Neste final de ano recebi inumeras mensagens eletronicas de alunos de cursos de graduação em educação física; pedindo material para realizar ‘pesquisa’ como trabalho de final de disciplina – história. Atendi a todos, com o compromisso de produzirem um texto original, fugindo do tradicional ‘copiar-colar’… o Academico da UFMA Herikson Araujo Costa fez um trabalho de pesquisa, como manda o figurino, utilizando e manuseando muito bem as fontes. Parabéns… abaixo, reproduzo o texto apresentado ao Prof. Paulo Trindade:

A INTRODUÇÃO DO HANDEBOL NO MARANHÃO

                           Herikson Araujo Costa

Graduando do curso de licenciatura em Educação Física

RESUMO

Este artigo traz no seu bojo fatos que levaram a introdução do handebol enquanto esporte no Maranhão. Além de relatar sobre os principais atletas que iniciaram nessa modalidade esportiva no estado.

Palavras chaves: handebol, Maranhão.

ABSTRACT

This article brings in his/her salience facts that took the introduction of the handball while sport in Maranhão. Besides telling on the main athletes that began in that sporting modality in the state.

Key words: handball, Maranhão.

INTRODUÇÃO

A introdução do handebol no Maranhão deu-se entre os anos de 1960 e 1974. Existem relatos de que esse esporte começou a ser trabalhado no estado com os professores Luiz Gonzaga Braga e José Rosa. Contudo, podemos encontrar trabalhos científicos os quais dão méritos ao professor Antonio Maria Zacharias Bezerra de Araújo, o “Professor Dimas”, pela vinda da modalidade no ano de 1974.

Professor Antonio Maria Zacharias Bezerra de Araújo e a história do handebol no Maranhão.

O “professor Dimas” antes de ser professor foi sargento do exército brasileiro, denominado então de sargento Zacharias, tendo seu primeiro contato com a Educação Física no quartel do exército (24º Batalhão de Caçadores, unidade do Exército Brasileiro em São Luís). Após servir o exército, Dimas deu baixa e foi para Pindaré trabalhar com seu sogro na usina de Uirapurú, por lá ele promoveu trabalhos com  a comunidade local, trabalhos estes relacionados à Educação Física.

Após essa fase o “professor Dimas” resolve voltar para a cidade de São Luís e quando chega a “cidade rebelde” encontra o setor da Educação Física já organizado, com a professora Mary Santos, responsável pelo Departamento de Educação Física do estado. Logo consegue emprego no colégio Batista Daniel de La Touche no lugar no recém falecido professor Rubem Goulart. As aulas de Educação Física dadas pelo professor Dimas no colégio Batista eram bem rudimentares, apenas na base da ginástica, futebol e voleibol, somente na escola dos irmãos Marista é que ele muda sua metodologia de ensino.

O conhecimento que o professor Dimas tinha a respeito do handebol era produto de um curso da modalidade em questão realizado pelo Major Leitão, nessa época ele falou de handebol, porém nem chegou a dar aulas de handebol. Veio realmente ter contato com o handebol nos jogos escolares brasileiros – JEB’s. Por iniciativa própria o professor Dimas viaja para Belo Horizonte – MG para observar o JEB’s. Voltou para São Luis apaixonado pelo handebol e trouxe de lá bolas de handebol oficiais, foram as primeiras bolas de handebol a serem usadas no Maranhão, foi com estas bolas que Dimas começou a trabalhar essa modalidade esportiva nos colégios: Batista, Marista e CEMA. Nessa mesma época aconteceu o primeiro festival esportivo da juventude – FEJ e foi neste momento que o handebol entrou relação das modalidades esportivas que iriam representar o Maranhão pela primeira vez nos jogos escolares brasileiros. Dimas, em parceria com Claudio Vaz, foi o grande mestre do festival da juventude, que virou JEM’s em 1973.

Existem relatos de que antes do professor Dimas chegar a dar aulas no colégio Batista, o professor Rubem Goulart já tinha feito alguns trabalhos relacionados ao handebol.

Outro relato que se confunde com a introdução do handebol no Maranhão.

Como foi já exposto na parte introdutória desse artigo, a história do handebol no Maranhão se confunde em duas datas, a de 1960 e a de 19874, a primeira com o principal responsável pela vinda do handebol para o Maranhão os professores Luiz Gonzaga Braga e José Rosa, e a segunda data é referente ao que já foi discorrido a respeito do professor Dimas.

“Origens Em 1960, o Ministério da Educação e Cultura – MEC promoveu Cursos e Exames de Suficiência em Educação Física, em São Luis, habilitando então professores da disciplina para o Sistema Escolar do Estado do MA. Este estágio coincidiu com apresentações de handebol em São Luis e possivelmente pela primeira vez no Maranhão pelos professores Luiz Gonzaga Braga e José Rosa, ambos da Escola Técnica Federal do Maranhão – ETFM, do Ensino Médio local, hoje representado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET. Situada na capital do Estado. Estes dois técnicos esportivos pioneiros participavam dos Jogos Estudantis brasileiros do Ensino Médio – JEBEM e ao serem avisados da introdução futura do handebol nas competições, fizeram um curso da modalidade no Rio de Janeiro-RJ e, ao retornar, realizaram treinamento com um grupo de alunos. No aniversário da Escola, em 23 de setembro de 1960, este grupo fez uma apresentação oficial da nova modalidade. Dentre outros, estavam os alunos Aldir Carvalho, José Geraldo de Mendonça, França, Aldemir Mesquita”. (ATLAS 01, pag: 01, GIL, leopoudo V; PENHA,José M).

A vinda de professores, técnicos e atletas de outros estados para trabalhar o handebol no Maranhão.

Depois de muito tempo trabalhando com o handebol, Dimas se afasta do handebol e começa a trabalhar com outras modalidades esportivas.

“Cláudio Vaz começou a trazer técnicos e atletas de fora, para continuar o trabalho iniciado por Dimas. O primeiro a chegar, foi Laércio Elias Pereira, depois, Marcão, Biguá, Vitché…. Com a chegada de Laércio, Dimas passa o Handebol para ele e passa a se dedicar mais à Ginástica Olímpica; com Natação, principalmente em aulas particulares, em piscinas particulares e à outras coisas”. (ATLAS 02, pag: 01, GIL, leopoudo V; PENHA,José M).

REFERÊNCIAS

VAZ, Leopoldo Gil Dulcio. Handebol (Atlas 11). Maranhão: São Luis.

VAZ, Leopoldo Gil Dulcio. Os esportistas (Atlas 23). Maranhão: São Luis.

VAZ, Leopoldo Gil Dulcio; PENHA, José Maranhão. Handebol no Maranhão: biografias de treinadores e atletas pioneiros. Maranhão: São Luis, 2005.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.