A imagem pode conter: 1 pessoa , texto Anderson Gregorio

Vivemos em um mundo altamente complexo e moderno onde as pessoas estão vivendo mais. E o processo de envelhecimento além de atingir fisiologicamente as pessoas, afeta também questões da vida cidadã como a previdência social.

Não vai adiantar vivermos mais com uma saúde piorada. No trabalho clássico de Lexel, Taylor e Sjostrom (1), realizaram autópsia do vasto lateral de homens (15 a 83 anos), e foi mostrado que a partir dos 25 anos de idade, perdemos massa muscular, principalmente as fibras de contração rápida.

Essa ↓ de fibra muscular (sarcopenia) acarreta para nós: ↓ geração de força, ↓ potência, ↓ capacidade de realizar movimentos rápidos, etc, e isso além de aumentar risco de quedas do indivíduo mais velho, o deixa também suscetível a desenvolver doenças crônicas e ter morte cardiovascular (2).

Não podemos permitir essa perda. Então vamos colocar os idosos para fazer trabalho de força e potência com altas cargas certo? Será que pode e dá certo?

Caserotti el al. (3) investigaram os efeitos do treino de força explosiva com altas cargas (75-80% 1RM) em 2 grupos de idosos (60-65 anos e 80-89 anos). Eles realizaram 2 x/semana por 3 meses, a extensora, flexora, leg press e panturrilha, 4 series de 8-10 rpts com a fase concêntrica rápida (intencional).

Olhando os resultados da composição corporal, ambos os grupos de idosos treinados aumentaram a massa magra e reduziram massa gorda, porém sem diferenças estatísticas (exceto perda de gordura do grupo de 60 anos).

Já nos dados funcionais, tanto os idosos do G-80 anos quanto os G-60 anos, melhoraram muito o pico de força, a taxa de desenvolvimento desta força, o impulso e altura do salto vertical. Sendo esses ganhos maiores do G-80 em relação ao G-60 anos (+28, 50, 42 e 18% vs +21, 18, 18 e 10% respectivos).

Isso é importantíssimo, pois, quanto mais velhos mais a necessidade do treino de força e mais benefícios tem esta população com o treinamento. É claro que um excelente profissional, irá planejar e colocar de maneira coerente o treino de força e potência para os idosos a fim de melhorar a vida deles.

E treino de força 2x/semana para esse público, é suficiente para causar adaptações que afastam das doenças. E mesmo o treino sendo de maneira rápida/explosiva, não observaram qualquer problema osteomioarticular.

1 – Lexel, J.; Taylor, CC.; Sjostrom, M. What is the cause of the ageing atrophy? Total number, size and proportion of different fiber types studied in whole vastus lateralis muscle from 15- to 83-year-old men. J Neuro Science. 1988; 84(2-3): 275-294.

2 – Nair, KS. Aging muscle. Am J Clin Nutr. 2005; 81: 953-963.

3 – Caserotti, P. et al. Explosive heavy-resistance training in old and very old adults: changes in rapid muscle force, strength and power. Scand J Med Sci Sports. 2008; 18: 773-782

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.