liliane Meffre
O segundo encontro do ciclo "Pensamento do Século XXI", que acontece dia 16 de abril, às 9h, no auditório da Reitoria da UFSC, receberá a professora da Universidade de Bourgogne Liliane Meffre. Sua palestra "Carl Einstein (1885-1940), na vanguarda das vanguardas" fará uma homenagem ao crítico e escritor alemão. Sua fala será em francês, com tradução simultânea.

Liliane Meffre é doutora em  Estudos Germânicos e em História da Arte-Estética, e dedicou grande parte de seus trabalhos a Carl Einstein. Traduziu várias de suas obras, como Negerplastik, e escreveu o livro "Carl Einstein: 1885-1940. Itinéraires d’une pensée moderne". A professora já ministrou palestras na França, Bélgica, Alemanha e Itália, entre outros países.

A francesa, que visita o Brasil pela primeira vez, fará também seminários falando sobre Carl Einstein, nos dias 12 e 13 de abril, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão, e 14 e 15, na sala Drummond, prédio B do CCE (local que pode ser alterado).

Quase desconhecido no Brasil, Einstein (1885-1940) criticou a arte e o conceito de objeto. Em 1915 se notabilizou por um estudo sobre a escultura negra Negerplastik e deu início aos estudos sobre arte africana. Seu trabalho é considerado pioneiro ao apresentar artefatos provenientes da África como obras de arte.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.