http://www.blogsoestado.com/leopoldovaz/2016/06/13/ultimo-ato-carregando-a-tocha-em-sao-luis/


Foi ontem, aqui na cidade…

Leopoldo Gil Dulcio Vaz 11 h ·    FAMILIARES E AMIGOS AGUARDADNO A PASSAGEm/

Não consegui gravar o depoimento em protesto ao não-convite à maioria de nossos Atletas Olimpicos… acompanhando as chamadas pela TV vi que Codó estava aqui… até o dia anterior, não tinha a confirmação;

CODÓ José Carlos Gomes Moreira nasceu em Codó (MA), em 28 de setembro de 1983, daí seu apelido. Jogava futebol no colégio e em uma competição escolar seu time foi desclassificado. Inscreveu-se na prova de atletismo e venceu a competição dos 100 metros e dos 200 metros. A partir desse campeonato, começou a treinar num projeto da Prefeitura de Codó. Em 2002, durante uma competição em Belém, foi convidado a treinar na equipe BM&F com o técnico Katsuhico Nakaya. Mudou-se para São Paulo em 2003, mas não apresentou resultados expressivos. No ano seguinte, passou a treinar em Londrina (PR), onde se destacou. Em 2006, foi campeão do Troféu Brasil nos 100 metros rasos. Passou a treinar em Presidente Prudente (SP), com o técnico Jaime Neto, momento em que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, no revezamento 4×100 metros. Participou dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, competindo nos 100 metros rasos e no revezamento 4 x 100 metros, prova em que alcançou a 4ª colocação. Embora não estivesse envolvido, a ocorrência dos casos de doping na equipe o fez perder a motivação para treinar. Voltou a competir em 2012, quando novamente ganhou o Troféu Brasil e fez parte d equipe de revezamento que foi aos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, mas não competiu. Depois de sofrer duas lesões, passou a se dedicar aos treinamentos visando à preparação para os Jogos Olimpicos do Rio de Janeiro em 2016. (RUBIO, 2015, p. 67-68)[1]. RUBIO, Kátia. ATLETAS OLIMPICOS BRASILEIROS. São Paulo : SESC-SP, 2015.

 

Isiane, soube-o também de véspera;

ISIANE CASTRO MARQUES nasceu em São Luis (MA), em 13 de março de 1982. Começou a jogar em 1994, no Colégio Batista, quando um Professor de Educação Física a identificou como talentosa. Conheceu o técnico de basquete Betinho, que iniciou efetivamente seu treinamento. Jogava pela seleção maranhense, quando foi convidada a se transferir para o BCN/Osasco, com a técnica Maria Helena. Lá ficou até os 19 anos. Foi, então, convocada para as seleções brasileiras de base. Participou do Campeonato Mundial da China, em 2002 e recebeu convite para atuar n Europa, pelas equipes: Yaya Maria Broegán, Perfumarias Avenidas, Hondarribia-Irun, Extragasa Vilagarcia, da Espanha; Pays d’ Aix Basket 13, da França; B. C. Euras Ekaterinburg spartk Moscow, da  Rússia; USK, da Sérvia; Wisla Can-Pack, da Polonia; TTT Riga, da Letonia; Besiktas JK, da Turquia, e na sequencia, foi para os EUA onde jogou pelas equipes do Miami Sol, Phoeix Mercury, Seatle Storm, Atlanta Dream, Connecticut Sun, e Washington Mystics, todos da WNBA. Foi aos Jogos Olimpicos de Atenas, em 2004. Participou dos Mundiais: do Brasil, em 2006, terminando na 4ª colocação; e da Republica Tcheca, em 2010. No ano seguinte foi aos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e conquistou a medalha de bronze. Atualmente joga no Maranhão Basquete. (RUBI, 2015, p. 151) [1] RUBIO, Kátia. ATLETAS OLIMPICOS BRASILEIROS. São Paulo: SESC-SP, 2015.

 

assim como Ana Paula, das fotos dos jornais de hoje…

ANA PAULA RODRIGUES nasceu em São Luis (MA) em 18 de outubro de 1987. Começou a jogar Handebol na escola, em 2001, até se transferir para Guarulhos, em 2006. No ano seguinte foi para a Espanha, onde atuou pelo IBM Puertodulce e pelo Elda Prestigio. Em 2011, mudou-se para a Áustria, para defender o Hypo Niederöstreich. Foi aos Jogos Olímpicos Pequim, em 2008, e de Londres, em 2012. Participou dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, quando a Seleção conquistou a medalha de ouro. Foi campeã mundial em 2013, na Sérvia. Em Ana Paula Rodrigues Belo ou simplesmente Ana Paula (São Luís, 18 de outubro de 1987) é uma jogadora brasileira de handebol que joga como central. Atualmente defende o Hypo Niederösterreich. Integrou a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de 2008 e 2012.[1] Foi campeã mundial com a seleção em 2013 na Sérvia.

Quem mais? Ary façanha, sequer foi lembrado – aliás, fora de um restrito circulo, ninguém sabe que é/foi Ary Façanha…

ARY FAÇANHA Ary Façanha de Sá nasceu no dia 1º de abril de 1928, em Guimarães (MA). Filho de um Juiz de Direito. Descobriu o que era o atletismo em 1949, no Colégio São Luis, onde estudou; depois muda para o Rio de Janeiro. Corria, saltava, mas gostava mesmo era de futebol, chegado a jogar pelo Moto Clube, porém a atividade era proibida pela sua mãe, receosa que ele se machucasse. Começou a treinar atletismo no Fluminense, com o técnico Frederico. Logo no primeiro treino saltou 6 metros e passou a se dedicar a essa prova. Em seu primeiro campeonato, obteve o 2º lugar. No ano seguinte, venceu o campeonato de juniores e também o campeonato brasileiro.  Foi preterido na primeira edição dos Jogos Pan-Americanos realizados em Buenos Aires, em 1951, mesmo tendo o melhor índice. Isso o fez se dedicar ainda mais aos treinos, para não mais ser esquecido ou superado. Foi, então, ao Jogo Olímpicos de Helsinque, em 1952. Estava em 3º lugar na prova de salto, quando uma chuva torrencial interrompeu a competição. Ao saltar, seu sapato de couro encharcou, impedido-o de fazer um salto melhor. Terminou a prova em 4º lugar. Foi recordista brasileiro de salto em distancia. Em 1955, foi campeão universitário na Espanha. Foi também aos Jogos Olímpicos de Melbourne, na Austrália, em 1956. Desiludido com a prova de salto, passou a correr os 110 e os 400 metros com barreiras. Formado em Educação Física, atuou como técnico no Vasco da Gama. Em 1965, mudou-se para Brasília, onde passou a trabalhar como Professor de Educação Física e, depois, Diretor de Escola. Em 1968, foi para a Secretaria de Esporte do Ministério de Educação e Cultura (MEC), e, nessa Secretaria, criou os Jogos Estudantis Brasileiros.

China, sabemos, por problemas puramente políticos, jamais seria convidado pela atual administração…  o que fazer, então? espernear, apenas; ficou de fora:

CHINA  Winglitton Rocha Barros nasceu em 22 de junho de 1974, em São Luis (MA). Começou a jogar handebol aos 10 anos, sob a orientação do técnico Zé Pinheiro Silva. Seu desempenho lhe valeu uma bolsa de estudos na Escola Santa Tereza. Em 1991, mudou-se pra Chapecó (SC), a convite do técnico Luis Celso Giacomini. Passou ainda pelas equipes: Caçador, Concórdia, Metodista/São Bernardo, são Caetano, e Vasco da Gama. Chegou à seleção brasileira adulta em 1995, ano em que conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Mar-del-Plata. No ano seguinte, participou dos Jogo Olimpicos e Atlanta. Atuou na Itália por duas temporadas e, no retorno, ao Brasil, jogou pelo Pinheiros. Encerrou a carreira de atleta em 2008. Em 2009, formou-se me Jornalismo e fez pós-graduação em Gestão Pública. Foi secretário-adjunto de projetos especiais da Secretaria de Estado do esporte e Lazer do Maranhão. (RUBIO, 2015, p. 362-363) [1]. RUBIO, Kátia. ATLETAS OLIMPICOS BRASILEIROS. São Paulo: SESC-SP, 2015.

Outro que não seria lembrado, mesmo!!! por puro desconhecimento da história do esporte no Maranhão, é o nadador

Phillip Cameron Morrison nasceu em São Luís (MA), em 29 de dezembro de 1984. Filho de pai norte-americano e mãe brasileira, Phillip tem dupla cidadania. Começou a nadar no Maranhão, onde conquistou dois títulos estaduais. Em 2001, foi estudar na Luisiânia, nos EUA, onde também nadava e venceu as principais competições de high school. Esses resultados lhe renderam uma bolsa para estudar n Universidade Stanford. Foi aos Jogos Olimpicos de Pequim, em 2008, como reserva, no revezamento 4 x 200 metros nado livre. È formado em Earth Systems e, atualmente, trabalha em uma empresa de tecnologia em San Francisco, Califórnia. (RUBIO, 205, p. 231) [1].  RUBIO, Kátia. ATLETAS OLIMPICOS BRASILEIROS. São Paulo: SESC-SP, 2015.

Alguém dá notícias de:

JOELMA DAS NEVES SOUSA nasceu em Timon (MA), em 13 de julho de 1984. Não gostava d sulas de educação física, porque não tinha habilidade com bola e as aulas eram sempre jogos. Começou a praticar atletismo aos 12 anos, em um projeto social da Prefeitura de sua cidade natal, motivada pela irmã Joseline, que também corria e tinha como técnico Antonio Nilson. No princípio, corria descalça, porque não tinha tênis. Em 2007, bateu o recorde da região Norte-Nordeste, resultado que lhe rendeu o convite par correr pela equipe BM&F Bovespa. Porém, antes da mudança, descobriu  um tumor maligno no ovário que exigiu cirurgia e quimioterapia, dificultando sua preparação para as competições daquele ano. Em 2008, mudou-se para São Caetano. Nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, fez parte da equipe de revezamento 4 x 400 metros que  conquistou a medalha de ouro.  No ano seguinte, foi aos Jogos Olímpicos de Londres. Atualmente, prepara-se para participar dos Jogos Olímpicos do Rio d Janeiro, em 2016. (RUBIO, 2015, p. 105) [1]. RUBIO, Kátia. ATLETAS OLIMPICOS BRASILEIROS. São Paulo: SESC-SP, 2015.

Tania Maranhão Tânia Maria Pereira Ribeiro nasceu em São Luis (MA), em 3 de outubro de 1974. Iniciou sua carreira jogando futsal em sua cidade natal. Em 1993, transferiu-e para a Bahia para jogar futebol no Eurosport. Atuou, também, pelas equipes: Saad, São Paulo, e Rayo Vallecano, da Espanha. Foi aos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, e do Rio de Janeiro, em 2007, tornando-se bi-campeã pan-americana. Disputou os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1966. De Sidney, e 2000, de Atenas, em 2004, quando conquistou a medalha de prata; e de Pequim, em 2008, conquistando novamente a medalha de prata. Participou, ainda, das Copas do Mundo de 1999 e 2003 e sagrou-se vice-campeã na Copa da China, em 2007. Jogou pelo Vasco e, atualmente, joga pelo Botafogo e na equipe da Marinha,

Silvia Pinheiro Silvia Helena Araujo Pinheiro Pitombeira nasceu em São Luis (MA), no dia 1º de novembro de 1981. Começou a jogar Handebol aos 12 anos, na escola, em Blumenau. Depois, passou pelas equipes Osasco e Metodista. Desde 2003, atua no exterior. Em 2004, jogou pelo Gil Eanes, de Portugal, posteriormente no Itxako, da Espanha, e também, na Hungria. Foi bicampeã pan-americano em Santo Domingo, em 2003, e em Guadalajara, em 2011. Participou dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Atualmente, está no Hypo Niederöstreich, da Áustria. (RUBIO, 2015, p. 377)[1] RUBIO, Kátia. ATLETAS OLIMPICOS BRASILEIROS. São Paulo: SESC-SP, 2015.

Roberto Lopes Roberto Lopes da Costa nasceu em Bacabal (MA), em 6 de outubro de 1966. Depois de se mudar para Fortaleza (CE), começou  a freqüentar a AABB, em 1979, onde fez a escolinha de voleibol, modalidade que praticou até 1986. Migrou para o vôlei de praia, em 1988, formando dupla com Franco Neto. Foi bicampeão do Circuito Mundial em 1995 e, no ano seguinte, participou dos Jogos Olímpicos de Atlanta, onde obteve o 9º lugar. Em seu regresso, foi morar e jogar nos Estados Unidos. Nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg , em 1999, conquistou a medalha de bronze. Encerrou  carreira de atleta em 2008. Fez Faculdade de Educação Física, especializou-se  em treinamento esportivo e fez mestrado. É professor universitário e trabalhou na Secretaria de Estado. Montou, em Fortaleza, um centro de treinamento de vôlei de praia. Foi manager da FIFA, em Fortaleza, mpara a Copa do Mundo do Brasil, em 2014. (RUBIO, 205, p. 348) [2]. RUBIO, Kátia. ATLETAS OLIMPICOS BRASILEIROS. São Paulo: SESC-SP, 2015.

 

Mas vocês sabem quem esteve aqui? e tive a honra de receber a Tocha das mãos dele, durante o revezamento olímpico? ele: Carlos Chinin, ‘apenas’  a qukinta melhor marca DO MUNDO do DECATLO atualmente: (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Chinin)
Carlos Chinin

Chinin on Talence IAAF Meeting 2013

Informações pessoais
Nome completo Carlos Eduardo Bezerra Chinin
Modalidade Atletismo
Nascimento 3 de maio de 1985 (31 anos)
São Paulo,  São Paulo
Nacionalidade Brasil brasileiro
Compleição Peso: 83 kg Altura: 1,93 m
Treinador Henrique Camargo Martins
Medalhas
Jogos Pan-Americanos
Bronze Rio de Janeiro 2007 Decatlo
Universíada
Bronze Bangkok 2007 Decatlo
Campeonato Sul-Americano de Atletismo
Ouro Tunja2006 Decatlo
Ouro Lima 2009 Decatlo
Jogos Sul-Americanos
Ouro Buenos Aires 2006 Decatlo
Jogos Universitários Brasileiros
Ouro Fortaleza 2009 Decatlo
Ouro Goiânia 2013 Decatlo
Troféu Brasil de Atletismo
Ouro São Paulo 2007 Decatlo
Ouro São Paulo 2008 Decatlo
Ouro São Paulo 2013 Decatlo
Prata São Paulo 2005 Decatlo
Prata São Paulo 2006 Decatlo
Prata Bragança Paulista 2009 Decatlo
Prata São Paulo 2010 Decatlo

Carlos Eduardo Bezerra Chinin (São Paulo, 3 de maio de 1985) é um atleta brasileiro do decatlo e do heptatlo. [1]  Nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, o primeiro Pan que disputou, Chinin obteve a medalha de bronze no decatlo. Ele terminou o primeiro dia de provas em segundo lugar, caiu para quarto depois de nove provas, mas fez uma surpreendente ascensão na última prova, a corrida de 1500 m, terminando com 7977 pontos e a medalha. [2] No Universíada de 2007, em Bangkok, Chinin obteve uma medalha de bronze, fazendo 7920 pontos. Nas Olimpíadas de Pequim 2008, na China, Chinin sofreu uma contratura no glúteo durante a segunda prova do decatlo, a do salto em distância, e ficou em dificuldades nas demais competições. Teve desempenhos ruins nas provas de arremesso de peso, salto em altura e 400 metros rasos. Então, no segundo dia de provas, não disputou os 110 metros com barreiras, e foi eliminado da prova.[3] Em junho de 2013, bateu o recorde sul-americano no decatlo, com a marca de 8393 pontos. Com isso, se classificou para o Mundial de Moscou 2013, obtendo a terceira melhor marca do ranking Mundial deste ano. O recorde sul-americano anterior pertencia a Luiz Alberto de Araújo, que tinha atingido 8.276 pontos em 2012. [4] No Mundial de Moscou 2013, Chinin terminou na sexta colocação, com 8388 pontos, a 5 do seu recorde sul-americano. Bateu 4 recordes pessoais (10s78 nos 100m, 14s05 nos 110m com barreiras, 5,10m no salto com vara e 59,98m no Lançamento de Dardo) e fez a melhor campanha de um brasileiro em Mundiais nesta prova.[5] [6] Em sua primeira tentativa oficial numa temporada indoor 2014, Chinin participa do famoso meeting Internacional de provas Combinadas Indoor de Tallinn na Estônia. O qual sempre fora organizado por Erki Nool. E no Heptatlo consegue além de vencer a competição, estabelece recorde sulamericano e quebra também o recorde brasileiro da categoria e modalidade do Heptatlo, com 5951 pontos.[7] Em Outubro de 2014, ingressa ao Exercito Brasileiro, recebendo a honraria como Sargento Destaque do Grupamento em formatura do 6o Edital de 2014.

Títulos
  • 2002: Campeão Brasileiro Menor (octatlo)
  • 2004: Campeão Brasileiro Juvenil
  • 2005: Campeão Brasileiro Sub 23 e Vice Adulto
  • 2006: Campeão Sul-americano Sub 23 e Campeão Sul-americano Adulto e Vice Brasileiro Adulto
  • 2007: Campeão Brasileiro Adulto
  • 2008: Campeão Brasileiro Adulto
  • 2009: Vice-Campeão Brasileiro Adulto e Campeão Sul-Americano Adulto
  • 2010: Vice-Campeão Brasileiro Adulto
  • 2011: 5º colocado Em Kladno e 5º em Ratingen
  • 2012: (acidente)
  • 2013: Campeão adulto, recordista sulamericano adulto
  • 2014: Campeão Europeu Meeting Estonia – Erki Nool International Meeting Heptatlo Indoor
  • 2014: Recorde Sulamericano Adulto Heptatlo Indoor

Pois é… estava fora da lista dos condutores, atleta olimpico brasileiro fora mais um dos esquecidos… a Profa. Kátia Rubio começou uma campanha para que TODOS  os atletas olimpicos brasileiros fossem condutor da tocha… só do Maranhão, com um total de 11, quantos foram esquecidos? Pois bem: encampei a ideia da Katia, protestei dias e dias pela inclusão dos maranhenses – de ex-atletas meus, lá do Paraná – e nada, mas Carlos foi incluído e opção: conduzir em São Luis – o que de pronto aceitou, com todas as despesas às suas custas. Aqui esteve!!! Parabéns, Carlos, pela correção do erro cometido, e obrigado por ter optado por São Luis… sentimo-nos orgulhos peor tê-lo aqui… Agora, virou ludovicense… lembre disso!!!! sempre!!!!

No meu ‘bloco’, oito personalidades… ligados ao esporte, eu, Carlos, um garoto da Maioba, jogador de futsal, e aquela menina da ong de esportes – feita webcelebridade… e indicada pelo UNICEF ; – um pescador de Pindaré-Mirim, o Vovô – no Pindaré só é conhecido assim, jogador de futebol de areia, em suas peladas de fim de semana… e sim, a  webcelebridade que reclamou que o prefeito não estava lá para recebê-la…  e o cearense Sebastião… indicado pela APAE, voluntário e 34 anos de Maranhão. O representante do Juazeiro do Padre Cícero… mereceu, pelo trabalho que desenvolve, como voluntário… Disse-me que tres vagas da APAE, indicaram um aluno – o Daniel -, um professor, que já fora indicado e por isso resolveram dar a vaga a um voluntário, no caso, a ele… e uma outra pessoa, que não lembro…

somando as idades, dá pouco mais de 150 anos de história do esporte maranhense… dois ícones…

Raimundo Nonato Irineu Mesquita Meus sinceros agradecimentos à comunidade do Anjo da Guarda, pelo exemplo de brasilidade e pelo aconchego aos condutores da tocha. Um beijo no coração de cada um que esteve presente nesta festa maravilhosa.   Foto de Raimundo Nonato Irineu Mesquita. TODOS QUEREM TOCAR A TOCHA… Olímpia Torch Flame compartilhou o vídeo de Nissan. 2 h · Rio de Janeiro, RJ

Uma linda estória de amor! ""

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.