FIM DA EDUCAÇÃO FÍSICA & ESPORTIVA DE SÃO LUIS??? 0comentário

Desde semana passada venho alertando para o fato de, até o presente momento, a SEMDEL e a SEDUC-SLZ não se manifestaram sobre a realização dos Jogos Escolares Municipal.

O Regulamento dos Jogos Escolares Maranhenses – de responsabilidade da SEDEL-MA – Estado!!! c- prevê que, para participar dos mesmos, é imperativo que o Municipio realize a etapa – a sua etapa!!! -, que são os Jogos Municipais!!!

Até o ano passado, era a SEDEL  – Estado – que se responsabilizava pela realização d evento em São Luis, a capital… resquícios de um tempo em que praticamente somente a capital tinha participação nos Jogos… hoje, a realidade é outra!!!

São 217 os municipios maranhenses!!!! cada um deles deve realizar a sua parte, isto é, os jogos abrangendo as escolas de sua área geográfica!!!

O Estado está dividio em regiões esportivas, e esses municipios – e as suas escolas campeãs, mais os atletas campeões das modalidades individuais!!! – partem para uma segu7nda rodada: a Regional – esta, a regional, de responsabilidade da SEDEL-MA, com algum dos municipios da região, que será a sede…

Aquelas classificadas nessa fase, virão para a Capital, para a fase final… simples!!!

Mas há uma primeira etapa, que quase ninguém respeita, e nem as Secretarias municipais e a Estadual fiscalizam: a fase dos Jogos Internos, de cada escola!!!

No momento em que a SEMDEL-SLZ se omite, na realização dos Jogos municipais do município de São Luis, a Secretaria de Educação deveria faze-lo. está em seu planejamento?

Os prazos estão se esgotando!!!

Tenho pena do novo secretário municipal de esportes – vai pegar uma bomba, por falta de planejamento do atual titular. Ou seria incompetência, mesmo?

Sim, pois tenho conhecimento de que o atual secretário da SEMDEL-SLZ está prestes a cair – se já não caiu…

 

Comentários

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 23 de Fevereiro de 2017 às 15:41.

Fiz um comentário de INTERESSA aos Professores de Educação Física da rede municipal de ensino essa omissão da SEMDEL...

Sabem porque? não precisariam trabalhar, dando as aulas e preparando as equipes... bastariam ficar nesse bem-bom de dar uma aulinha aqui,m outra acolá, para justificar o salárioo e a manutenção do emprego, alegando falta de local, de material, de vontade do diretor...

Conheço muitos assim...

Mas aqueles poucos que realmente se interessam, lutam por seus valores de professor, e independente das precárias condições de trabalho que as escolas se lhes oferece, ainda assim teimam em 'trabalhar'... esses serão penalizados...

 

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 24 de Fevereiro de 2017 às 10:24.

Após publicar essas notas sobre o desinteresse da SEMDEL nos jogos Escolares Maranhenses, com a realização da etapa municipal, de São luis, recebi um telefonema do colégio de meu neto, informando que conseguiram 'fechar' a turma de basquete.

Junto, a informação de que o fechamento da turma da "escolinha de basquete" com alunos em idade de participar nos JEMs, na Categoria dele - até 14 anos... muito embora venha a completar 15 este ano... de que as aulas seriam em horário duplo - treinamento da seleção da escola para os JEMs!!!!  - e que o valor a ser cobrado seria outro - horário duplo!!!, treinamento de seleção representativa da escola!!! - e eu que tenho que pagar pelas aulas????

Pois é essa a realidade hoje, na Ilha Encantada, ou da Fantasia... nm~~ao há mais educação física nas escolas, seja de que rede for. Nas públicas, completo abandono. Vemos, hoje, o estado de uma quadra poliesportiva num colégio do Anjo da Guarda, desde 2014 interditado pela defesa civil, e até hoje sequer alguém da Prefeitura/SEDUC foi ver como recuperar. Ponto de venda de drogas e refugio de marginais, dentro de uma escola... enquanto isso, as crianças que deveriam ser atendidas pela escola, com as aulas de educação física e esportiva, ficam pelas ruas... futuros usuários e/ou aviões, aprendizes de marginais e traficantes??? esse o futuro???

Voltando, a escola de meu  neto, uma das maiores desta Ilha da Fantasia, tantas vezes 'campeã geral' dos JEMs, não tem mais educação física e esportes!!! ou acham que aquela única aula semanal, teórica, pode ser chamada de 'aula de educação física? apenas para cumprir as exigencias de sua obrigatoriedade curricular; se desejar que o pimpolho faça uma atividade física, pagamento à parte, em atividade extra-curricular - as famigeradas 'escolinhas de esportes', cobradas à parte, e, agora, serviço terceirizado, na maioria das grandes escolas particulares... não há necessidade de manter professores de educação física contratados, os pais pagam, e eles ainda tem uma renda extra - eles, a escola - 'alugando os espaços, as quadras e campos... e ainda se atrevem a dizer, aos pais, que o aluno foi 'selecionado' para representar a escola e, portanto, a cobrança das aulas, será em dobro, pois os 'treinamentos da seleção da escola' requerem mais tempo!!!

Pois bem, após ponderar que se não seria responsabilidade da escola a preparação de suas seleções, perguntei se a escola participaria mdos JEMs este ano; ano passado, não formaram a turma, e meu neto ficou de fora... apenas com as aulas de basquete...

Disseram que sim, que a escola iria participar dos JEMs, por isso estavam formando a seleção...

Quando perguntei se tinha certeza, pois os JEMs, este ano, seriam de responsabilidade da SEMDEL a sua execução, e até o momento - prazo se esgotando - a Secretaria não havia se manifestado, nem a de Educação, se faria os jogos Municipais - condição sine qua non para particikpar dos JEMs... disse-me a representante da empresa terceirizada - lembro, que nestava me cobrando o pagamento dobrado pelas aulas de meu neto, pois foira 'selecionado' para a seleção escolar... - que não sabia disso!!!

Confirmei: as escolas localizadas na área geográfica do Municipio de São Luis correm o risco de não participarem dos JEMs este ano!!! entrou em pânico!!! como??? não estou sabvendo... a escola não disse nada.. apenas solicitou a formação das equipes, em todas as categorias e classes...

Pois é... corre-se o risco!!!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.