O Gobel me respondeu (está o comentário na pstagem abaixo) e sugeri a ele que de continuidade à recuperação da memória do Futsal, para o Atlas do Esporte no Maranhão, haja vista ter mais informações do que eu a esse respeito.

FUTSAL (continuação dos apontamentos para o Atlas do
Esporte no Maranhão, por Leopoldo Gil Dulcio Vaz…)

- Anos 60Aldemir Carvalho de Mesquita – um dos grandes goleiros de futsal do passado – chegou a jogar como profissional do Maranhão Atlético Clube, aos 16 anos de idade -, lembra dessa fase do futebol de salão maranhense: “O futebol de salão, daqui de São Luís, na época que eu cheguei (1959, aos 10 anos de idade), era um sucesso. Talvez no Nordeste fosse a segunda força, porque tínhamos muitos craques, como Silvinho, Luisinho, Pula-Pula… Se fosse hoje como era divulgado o esporte do Maranhão era primeiro. Como eu vejo, assisto craques como esse da seleção brasileira, Manoel Tobias que é o melhor craque do Brasil. Conheci Djalma, conheci o Jaiminho, o próprio Biné Carcaço que trabalha na parte de esporte lá do Ipem, craque de bola; o Manoel Tobias – vamos usar a expressão de futebol -, não amarrava chuteira, talvez não fosse banco, se tivesse que escolher os três, ele não seria nem a 4º opção do treinador dentro dessa escala.” (MESQUITA, Aldemir Carvalho de. Entrevistas).

- Cláudio Vaz dos Santos – o Alemão – vinha se dedicando ao Futebol de Salão desde 1960, jogando (como reserva) no Athenas, Drible e Santelmo. Após um acidente e se envolver numa briga, refugia-se no Rio de Janeiro entre 1965 a 1969, quando retorna a São Luís, já como praticante de Judô. No final dos anos 60, se forma em Economia pela UFMA; em 1971, inicia sua carreira de dirigente esportivo, sendo nomeado Coordenador de Esportes, primeiro do Município de São Luís, depois do Estado, e Presidente do CRD; sua primeira providência foi colocar em funcionamento as Escolinhas de Esportes: futebol de campo, futebol de salão, Voleibol, Basquetebol, Judô, Boxe, Capoeira, Karatê, Xadrez, Ginástica Olímpica, Atletismo, Natação… Alguns desses esportes foram introduzidos por ele, nos meios escolares; os treinos começavam às cinco horas da manhã, estendendo-se pela madrugada.

1960/61 – Cauby da Costa Celestino é levado por Graccho Bolívar para o Athenas Futebol de Salão, grupo formado por Gia e Ruibarco (goleiros), Pedrinho, Jaiminho, Lamar, Graccho, Silvinho, Wilson, Milson Cordeiro, Delfin, Walter, Cláudio Alemão; o técnico era Jaffé Mendes Nunes. O Athenas acabou em 1962.

1962 – Extinção do Santelmo e do Próton, surgindo o Cometas  

1963 – Surge o Vitex, dirigido por Brocotó – Cel. Bebeto, como é conhecido Carlos Alberto Barateiro da Costa, atleta de basquete e futebol -; faziam parte do Vitex: Cauby, Goiabeira, Zuza, Sergio Faray, Santana, Jouberth.

1965 – O Futsal é introduzido em São Bento, por funcionários do BEM (Banco do Estado do Maranhão, hoje incorporado ao Bradesco), no campo da antiga Prefeitura, hoje CAEMA; depois, na quadra da Carlos Reis. Contou com forte apoio do Padre Lourenço; sobressaíram no futebol de salão em São Luís: Elisés Sanches (Deto) e Jesus Itapary (goleiros) (Fontes: MELO, Álvaro. SÃO BENTO DOS PERIS: água e vida. São Luís: Academia Sambentuense, 2005. v. 1)

1969 – a Seleção Maranhense disputa o Campeonato Norte e Nordeste, em Fortaleza-CE.

Futsal – Maranhão – List of Champions

2003 – Moto Club (São Luís)

2004 – Girassol

2005 – Moto Club (São Luís)

(Fonte: LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ e DELZUITE DANTAS BRITO VAZ. A INTRODUÇÃO DO ESPORTE (MODERNO) EM MARANHÃO IN VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTES, LAZER E DANÇA, Ponta Grossa – Paraná (Brasil), 14 a 17 de novembro de 2002. Coletâneas … Ponta Grossa-Pr : UEPG, 2002. ( Publicado em  CD-Room). Ver, também, “O lúdico e o movimento em Maranhão”, VAZ, Leopoldo Gil Dulcio. In Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, ano 7, no. 37, junho de 2001, disponível em www.efdeportes.com).

qua, 16/02/11 por leopoldovaz | categoria Atlas do Esporte no Maranhão

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.