Pela "identidade da culturalidade marânhica" (J. B. do Lago)
Comento, aqui, a minha postagem na Comunidade Sociologia, ao me reportar ao Boi(smo), magistral ’estudo’ do Poeta João batista do Lago, agora retornado à São Luís...
Quando me refiri ao Barrica. Explico para quem não é do Maranhão. Trata-se do ’Boizinho Barrica", uma companhia de dança - e se identifica como tal! - em que faz um ’pupurri’ das danças e brincadeiras existentes no Maranhão - o Estado mais rico, culturalmente, que conheço! e olha que sou da terra em que se tem o ’melhor’ carnaval do Brasil - Curitiba!
O Barrica desde sua primeira apresentação não se colocou como Grupo Folclórico, de Bumba-meu-Boi. Mas como uma companhia de dança. Daí, ser injusta minha colocação de me recusar a ve-lo ou a esperar por ele... mas depois do suplicio do Boi de Morros, e a descaracterização que sofreu nos ultimos anos, não dá para ficar calado!
Venham ao Maranhão, para ver do que falo e fazer seus estudos sobre aculturação. Globalização! é o termo, mas de ’linguagem da rede globo"...
Ver em meu Blog...
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.