Estes últimos seis dias recebi várias visitas, para falar da História dos Esportes, da Educação Física e do lazer no/do Maranhão.

Tive uma notícia não muito boa: o Congresso de História da Educação Física, dos Esportes, Lazer e Dança, brasileiro e internacional, realizado a cada dois anos, está acontecendo neste final de semana na Unicamp! não tomei conhecimento de sua realização! e olha que fui desde o terceiro, com apresentação de trabalhos!!! ou falta de comunicação ou de interesse de que pessoas fora do grupo da Unicamp – que criaram o congresso – participe. Como sempre, os unicampianos são um grupo fechado e que só olham para seu umbigo… tenho percebido ao longo dos anos… quem não fez Unicamp é elemento estranho… salvos raríssimas exceções…

Mas estou vendo como conseguir as coletâneas… tenho todas, desde a primeira e exceto um congresso realizado no Recife – que aconteceu em meio a uma greve universitária, sem maiores divulgações; paguei a inscrição e só fui comunicado de sua realização tres semanas depois do evento… e até hoje não recebi as coletâneas, embora prometida, pelos organizadores pernambucanos…

A outra notícia, que a reunião da ANPUH deste ano, com o grupo temárico de Esportes e Educação Física, aconteceu no inicio deste mes; um professor amigo, Canhoto, esteve presente, pois está trabalhando na dissertação, versando sobre História. Seu orientador disse ser importante participar desses eventos e foram… lá, encontraram alguns pesquisadores, do sul-sudeste, que perguntaram por mim!!! e disseram ser um dos mais importantes pesquisadores da história dos esportes no Brasil. Senti o ego super inflado… menos, menos, menos… mas com orgulho pelo reconhecimento ‘dos de fora’…

Vamos trabalhar, agora, na dissertação do Canhoto, espero, e que deverá ser sobre a fundação e afundação da APEFEL-MA… está com ele todas as atas da Associação… com todos as reuniões registradas… desde a primeira, onde se cogitou a fundação da mesma… passei a ele o pouco que tinha… vamos conversando.

Bem, a outra visita, de acadêmicos de educação física do UniCEUMA, de primeiro período, alunos do Prof. james Dean, de História da Educação Física. Uma manhã agradabilíssima, conversando em como fazer/construir História… pessoal muito interessado, estavam fazendo um trabalho para a disciplina… História do Esporte no Maranhão, o tema de sua participação no Seminário organizado internamente…

Depois desse encontro, aqui em casa, fui convidado para ‘um papo’ com os outros colegas da turma… fui! Foi ontem pela manhã…

Boa notícia: o UniCEUMA vai organizar um Grupo de Estudos sobre História dos Esportes, Educação Física e Lazer no Maranhão, já era tempo!!! claro que quero e devo participar, se convidado…

Deixarei de ser cavaleiro solitário e formaremos um bando para atacar nossa esquecida história…

Tenho a certeza que Paulinho e Sérgio também participarão… e o Canhoto, que está se iniciando nesta seara…

Oremos…

 

 

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 11 de Novembro de 2016 às 11:48.

ManoLeo,

Preciosidade esses documentos, os Anais do Chelef. O da Unicamo está rolando meio escondido.

http://cev.org.br/eventos/xiv-congresso-de-historia-do-esporte-do-lazer-e-da-educacao-fisica

Estamos na batalha de digitalizar e indexar no CEV os trabalhos de todas as edições. Tal qual fizemos com o Congresso de língua portuguesa.

http://bit.y/efcplp

Vamos ver se encontramos parceiros pra empreitada? O grupo ded história da UniCEUMA tem um escaner?

Laércio

Por Roberto Affonso Pimentel
em 11 de Novembro de 2016 às 15:33.

Leopoldo,

Percebe-se seu histórico e tradicional ímpeto pela Memória, Documentação, História dos Esportes. Gostaria de enviar um exemplar do livro que escrevi - História do Voleibol no Brasil - para compor uma das bibliotecas do Maranhão, a que indicar. Para tanto, preciso de seu endereço completo da biblioteca (inc. CEP)

É bem possível que seja também do interesse de outras áreas, especialmente Sociologia do Esporte, pois apresenta um retrato do Rio de Janeiro no período 1939 a 2000. A obra está adjetivada como enciclopédica, memorialista e "de referência".

Um capítulo - A Evolução do Voleibol - é deveras importante para "colecionadores" já que conduz o leitor em toda a extensão das regras do jogo desde o seu nascedouro. Somente no período dos anos 1940 é que há um hiato, uma vez que só consegui documentos após a edição do livro. Mas pode ser visto (e encaixado) no blogue Procrie (www.procrie.com.br)

Aguardo sua comunicação e parabéns pela conjugação de esforços em prol da Memória Esportiva do Maranhão.  

 

 

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 11 de Novembro de 2016 às 16:45.

Pereira

 

Os que foram editados em CD, já passei a você. Os 'no papel', ainda está aguardando esse tratamento... vamos ver se, constituido o grupo, os meninos possam fazer isso,

 

Oremos!!!!

 

 

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 11 de Novembro de 2016 às 16:47.

Pimentel

quando voce lançou o livro, me prometeu um exemplar ;-)))) e até hoje, não recebi!!!

 

Mas vamos lá: Rua Titania, 88 - Recanto Vinhais

                            65070-580 - São Luis - MA

 

faço chegar aos meninos... ah sim, dois exemplares, pois estou 'cobrando' o meu ;-)))))))

 

Por Roberto Affonso Pimentel
em 12 de Novembro de 2016 às 08:43.

Leopoldo,

Sua cobrança é louvável, pois denota seu empenho em manter a Memória esportia viva no país.

Como poderia enviar-lhe um exemplar se desconhecia seu endereço?

Estarei enviando-lhe um exemplar - são dois volumes, e muito pesados.

Confio que fará o melhor uso da obra junto a seus correligionários. E espero merecer uma crítica de todos.

Se gostarem, poderão ajudar o pobre autor que arcou com os custos de editoração e impressão: roberto_pimentel@terra.com.br

Aguarde!

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.