Sábado passado aconteceu a Feijoada dos Campeões, promovida pelo Gafanhoto - como dia o Dr. Peta "aqueloe inseto que mora no Bequimão" - um dos maiores atletas do basquete maranhense. Travestido de assessor parlamentar, dedica-se à politica (de bastidores) maranhense... mas não deixou o esp9orte e reuinir os antigos jogadores e dirigentres, anualmente, em sua já famosa feijoada.

Pois bem, publicou no facebook algumas fotos, com comentários, em especiual sobre o pessoal do Handebol, relacionando a familia Mangueirão, Perdigão, Camarão... e outros menos voitados... mandei a foto dos goleiros dos de antigamente para o Laércio... que ferz um comentário ser ele, Pereira, o primeiro dos goleiros, começando na década passada...

Ao que uma pessoa - ALLAN - respondeu que não poderia ser, pois não havia handebol no Maranhão antes de Álvaro Perdigão!!!! ao que lhre respondi que estudasse um pouco da História do Esporte no Maranhão antes de falar bobagem!!! Pereira foi o grande incetivador do Handebol maranhense, mesmo seu introdutor, e tanto Alvaro, quanto Mangueirão, quanto Phil, Tião, Gastão, Pinheiro, e muitos outros que ai estão são crias de Laércio... mesmo o Horácio, apresentado como o pioneiro, foi trazido pelo laércio... e então publiquei o capitulo sobre o Handebol - que po9r seu tamanho, o facdebook ainda não colocou no ar, mas vou faze-lo aos pedaços tão logo destrave...

 

HANDEBOL

LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ //  JOSÉ MARANHÃO PENHA

 

1960 – o Handebol foi introduzido no Maranhão pelo Prof. Luiz Gonzaga Braga e o professor José Rosa, ambos da ETFM, hoje IF-MA. Após participarem dos Jogos Estudantis Brasileiros do Ensino Industrial – JEBEI -, e como a modalidade seria introduzida nos Jogos seguintes, fizeram um curso no Rio de Janeiro e, ao retornarem, preparam um grupo de alunos. O jogo-exibição foi realizado no aniversário da ETFM, a 23 de setembro, na quadra interna.

- O Prof. José Geraldo de Mendonça participou dessa apresentação e deu o seguinte depoimento: “... a primeira exibição de Handebol no Maranhão foi realizada na quadra da Escola Técnica em 1960, por dois grupos de atletas que o prof. Braga treinou, no dia 23 de setembro. Prof. Braga foi participar de um treinamento de professores das Escolas Técnicas fora do estado e quando veio trouxe uma bola de handebol, selecionou dois grupos de atletas alunos dele de educação física. Marcou na quadra interna aqui onde hoje é o prédio grande, com esparadrapo no chão as áreas de gol do handebol e fez no dia 23 de setembro uma exibição; até então era desconhecido no Maranhão, mas só ficou nisso; ele trouxe a idéia, treinou dois grupos de educação física, e no dia 23 de setembro... eu estava nesse grupo; lembro, Edil (Edir Muniz, sobrinho do Prof. Braga); Edir (Carvalho) estava, é de Codó, Braga é de Codó está entendendo; deixa eu me lembrar... não sei se Abdoram participou, mais Abdoram era do grupo, Abdoram, Frazão, deixa eu me lembrar quem mais era do nosso grupo aqui, parece que Walmir também estava, Walmir, da mecânica, não... Valderez, não era metido a esportista, Valderez não gostava metido a esportista aqui nessa época era eu e Eldir nós éramos quem vibrávamos com esse tipo de coisa...Me parece que o Macário (da Costa) também era deste grupo” (in Entrevistas)

1967 – é ministrado um curso - através de convênio entre os estados do Maranhão e São Paulo -, pelo Prof. Nelson Gomes da Silva, com 120 horas de duração, com uma turma de 25 candidatos. Após o término do curso, foi realizado um jogo de Handebol entre os participantes. De acordo com o Prof. José Maranhão Penha, foi o primeiro jogo disputado no Maranhão, na modalidade.

Participantes do curso: Ana Rosa de Souza Silva; Benedita Duailibe; Clarice Barros Rosa; Dinorah Pacheco Muniz; Elena da Conceição Pereira; Florileia Tomasia de Araújo; Felicidade Mendes de S. Nascimento; Ivete D´Aquino Castro;Ivone da Costa Reis; Julio Elias Pereira (major Julio); Maria José Reis Maciel; Maria das Grças R. Pereira; Maria da Conceição Sá Melo; Maria da Glória Castro Fernandes; Maria de Jesus Carvalho de Brito; Maria do Rosário Silva Maia; Maria do Rosário Silva; Maria da Conceição Santos Souza; Neide Moerira da Silva; Odinéia Trompa Falocão; Pedro Ribeiro Sobrinho; Reginaldo Heluy; Sebastiana de Carvalho Pires; Sonia Maria dos Santos Resende.

1970 – o Handebol já era disputado quando da realização do 3º. Campeonato Intercolegial, organizado pelo Serviço de Educação Física, Recreação e Esportes, sob a direção de Mary Santos. O Batista foi o campeão de Handebol (randedebol); nas demais modalidades disputadas: Liceu Maranhense (Basquetebol e Futebol de Salão); São Luís (Voleibol Masculino) e a Escola Normal (Voleibol Feminino). Os municípios cujas equipes foram campeãs de suas chaves são: Pedreiras, Esperantinópolis, Timon, Chapadinha, Itapecuru, Guimarães, Cururupu, Pinheiro, Peri-Mirim, Codó, Zé Doca, Colinas, Paço do Lumiar, Primeira Cruz, e Humberto de Campos.

(Fonte: SANTOS, Mary. Educação (Crônicas). São Luís: SIOGE, 1988, p. 111-112)

Campeão estadual - Batista (Intercolegial)

1971 – ministrado outro curso, pelo Prof. Wilson Carlos dos Santos (segundo Maranhão, este curso foi em 1970; Laércio o dá como 1971);

- chega ao Maranhão o Professor piauiense Jamil de Miranda Gedeon Filho; veio ministrar um curso de atualização em Handebol; como conseqüência deste curso, o Handebol começou a ser difundido no Estado; o Prof. Jamil coordenou a modalidade de Handebol nos IV Jogos Intercolegias, tendo participado dessa competição 11 (onze) escolas da Capital: Liceu Maranhense, Escola Normal, Santa Teresa, Conceição de Maria, Cardoso Amorim, Nina Rodrigues, São Luís, Luis Viana, CEMA, SENAC, além de 82 (oitenta e dois) municípios do interior, dentre estes, Imperatriz, Balsas, Barra do Corda, Passagem Franca, Timon, Coroatá, Pedreiras, Bacabal, Santa Inês, Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Humberto de Campos, Rosário, São José de Ribamar, Viana, Pinheiro, Carutapera, Guimarães; sendo que este último Município, foi o campeão feminino da competição.

- realização do Primeiro Festival Esportivo da Juventude; idealizado por Cláudio Vaz dos Santos - Campeão Estadual  – Batista (Festival Esportivo da Juventude)

1972 – realização do 2º. FEJ; no Governo Pedro Neiva de Santana os Jogos Intercolegias foram substituídos pelos FEJ – Festival Esportivo da Juventude, criado por Cláudio Vaz dos Santos, que substituíra Mary Santos na direção dos esportes tanto no Município quanto no Estado; Cláudio Alemão contou com a colaboração de Antonio Maria Zacharias Bezerra de Araújo – o Prof. Dimas;

- foi ministrado um curso pelo MEC - antigo Curso de Suficiência, para formação de professores - em que o maranhense Ary Façanha de Sá era o Coordenador. Diversos professores e técnicos participaram desses cursos e foram dadas aulas das mais variadas modalidades esportivas. Um dos professores não veio e um antigo jogador de basquetebol - ex-seleção brasileira - ministrou as aulas de Handebol (Laércio afirma que esse curso pode ter sido dado antes deste ano).

- Em outro curso, no Governo Nunes Freire, sendo Coordenador de Esportes Cláudio Vaz dos Santos, veio uma equipe do Rio de Janeiro com três professores para ensinar Basquete (Rui); Atletismo (José Teles da Conceição); e Handebol (um professor de nome Wilson (sic, Maranhão diz que esse professor esteve aqui em 1970, Laércio, em 1971).

- credita-se a Antonio Maria Zacharias Bezerra de Araújo, o Prof. Dimas, a introdução do Handebol no Maranhão, após assistir a modalidade nos JEB´s de Belo Horizonte, em 1971. Ao retornar a São Luís, começa a ensinar a modalidade e a introduz a partir dos II  FEJ, idealizados por ele e Cláudio Vaz dos Santos, o Cláudio Alemão.

- A segunda escola a praticar o Handebol, segundo essa versão, foi o Colégio Batista “Daniel De LaTouche”, do qual Dimas era professor, muito embora o Prof. Rubem Goulart (também professor da ETFM, nessa época) já houve feito uma apresentação da modalidade naquela escola. Logo a seguir, o Colégio Maranhense, dos irmãos Maristas (Dimas também era professor), e foi organizada uma Escolinha no Ginásio Costa Rodrigues.

- Dimas é o grande responsável pelo desenvolvimento do Handebol do Maranhão, junto com Laércio Elias Pereira.

Campeão estadual - ETFM

1973 – o Prof. Laércio faz sua primeira visita ao Maranhão: tendo voltado da Olimpíada com vários cursos de Handebol e sendo treinador da General Motors EC, da Seleção Paulista Feminina que iria para os JEBs, e da Escola Superior de Educação Física de São Caetano; convidado a dar cursos pelo Brasil pela ODEFE, houve um circuito de cursos que incluía Maceió, São Luís e Manaus. Em São Luis, enquanto dava o curso, ajudava o Prof. Jamil Gedeon a treinar o time de Handebol que ia para os JEBs. Deu problema no curso de Manaus e o Cláudio Vaz pediu que ficasse treinando no tempo que estaria em Manaus – com essa demora em retorna a São Paulo, o seu auxiliar como técnico da seleção paulista foi efetivado ... Depois, pediu para que acompanhasse a equipe nos JEBs em Brasília. Acertou a ida para Brasília – pois o seu substituto o fez permanentemente -, conseguindo classificar a equipe para as quartas de finais; mas no dia que ia começar essa fase, o Basquete levou todos os atletas para jogar o Campeonato Brasileiro em Fortaleza; o Maranhão ficou em oitavo.

- Quando da realização dos – agora - JEM´s, Laércio veio para arbitrar os jogos, tendo apitado uma memorável partida entre Batista e Marista, ambos treinadas pelo Prof. Dimas; Laércio trouxe um seu atleta da GM para auxilia-lo na arbitragem: Edivaldo Pereira, o Biguá,; além do Handebol, Biguá apitou várias outras modalidades. Terminado os JEM´s, Biguá se estabelece no Maranhão – primeiro, como atleta, a seguir como técnico, depois como jornalista e dirigente esportivo; acabou virando cidadão maranhense.

1974 – em janeiro, o Prof. Laércio Elias Pereira volta para morar no Maranhão; é estabelecida a “Missão” do Handebol, com a chegada posterior de Horácio e Viché (Vicente Calderoni Neto); o Projeto Handebol – a “Missão do Laércio” - foi estabelecida pelo Cláudio Vaz e apoiada pelo Secretário de Educação Magno Bacelar.

- Além do Handebol, o objetivo era implantar um curso de Educação Física na então FESM (hoje, UEMA) sendo aprovada a Lei de no. 3489, de 10 de abril de 1974, que “cria a Escola Superior de Educação Física do Estado do Maranhão e dá outras providências”; foi publicada no Diário Oficial do Estado do Maranhão de 10 de maio de 1974 – ano LXVII, num. 88, pg. 1).

- Dimas, compreendendo suas limitações na modalidade, se afasta, passando a dar todo o apoio aos “paulistas” que estavam chegando, e se dedicando a sua outra paixão, a Ginástica Olímpica.

- É dessa época a grande rivalidade do Handebol Maranhense, era entre o Batista e a Escola Técnica (CEFET), nascida de um jogo entre o Batista - base da seleção maranhense que foi aos JEB's - e a Escola Técnica - no final dos JEM's. O primeiro técnico da ETFM foi Aldemir Carvalho de Mesquita, posto assumido depois pelo Prof. Juarez Alves de Sousa e a seguir, pelo Laércio Elias Pereira; com a sua saída assumiu a equipe o Prof. José Maranhão Penha.

- O Maranhão participa do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino, realizado em Fortaleza, conseguindo um terceiro lugar; com Álvaro Perdigão e Raimundo Nonato Vieira (Vieirinha) (goleiros); Luis Fernando Figueiredo, Vicente Calderoni Filho (Viché), Edipaldo Pereira da Silva (Biguá), Sebastião Sobrinho Pereira (Tião), Phillipe Moses Camarão (Phil), Rubem Goulart Filho (Rubinho), Manoel de Jesus Moraes, Antonio Luis Amaral Pereira, Joel Gomes da Silva, José Maria (Zeca); o técnico era Laércio Elias Pereira.

- Além do Adulto Masculino, o Maranhão participa do Juvenil Feminino – o primeiro brasileiro – em São Paulo, contando com reforços do time da GM.

1975 – movimento para fundar a Federação Maranhense de Handebol – FMAH -, tendo como primeiro presidente Laércio Elias Pereira; a federação não era legalizada

1976 – agosto - a Federação Maranhense de Handebol convoca para treinamento visando o II Campeonato Brasileiro Adulto Masculino, Belo Horizonte - 2ª quinzena de outubro;  Apresentação: Domingo, 8 de agosto de 1976 – 7:00 horas, Ginásio Charles Moritz: convocados os seguintes atletas: do SAMPAIO CORREA Futebol Clube - Luis Carlos Ribeiro – BOI; Sebastião Pereira Sobrinho – TIÃO; José MURILO; João DAMASCENO; Manoel de Jesus Moraes; José LOPES Neto; FERNANDO Souza; IVAN Soares Telles; do CLUBE RECREATIVO JAGUAREMA - Francisco de ARRUDA; Louis Phillip Camarão – PHIL; Fernando Antonio Lima – TONHO; ALEXANDRE Nonato Moraes; José Castelo Branco – TADEU; do GRÊMIO LÍTERO RECREATIVO PORTUGUÊS - ALVARO Perdigão; LUIS FERNANDO Figueiredo; Vicente Calderoni Filho – VICHÉ; Luis Verônico DUGUEIRA; ANTONIO CARLOS Pereira; do MOTO CLUBE DE SÃO LUÍS - José Henrique Azevedo – MANGUEIRÃO; José GILSON Caldas; Rubem Teixeira Goulart – RUBINHO; José Carlos R Santos – BAGAGE; Antonio ZACHARIAS Castro; MARCIO Vasconcellos;  do MARANHÃO ATLÉTICO CLUBE: JOEL Gomes Costa; LUIS HENRIQUE Neves; Sérgio Abreu – SERGIO ELÉTRICO; DEMERVAL Viana Pinheiro; Técnico: Laércio Elias Pereira.

- O Maranhão sagrou-se campeão do II CAMPEONATO BRASILEIRO DE HANDEBOL; a equipe era formada por: Luis Fernando, Mangueirão, Álvaro, Gilson, Rubinho, Ricardo, Joel, Moraes, Tião, Viché, e Ivan; o técnico foi o prof. Laércio Elias Pereira, tendo como auxiliar o Prof. José Maranhão Penha. O Prof.Laércio só pode chegar para os últimos jogos, e a equipe foi dirigida até então pelo prof. Maranhão.

- principais clubes de handebol do Maranhão eram: Sampaio Correa FC, Clube Recreativo Jaguarema, Grêmio Literário Recreativo Português, Moto Clube e Maranhão Atlético Clube.

1977 – JEB´S – Brasília – Maranhão vice-campeão masculino e vice-campeão no feminino.

- o Prof. Marco Antonio Gonçalves (Marcão), substitui o prof. Laércio na presidência da FMHA

1978 – JEB´S – João Pessoa-PB – 3º. Lugar masculino

- Campeonato Brasileiro APAES – Natal-RN – Campeão Masculino

1979 – II Campeonato Brasileiro Juvenil de Handebol, realizado em São Luís – Maranhão. A equipe do Maranhão sagrou-se campeã brasileira, tendo como técnico, Vicente Calderone Filho, Viché..  

- Phil Camarão é eleito presidente da FMHA

1980 - Campeonato Brasileiro APAES – Curitiba-Pr – campeão masculino

1981 – JUB´S – São Luís-Ma – vice-campeão masculino; técnico: José Maranhão Penha

- Campeonato Brasileiro entre FEBEM – Rio de Janeiro – Campeão Masculino

- JEB´S – DF – 3º. Lugar masculino

- Herberth Schalcher é eleito presidente da FMHA

1982 - Campeonato Brasileiro APAES – Belém – PA – campeão feminino

- Lister Castelo Branco Leão é eleito presidente da FMHA, e vai exercer o mandato até 1987

1983 - Campeonato Brasileiro entre Colégios Batista – Rio de Janeiro –RJ – campeão masculino

1984 – Campeonato Brasileiro Intermaristas – Belém-PA – vice-campeão feminino

1985 – JEB´S – São Paulo – 3º. Lugar feminino

1986 – JEB´S – Vitória-ES – 3º. Lugar masculino

- Campeonato Brasileiro Intermaristas – João Pessoa-PB – vice-campeão feminino

1988 – JEB´S – São Luís – MA – Campeão masculino

- Campeonato Norte-Nordeste APAES – São Luis-MA – campão masculino e feminino

- Campeonato Brasileiro APAES – Bauru-SP – campeão feminino

- Campeonato Brasileiro Intermaristas – Fortaleza-CE – campeão masculino e feminino

- Campeonato Brasileiro Intermaristas – São Luis-MA – campeão masculino e feminino

- Álvaro Perdigão é eleito presidente da FMHA,

1989

1990

1991 – AA Alumar ou AD Girassol (?)

1992 – AA Alumar ou AD Girassol (?)

1993 – AA Alumar (?)

1994 – Moto Clube (?)

1995 – Moto Clube (?)

1996 – Moto Clube (?)

1997 – Moto Clube (?)

1998 – Moto Clube (?)

1999

2000

2001

2002

2003

2004

2005 – Dom Bosco

2006 – Dom Bosco

2007 – Dom Bosco

2008 - FAMA

2009 - FAMA

2010

2011

2012 – Pinheirinho Handebol Clube

2013 – Pinheirinho Handebol Clube

 

Mirim Feminino (Primeira Divisão)

2011 – BG HC – Barbosa de Godóis Handebol Clube (São Luís)

2012 –
2013 -
2014 -
 

Masculino Adulto (Primeira Divisão)
2014 -
2013 – Uniceuma
2012 – CEUMA
2011 – CEUMA
2010 – Reinch/Proflab
2009 – Faculdade São Luis
2008 – Pinheirinho Handebol Clube – PHC
2007 – Reinch
2006 – Pinheirinho Handebol Clube – PHC
2005 – Pinheirinho Handebol Clube – PHC
2004 a 1999 – Desconhecidos


OBSERVAÇÕES: 1 – Os titulos que contem (?) são de fontes duvidosas; 2 – Não encontrado os campeões dos anos 2004 a 1999 e de 1990 a 1975 ano de fundação da federação (Só oficializada em 1980).

 

Masculino de Areia Adulto (Primeira Divisão)
2006

2007 – Pinheirinho Handebol Clube – PHC
2008 – Reinch

2009 -
2010 – Faculdade São Luis
2011 –

2012

2013
 

Feminino de Areia Adulto (Primeira Divisão)
2006

2007 – Dom Bosco
2008 – São Luis
2009 – Não Houve
2010 – FAMA
2011

2012

2013

 

Areia Juvenil Masculino (Primeira Divisão)
2013 – RR Handebol Futuro-MA (São Luis)

 

Areia Infantil Masculino (Primeira Divisão)
2011 – BG HC – Barbosa de Godóis Handebol Clube (São Luís)

2012

2013

 

Areia Infantil Feminino (Primeira Divisão)
2011 – BG HC – Barbosa de Godóis Handebol Clube (São Luís)

2012

2013

 

Juvenil Masculino (Primeira Divisão)
2011 – Upuon Açu

2012

2013

 

Junior Masculino (Primeira Divisão)
2009 – CAD

2010

2011

2012 – BG HC – Barbosa de Godóis Handebol Clube (São Luís) ou Liceu
2013 –
 

Junior Feminino (Primeira Divisão)
2012 – BG HC – Barbosa de Godóis Handebol Clube (São Luís) ou Upaon Açú

2013 -
 

Cadete Masculino (Primeira Divisão)
2008 – Upuon Açu

2009

210

2011 – BG HC – Barbosa de Godóis Handebol Clube (São Luís)
2012 -
2013 -
 

Cadete Feminino (Primeira Divisão)
2011 – AESF

2012 -
2013 -
 

Infantil Masculino (Primeira Divisão)
2009 – Upaon-Açu

2010 – BG HC – Barbosa de Godóis Handebol Clube (São Luís)
2011 – BG HC – Barbosa de Godóis Handebol Clube (São Luís)
 

Infantil Feminino (Primeira Divisão)
2007 – Colégio EFRAIM

2008 – Colégio EFRAIM
2009 – Colégio EFRAIM

2010 – BG HC – Barbosa de Godóis Handebol Clube (São Luís)
2011 – BG HC – Barbosa de Godóis Handebol Clube (São Luís)
2012

2013

 

Mirim Masculino (Primeira Divisão)
2010 – BG HC – Barbosa de Godóis Handebol Clube (São Luís)

2011 – BG HC – Barbosa de Godóis Handebol Clube (São Luís)
2012 –

2013
 


OUTRAS CIDADES

 

 

BREJO DOS ANAPURUS

1988 – os principais esportes praticados no Município são: Futebol de Campo, Futebol de Salão (Futsal), Handebol, baralho e damas; os times de Futebol de campo existentes são América, Brejo Esporte Clube, Gonçalves Dias, Ipiranga, São Paulo, Halley, e AABB.

 

MATA ROMA

1988 – os principais esportes praticados são: futebol, futsal, handebol (masculino e feminino), e jogo de baralho. Entre os times existentes, destacam-se: Ideal Sport Club, Palmeiras, Vasco, Cruzeiro, Botafogo, Santa Rita Futebol Clube, Juventude Sport Clube, Ginazinho e Unidade Bandeirantes (estes dois últimos femininos).

 

GUIMARÃES

Altamira Costa Nascimento Goulart; Delciane Santos Silva; Maria Inês da Glória F. Coelho; Marinalva Silva

 

1979 – Alguns professores participam de um curso em São Luís, promovido pela então Secretaria de Desportos e Lazer – SEDEL -; quando do retorno o Handebol foi introduzido nas escolas pelos professores Rui Moreira, Isabel Pinheiro e Cláudio Tonio.

1981 – realização da I Mini-Olimpíada, com a disputa de várias modalidades esportivas, dentre as quais o Handebol; a equipe campeã foi a da 2ª. série da ensino médio, com as seguintes jogadoras: Laurenice (goleira); Carmenilde, Niridalva, Almerinda, Joana Costa,  Maria José Pimenta, Dinorah, e o técnico foi Rui Moreira.

1987 – realizado os Jogos Olímpicos Vimarenses, como seguimento da Mini-Olimpíada (1981), disputadas várias modalidades esportivas, dentre elas, o Handebol; esses jogos foram realizados pela Comissão Municipal de Desportos e Lazer – Comdel -, pelos professores Aelson de Jesus Martins, José Maria Mondego, João Raimundo Costa Pontes, Joselita Pereira Sousa, Carmenilde Coimbra, Valdemir Pestana

2005 – o Handebol é praticado apenas nas escolas de Ensino Fundamental e Médio

Fonte: AGUIAR, Alibel Francisco Mondego; COIMBRA, Carmenilde; PONTES, João Raimundo Costa. ENTREVISTAS

 

 

 

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.