Gostaria de saber opinião.

Meu filho tem 10 anos e começou a praticar andebol em um clube local recentemente. É uma criança fisicamente dotada. Gostava de acompanhar a evolução dele, mas toda a vida pratiquei futebol, meu conhecimento do andebol resume-se às regras do jogo.

Assumindo que ele tem habilidade para a coisa (gosto tem e muito), ao fim de quanto tempo de treino é razoável esperar que ele execute com alguma destreza e naturalidade os movimentos mais básicos do jogo, como o arremesso/recepção de bola, batimento em corrida, e remate ? Ao fim de quanto tempo poderá saber participar em jogo de andebol do escalão dele ?  

Calculo que estas questões variam de jovem para jovem, mas em termos médios é possível uma aproximação na previsão ?

Uma outra questão: com 10 anos já se pode realizar treino de pliometria sem cargas?                                                                                         Se sim, quais os melhores exercícios pliométricos para quem se está a iniciar no andebol?

Obrigado

CSilva

Comentários

Por Philippe de Alencar Iwantschuk
em 26 de Novembro de 2010 às 01:40.

Olá Custódio.

Vou dar a minha opinião como um professor de iniciação de andebol.

A idade de seu filho, as atividades especificas - arremessos, dribles, recepções, entre outras - devem ser desenvolvidas de forma lúdica, ou seja, através de jogos e brincadeiras.

Como você mesmo disse, "o garoto leva jeito", por meio destas atividades, ele naturalmente vai entendendo os mecanismos do jogo e sua lógica, para então desenvolver de forma adequada cada habilidade especifica.

Ficaria de olho se caso os treinos dele sejam apoiados apenas em atividades técnicas e sistematizadas. Ele não é um robô que deverá aprender movimentos técnicos, mas sim uma criança que deve brincar de andebol, para que daqui uns 3 a 4 anos comece a aperfeiçoar sua técnica.

Embora, existam crianças que nasceram para a coisa e deixam o esporte por alguma frustração, ou excesso de exigencias. Fique de olho apenas na motivação dele.

Em relação ao treino pliométrico, basta saber se é em excesso, ou se ocorre de forma de jogo.

Abraços e espero que outros comentem para você tirar suas dúvidas.

Philippe Iwantschuk


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.