“Emes” antecipadas

José De Oliveira Ramos

Não sabemos, mas temos noção que, manter algo improdutivo em funcionamento é, ao mesmo tempo, muito dispendioso.

 
Na semana passada tecemos uma crônica confirmando o rebaixamento do nosso glorioso Sampaio Corrêa para as disputas da Série C no próximo ano. Ali dissemos também que tudo levava a crer que, pela “lição” recebida a tendência era começar a acertar.

 
Nenhum clube de futebol do mundo vai a ligar algum se não mantiver pelo menos 25% de jogadores da base na formação considerada titular. Até o Barcelona cantado em prosa e versos tem esse percentual. Nesse caso, 25% de 11 seriam pelo menos um máximo de 3 jogadores. No caso do Barcelona, Piqué, Busquets, Iniesta, Jordi Alba satisfazem.

 


Mas, o que se deduz também é que, a inteligência funciona no caso da competição oficial da Espanha: dois anos para um único título – ou, uma competição que começa num ano e só termina no outro. Isso permite, no mínimo, que os clubes planejem seus elencos com contratos que durem também pelo menos dois anos.

 


No caso específico do Sampaio Corrêa, financeiramente falando, 2016 foi o melhor ano dos últimos 20. Boas arrecadações (é urgente acabar definitivamente com o provincianismo do acesso gratuito do torcedor – de alguma forma), bons patrocínios e até “apoio” oficial. Os contratos individuais dos jogadores poderiam ser mais duradouros. Também por mais de um ano.

 


E eis que, quando todos esperavam que Flávio Araújo permanecesse para planejar a montagem do time para o próximo ano, incluindo o Campeonato Brasileiro da Série C – de uma hora para outra, alegando falta de entendimento financeiro, o técnico é demitido. E aí recomeça toda a ciranda do ano passado (Petkovic, Wagner Lopes, Chamusca e Flávio) com a chegada de Vinícius Saldanha.

 


Pior: temos certeza que Vinícius não será o Técnico para o Campeonato Brasileiro. Não é isso que conhecemos como “planejamento”.

 


Isso é, sim, a primeira “eme” antecipada. Pesquisem e veja que o São Paulo já confirmou Ricardo Gomes; o Botafogo já confirmou Jair Ventura; a Ponte Preta já confirmou Nelsinho Batista; o ABC já confirmou Geninho e outros clubes se preocupam me confirmar a manutenção dos seus treinadores, independentemente de terem ou não atingido sucesso neste 2016. Isso sim, é “planejamento”.

 


Infelizmente, ainda existe quem veja desperdício para 40 para um, e não veja desperdício pagar 100 para cinco.

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.