Madeira inaugura hoje “complexo esportivo Barjonas Lobão”. A solenidade contará com a presença do ministro dos Esportes, Leonardo Picciani.

O maior complexo esportivo do interior do Maranhão será inaugurado nessa terça-feira (13), às 18h, pelo prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira e o ministro dos Esportes, Leonardo Picciani. A solenidade contará ainda com a presença do Senador Edson Lobão – filho do homenageado que leva o nome no complexo – e de várias outras autoridades locais, desportistas e da comunidade em geral.

O novo complexo esportivo Barjonas Lobão e a Praça da Juventude são obras construídas em parceria com o Governo Federal, inclusive com emendas parlamentares que consolidaram o investimento de quase R$ 5 milhões, e contrapartida de R$ 1 milhão do município de Imperatriz.

O equipamento disporá de pista de cooper, piscina olímpica, quadras poliesportivas, academia de saúde, pista de skate, futebol society, e uma moderna Praça da Juventude.

O prefeito Sebastião Madeira justificou que o calendário de inauguração do novo complexo esportivo Barjonas Lobão chegou a ser adiado duas vezes em virtude de adequação da agenda do ministro de Esportes, Leonardo Picciani. “Vamos entregar um equipamento público de qualidade à comunidade desportista de Imperatriz”, garantiu.

Ele enfatizou que o novo complexo esportivo terá piscinas, academia e praça que foram construídas para atender os anseios não apenas da classe desportista, mas da população em geral de Imperatriz. A expectativa dos alunos-atletas é que o Barjonas Lobão volte a ser o maior espaço de referência para a prática de atividades esportivas de Imperatriz.

Madeira destacou ainda os avanços da gestão municipal que entregou à população uma Praça da Juventude, situada no bairro Recanto Universitário, próximo à Vila Fiquene, bem como outros equipamentos como Academia da Saúde da Beira-rio. “Temos ainda em construção mais duas Academia da Saúde, sendo uma na praça União e outra na praça do Parque Alvorada”, acrescentou.

Homenagem – Projeto aprovado no legislativo denomina que a Praça da Juventude preste homenagem ao professor Ezaías Pereira de Souza, considerado ‘mestre’ da educação física em Imperatriz.

O secretário municipal de Infraestrutura (Sinfra), Roberto Vasconcelos Alencar, lembra que “novos serviços chegaram a ser implementados na reconstrução do novo complexo esportivo Barjonas Lobão, como a construção na área externa de pista de caminhada e a implementação do novo sistema de iluminação pública” .

Gil Carvalho/Sidney Rodrigues – Ascom

 

Comentários

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 13 de Dezembro de 2016 às 16:49.

Já comentei que o projeto do Complexo Esportivo Bajula Lobão - como o chamávamos, quando foi dado o nome de Barjona Lobão, pai do então deputado federal, é de minha autoria!!! Era o ano de 1976 - 40 anos!!!! - quando recebi a incumbência de o elaborar. Era interventor de Imperatreiz o Cel. Bebeto - Carlos Alberto Barateiro da Costa - que sucedera à Antonio Bayma. Bayma, então presidente da CEMAR, havia conbseguido recursos para cosntrrução de equipamento esportivo. Canavieira, seu assessor, veio à Imperatriz, pois tinhamos apenas tres dias para apresentar o Projeto; já trabalhava na Prefeitura, como Chefe do Departamento de Educação Física, Recreação e Jogos, além de assessorar o Campus Avançado do Projeto Rondon, na área da Educação. O Diretor, era Alberto Milléo Filho, professor de Educação Física.

Chamados ao Gabinete do Interventor Municipal, fomos inteirados da Proposta - recursos já liberados - e prazo findo para apresentação do Projeto. Ali mesmo tomou-se a decisão de que alguém - eu - iria a Brasilia conseguir junto ao Ministério do Interior a doação da área, que pertencia ao Projeto Rondon... Tivemos a noite - Milléo e eu - para elaborar o Projeto, inclusigve com os equipamentos e 'chute' nos custos, com base no preço da construção civil. Bebeto disse qu7e conseguiria, junto ao Governo do Estado, o que faltasse... seria a contrapartida da Prefeitura, além do terreno - que era do Projeto Rondon, repito!!!

Calculada a área necessária, claro que inclui uma pista de atletismo, de treinamento, de 250 metros, e seis raias...

O Gregório Sodré, engenheiro, juunto com Canavieira, economista, fizeram as planilhas fisico-financeira, com os custos estimados por Milleo e eu, com base na área a ser construida... e os desenhos foram feitos por mim, sem as especificações necessárias, apenas a área e cada equipamento... prazos...

Em seguida, tudo assinado pelo Interventor e aquiecencia do Diretor do campus Avançado do Rondon - Milléo - peguei o primeiro avião e fui à Brasilia. Canavieira retornou à São luis, com o Projeto, que seria encaminhado pelo Bayma.

Em Brasilia, fui ao MEC/DED e recebido pelo Ary Façanha de Sá (maranhense de Guimarãoes, um dos chefões do DED), que me levou à presença do Tubino, que na época chefiava o CND - de onde vinha os recursos. Lá, com o apoio do Ary, e o projeto em mãos - minha cópia, faço tudo em duas ou tres vias e mantinha uma comingo, sempre - o Tubino disse que não haveria problema, que as plantas arquitetonicas eram padrão, e encarregou alguém de as juntar quando o processo do Maranhão - no caso, Imperatriz - chegasse.

Dai fui ao Ministerio do Interior, negociar a doação do terreno necessário, à Prefeitura, para a construção. Na sede do projeto Rondon fui recebido por um senhor de nome Noleto. Milléo já havia agendado minha visita, e o assunto a ser tratado. Lá, sem maiores problemas, disse que não haveria impedimentos para a doação, mas que levaria um tempo para a burocracia, e deu-me um documento com o compromisso de que a área seria doada à Prefeitura, para o fim a que se destinava: construção de um compleno esportivo, modelo CND...

O Noleto, que me recebeu no MinInterior... era maranhense, de Carolina...

O Tubino aceitou esse documento - compromisso/autorização para a construção - e ficou tudo certo... cerca de dois meses depois, a confirmação da construção e quem veio dar a notícia? ele, o candidato a deputado federal Lobão; jornalista em Brasilia, amigo pessoal do Gal. Geisel... era o lançamento de sua candidatura a deputado pela região de Imperatriz... dai que o complexo recebeu o nome de seu pai... ficando conhecido como Bajula Lobão...

Pois é...

Acompanhei de Imperatriz o protocolo do Processo, junto ao CND - Tubino avisou da cjegada - e a complementação da documentação - plantas -, documento de posse do terreno, para o fim específico...


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.