Marco Aurelio Haikel informa:
O Fórum Permanente da Capoeira no Maranhão, espaço político de debates, reflexões e ações, bem como de proposição e acompanhamento de políticas públicas para o segmento e outras de caráter transversal, compreende, independente de estilos, capoeiras, pessoas físicas e jurídicas, estas últimas, associações e federações.
Teve início há mais de cinco anos e durante esse tempo já realizou e vem realizando várias atividades e ações. Neste ano de 2012, entre tantas cita-se o encaminhamento de proposição à Universidade Federal do Maranhão, com vistas à implantação de Curso de Extensão para capacitação de lideranças (mestres, contramestres e professores), a fim de obter conhecimentos em disciplinas, as quais somadas aos saberes e tradições, próprios dos que pertencem a essa manifestação popular, hoje, Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro, se tornará de grande valia, utilidade e dimensão política, pedagógica e educacional, vez que se trata de um segmento que tem na maioria de suas lideranças, gente simples do povo, que em razão de tantas idiossincrasias seria difícil para a maioria galgar um espaço em universidades públicas.
Nesse contexto, para que se tenha dimensão dos benefícios e utilidades de tais conhecimentos, requer entender o apelo e o encanto que a Capoeira proporciona às camadas infantil e jovem da população, atividade que juntamente com o futebol, se faz presente nas localidades mais longínquas, de inúmeros municípios maranhenses e brasileiros, muitos, raramente assistidos por políticas públicas. De tal sorte, que os saberes e tradições populares poderão ser ensinados, a partir de uma perspectiva física, mental e psicológica do aprendiz, na medida em que o professor poderá identificar o que é mais conveniente ao desenvolvimento de uma criança, diferente do que pode ser aplicado ao aprendizado do jovem, por exemplo.
A Proposta do Curso, que em sua tramitação já havia sido aprovada pelo próprio Reitor; no início deste mês a Plenária do Fórum ficou sabedora de que o mesmo terá início em março de 2013.
Gostariamos, aqui, de parabenizar todos os mMestres e Contramestres envolvidos.
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.